TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias Existenciais, como entender.

Por:   •  13/5/2015  •  Artigo  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 2

1.Quais são os dois grupos em que podemos dividir as teorias da aprendizagem?

CONDICIONAMENTO- A aprendizagem é definida por suas consequências comportamentais e enfatizam as condições ambientais como forças propulsoras da aprendizagem. Aprendizagem é a conexão entre o estimulo e a resposta. Completada a aprendizagem, estimulo e respostas estão de tais modos unidos, que o aparecimento do estimulo evoca a resposta. Para os teóricos do condicionamento, aprendemos hábitos isto é aprendemos a associação entre um estimulo e uma resposta.

COGNITIVISTA-  Definem a aprendizagem  como um processo de relação do sujeito com o mundo externo e que tem consequências no plano da organização interna do conhecimento. A concepção de Ausubel, diz que aprendizagem é um elemento  que provem da comunicação com o mundo e se acumula sob a forma de uma riqueza de conteúdos cognitivos. Aprendemos praticando, aprendemos a relaçao entre conceitos, abstraindo nossa própria experiência.

2.Como Bruner entende a aprendizagem?

‘’ Captar as relações entre os fatos’’, adquirindo novas informações, transformando-as e transferindo-as para as novas situações.

3. Quais as relações entre Vigotsky e Piaget?

As diferenças entre Piaget e Vygotsky parecem ser muitas, mas eles partilham de pontos de vista semelhantes. Ambos entenderam o conhecimento como adaptação e como construção individual e concordaram que a aprendizagem e o desenvolvimento são auto-regulados. Discordaram quanto ao processo de construção, ambos viram o desenvolvimento e aprendizagem da criança como participativa, não ocorrendo de maneira automática. Estavam preocupados com o desenvolvimento intelectual, porém cada um começou e perseguiu por diferentes questões e problemas. Enquanto Piaget estava interessado em como o conhecimento é construído, e com isso, a teoria é um acontecimento da invenção ou construção que ocorre na mente do indivíduo, Vygotsky estava interessado na questão de como os fatores sociais e culturais influenciam o desenvolvimento intelectual.

4. De que forma a tecnologia de rede pode influenciar a aprendizagem?

O que se pode destacar a partir da perspectiva apresentada nesse artigo, é que a internet é um recurso tecnológico que está presente na sociedade e que pode contribuir no desenvolvimento dos sujeitos, uma vez que possibilita a livre comunicação, abolindo a ideia de que somente quem, pretensamente, domina um conceito pode se pronunciar. O ciberespaço estabelece-se como mais um espaço de interação para o desenvolvimento dos sujeitos, mas com um diferencial, é um lugar de livre circulação de informações e de encontro das inteligências dispersas no tempo e no espaço, onde a construção do conhecimento pode acontecer livremente, em uma dinâmica reticular e essencialmente colaborativa. Se o processo de desenvolvimento é influenciado pelas interações realizadas pelos sujeitos, então as vivenciadas no ciberespaço também são significativas, facilitando, entretanto, a colaboração de todos os participantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (33.9 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com