TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESENVOLVIMENTO DO HOMEM

Trabalho Universitário: O DESENVOLVIMENTO DO HOMEM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  908 Palavras (4 Páginas)  •  955 Visualizações

Página 1 de 4

O DESENVOLVIMENTO DO HOMEM

Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Pedagogia.

Profª. Okçana Battini

Profª. Marcia Basto de Almeida

Profª. Bernadete strang

Profº. Carlos Eduardo de Souza Gonçalves

Sabará

2011

O desenvolvimento do homem

O homem enquanto sujeito construtor da sociedade, mito e cotidiano nas ações que o sujeito realiza no seu dia a dia, a aquisição da linguagem como auxiliador no seu desenvolvimento, e a educação nos diferentes momentos históricos são os temas que serão abordados neste texto juntamente com a análise feita do trecho do filme ‘’ O filme falado’’. Levando em consideração a importância da formação do professor, os temas abordados são de grande relevância porque , nos leva a compreensão do sujeito como construtor da realidade social onde levamos em consideração os aspectos históricos, filosóficos, sociais e psicológicos.

O homem é um ser natural, isto é, ele é um ser que faz parte da natureza; não se pode conceber o conjunto da natureza sem nela inserir a espécie humana. Na busca das condições para a sua sobrevivência, o ser humano - assim como outros animais - atua sobre a natureza já que, através dessa interação, satisfaz suas necessidades, no entanto, a relação homem-natureza diferencia-se da interação animal-natureza no que diz respeito à forma de atuação. O homem também atua sobre a natureza em função de suas necessidades e o faz para sobreviver enquanto espécie. No entanto, diferentemente de outros animais, o homem não se limita à imediaticidade das situações com que se depara; ultrapassa limites, já que produz universalmente (para além de sua sobrevivência pessoal a de sua prole), não se restringindo às necessidades que se revelam no aqui e agora. A ação humana não é apenas biologicamente determinada, mas se dá principalmente pela incorporação das experiências e conhecimentos produzidos e transmitidos de geração a geração; a transmissão dessas experiências e conhecimentos - através da educação e da cultura permite que, no homem, a nova geração não volte ao ponto de partida da que a precedeu.O homem não só cria artefatos, instrumentos, como também desenvolve idéias (conhecimentos, valores, crenças) e mecanismos para sua elaboração (desenvolvimento do raciocínio, planejamento...).

Percebe-se que o desenvolvimento do homem e de sua história ‘não depende de um único fator. Seu desenvolvimento ocorre a partir das necessidades materiais; estas, bem como a forma de satisfazê-las, a forma de se relacionar para tal, as próprias idéias, o próprio homem e a natureza que o circunda são interdependentes, formando uma rede de interferências recíprocas. Daí decorre ser este um processo de transformação infinito em que o próprio homem se produz. Nesse processo do desenvolvimento humano multideterminado e que envolve inter-relações e interferências recíprocas entre idéias e condições materiais, a base econômica será o determinante fundamental. Dentre as idéias que o homem produz, parte delas constitui o conhecimento referente ao mundo. O conhecimento humano, em suas diferentes formas (senso comum, cientifico, teológico, filosófico, estético etc.), mesmo sendo incorreto ou parcial, ou expressando posições antagônicas, exprime condições materiais de um dado momento histórico.

A integração homem-meio se faz mediada pelos sistemas de signos e instrumentos. Ao se apropriar destes sistemas culturais, o homem transforma a si mesmo, dando origem a formas caracteristicamente humanas de pensar e agir. Aquilo que possibilita as relações do homem com o seu mundo, com os outros homens e com ele mesmo. É por meio desse processo que as funções psicológicas superiores,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com