TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias existenciais humanistas

Por:   •  14/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  287 Palavras (2 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 2

“Existencialismo vem do termo existere que significa movimento para fora, mostrar-se.” Beaufret (1976, p. 57), portanto existencialismo traz a ideia de saída de um estado para outro.

Soren A. Kierkegaard foi o pioneiro na história do existencialismo com a “solidão, o estado de ânimo, o absurdo, o medo...” (Han J. Storing, 1997, p. 581 – 582), os quais se originaram do ser humano e se tornaram fatos constituintes do ser.

Para kierkegaard, “existência é uma tensão entre o que o homem é e o que ele não é” (Ariane P. Ewald, 2008). Cria-se uma relação com um Deus superior.

Os existencialistas se movem para o pensamento sobre a existência do ser, pelo fato de que “o sentido da existência aponta para o sentido próprio da filosofia como existência que se constitui enquanto um problema: “o problema que o homem põe a si em torno de si, é o ser próprio do homem como problema de si próprio” (Abbagnano, 1962, p. 49).

As publicações de Kiekegaard tiveram dificuldade de acesso por conta de sua língua dinamarquesa. O que levou a tradução dos textos na Alemanha e na França. Esse processo possibilitou o encontro do existencialismo com a fenomenologia. Onde surge a ideia do que é o Ser, com o pensador Martin Heidegger. No entanto Heidegger não evidencia a existência humana como os franceses evidenciam.

A publicação de O Ser e o Nada de Jean Paul Sartre em 1943, marca o ápice do existencialismo pós guerra na França.  Sartre concebe o Existencialismo como uma doutrina que torna a vida humana possível, e, por outro lado, declara que toda verdade e toda ação implicam um meio e uma subjetividade humana

Pensadores como Maurice Merleau Ponty, também contribuiu com suas reflexões existências fenomenológicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (68.4 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com