TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias Existenciais Humanistas

Por:   •  15/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.334 Palavras (6 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE ANHANGUERA DE DOURADOS

Curso: Psicologia

Disciplina: Processos Psicológicos Básicos II

Acadêmicos:

Adriana Sanches Sisto Lima 1537935358

Giovane Flores Nogueira 8208980030

Isabela Caetano Mendonça 9297555491

Inaira Gama 8874428933

Rafael Henrique Alves Machado 1299102124

Silvia Robaldo de Oliveira

Thais da Silva Leite 8075816728

Vanessa dos Santos 8831398097

Atividade de ATPS

Anhanguera Educacional

Abril/2015

FACULDADE ANHANGUERA DE DOURADOS

Curso: Psicologia

Disciplina: Processos Psicológicos Básicos II

Atividade de ATPS

Trabalho desenvolvido para a disciplina Processos Psicológicos Básicos II apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de ATPS.

Prof.ª Orientadora: Ana Paula.

Anhanguera Educacional

Abril/2015

Introdução

O presente trabalho visa favorecer o aprendizado dos acadêmicos do curso de Psicologia e traz em seu contexto, um estudo sob o filme “Nell” (EUA, drama, 1994, direção de Michael Apted), cito na etapa 01 e sob embasamento teórico de MYERS (2006), reflexões sobre o comportamento de Nell (personagem do filme), cito na etapa 02 das atividades de ATPS.

Ainda neste trabalho, desenvolveremos competências necessárias e pertinentes à disciplina, quanto a observação comportamental, tanto do perfil psicológico quanto ao perfil da sociedade que nos rodeia.

As contribuições de MYERS, sobre os condicionamentos Clássico e Operante, dão embasamento teórico as percepções elaboradas para este trabalho.

O condicionamento Clássico está ligado a capacidade de ligar dois ou mais estímulos e a antecipar eventos, envolve também o comportamento respondente, ações que consistem em respostas automáticas à um estímulo.

O condicionamento Operante, tipo de aprendizagem em que o comportamento é fortalecido se seguido de um reforçador e diminuído se seguido de punição e são organismos que associam suas próprias ações às consequências.

Os condicionamentos citos acima, fazem parte de uma estrutura humana de processar os conhecimentos e aprendizados, ambos são formas de aprendizagem associativa.

Etapa 01 – aula tema: Aprendizagem: Condicionamento Clássico e Operante.

O filme conta a historia de uma mulher que viveu até a vida adulta afastada do convívio social. Teve contato apenas com a mãe e a irmã gêmea que morreu ainda criança. A mãe só possuía metade de seu rosto em funcionamento tornando seu modo de falar diferente da linguagem formal. Nell desenvolveu um tipo de linguagem idêntico embora possuísse o rosto em perfeita condição de funcionamento.

Após o falecimento da mãe, Nell foi descoberta pelo médico Dr. Jerome Lovell que ao ver aquela mulher com características “selvagens” o despertou interesse de estudo.

A aproximação e o convívio com Nell pode mostrar que ela era capaz de comunicar-se e de criar vínculos afetivos. Apresentava um pensamento abstrato ao falar. Em uma cena no filme, os personagens estão no tribunal para resolver se personagem principal pode ou não viver sozinha em sua casa ou deve ser levada para uma clinica psiquiátrica, é quando Nell decide se expressar, nesse momento fica claro a desenvoltura, a maturidade e a autonomia dela. Sendo assim ela consegue provar ao juiz que é capaz de viver sozinha.

Como aprendemos? – Aprendemos por associação.

A aprendizagem é uma mudança relativamente permanente no comportamento de um organismo devido à experiência. Associações aprendidas também alimentam nossos comportamentos habituais. Ao repetirmos comportamentos em um dado contexto, os comportamentos ficam associados ao contexto. Nossa próxima experiência naquele contexto irá assim desencadear automaticamente a resposta habitual.

O condicionamento por sua vez, é o processo de aprender as associações.

No condicionamento clássico aprendemos a associar dois estímulos e assim antecipar eventos. No condicionamento operante, aprendemos a associar uma resposta (nosso comportamento) e sua consequência, de modo de repetir atos seguidos de bons resultados e evitar os seguidos de maus resultados.

O condicionamento não é a única forma de aprendizagem.

Através da aprendizagem por observação, aprendemos com a experiência alheia. E, por meio da linguagem, também aprendemos aquilo que nem experimentamos e nem observamos.

Pensamentos, percepções e expectativas são fatores importantes do processo cognitivo e das restrições biológicas para a capacidade de aprendizagem, além disso, qualquer resposta natural podia ser condicionada a qualquer estimulo neutro.

A capacidade de condicionamento de “Nell” é restringida por sua biologia, ao seu habitat, seu modo de viver. Porém ela é capaz de desenvolver qualquer tarefa que seja condicionada. As predisposições de cada espécie preparam para aprender as associações de maneira que permita sua sobrevivência. O ambiente é só uma parte da história. A aprendizagem permite que o indivíduo se adapte a seu ambiente. Responder a estímulos que anunciam eventos significativos, como o convívio com os outros no caso da Nell é adaptativo.

Modelos de Aprendizagem adotados por Nell 

Aprendizagem associativa por condicionamento clássico

Aprendizagem associativa por condicionamento operante

Aprendizagem por observação

Exemplo de comportamento apresentado por Nell

  • Sentir medo dos homens.

  • Sentir medo de sair durante o dia.
  • Enfrentando o medo do dia recebendo pipoca como recompensa

  • Tirando o medo que ela sente dos homes colocando ela presente no contexto
  • Tirar a língua imitando a criança
  • Mostrar os seios dançando repetindo o que o homem faz
  • Papel do homem e da mulher no ato sexual ao ver o livro
  • Repetir palavras ditas

Etapa 0 – aula tema: Aprendizagem: Pensamento Linguagem e Inteligência.

No filme, a história de Nell, menina criada com a mãe em uma casa no meio da floresta, fruto de um possível estupro e ocasião esta, em que a mãe se pôs, obviamente por seus valores sociais, obrigada a escondê-la, moldou certos valores em sua filha que não condiziam com a realidade local.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (136.5 Kb)   docx (170.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com