TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIAS EXISTENCIAIS HUMANISTAS I

Por:   •  20/3/2016  •  Exam  •  1.092 Palavras (5 Páginas)  •  582 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE ANHANGUERA

PSICOLOGIA

TEORIAS EXISTENCIAIS HUMANISTAS II

2015

TEORIAS EXISTENCIAIS HUMANISTAS II

ATPS - ETAPA III

Trabalho apresentado ao curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera , como requisito parcial da disciplina de Teorias Existenciais Humanistas II

ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE PSICOTERAPIA

O processo de psicoterapia possui quatro aspectos que se inter-relacionam:

1. A psicoterapia é um processo de recuperação de si mesmo por meio da redescoberta de recursos inerentes dentro de si;

2. A psicoterapia é um processo de levantar as camadas de auto-engano;

3. A psicoterapia é um processo de aprendizagem da escuta do seu próprio organismo;

4. A psicoterapia é um processo para despertar os aspectos espirituais de uma pessoa.

As pessoas buscam tesouros que acreditam estar fora de si, acreditam que dentro de si mesmas não existem os recursos para provê-las com o que querem e com aquilo de que necessitam; que precisam mudar para que consigam suprir as suas necessidades e os seus desejos.

A direção tomada nessa busca depende da direção (interna ou externa) de suas orientações. Os que internalizam os seus sentimentos, acreditando que seus déficits estão dentro de si, atribuem a si uma carga pesada de cobranças para se tornarem diferentes e se sentirem aceitos.

As pessoas procuram a terapia porque estão em busca de tesouros que elas sentem que são necessários para o seu preenchimento ou para a sua sobrevivência. Geralmente estão angustiadas porque não são o que pensam que deveriam ser ou por não conseguirem encontrar ou reencontrar a chave para a obtenção do seu alimento de um universo aparentemente relutante ou que lhes parece encher de privações.

Um dos aspectos que sempre intrigam a psicoterapeuta é estar consciente da competência e dos recursos do cliente, muito antes que o cliente tenha consciência deles.

Minha jornada assumiu a forma de ofertar a minha percepção ao cliente, de maneira que este seja capaz de tocar os seus tesouros internos quando se tornar capaz de reconhecê-los no seu próprio ritmo e no seu próprio tempo. Somente quando ele estiver pronto, conseguirá ultrapassar as suas barreiras de medo e de auto-engano, abraçando os seus tesouros interiores.

Quase todo mundo tem sonhos e fantasias, a psicoterapeuta não vê os sonhos como auto frustração, pelo contrário, os sonhos e as imagens podem enriquecer a vida de uma pessoa. A maioria das grandes contribuições para a humanidade foram resultados de sonhos e de visões.

A maioria das pessoas tende a criar um plano de metas do que elas sentem que devem tirar da vida e adotam padrões de comportamento que coincidem com o seu plano.

Os planejadores tornam-se tão ocupados, tentando fazer as coisas acontecer no mundo externo ou tentando tornar-se alguém, que perdem o contato com o que está realmente acontecendo ou com quem eles realmente são.

As pessoas assumem os padrões de comportamento que elas percebem como adaptáveis às circunstâncias ou aos ambientes que parecem ser essenciais para a sua sobrevivência. Com o tempo, a pessoa pode crescer e amadurecer, as necessidades mudam.

Os comportamentos aprendidos persistem automaticamente, mesmo quando não são mais funcionais ou apropriados - até mesmo quando são auto-enganosos. Esse tipo de comportamento é descrito na terminologia de Allport (1961) como "funcionalidade autônoma".

Tanto os sonhos "belos" como o comportamento obsoleto privam as pessoas de se familiarizar com os seus próprios recursos - seus próprios tesouros, quando acumulam camadas de auto-engano.

Os clientes desenvolvem a coragem de experienciar a perda dos sonhos "belos". Eles são ajudados a saber que os seus planos de metas nunca acontecerão. Eles têm a permissão de viver o seu luto e o seu pesar pelo que poderia ter sido, mas que não foi. Esse é um processo penoso e triste de reconhecer que velhas maneiras de exercer poder sobre si e/ou sobre outras pessoas não funcionam mais.

Por outro lado, existem grandes recompensas, quando se deixam partir os "belos" sonhos e os comportamentos obsoletos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (75.6 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com