TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias Gerais da Administração (Tga) Aplicados.

Por:   •  4/5/2021  •  Relatório de pesquisa  •  2.812 Palavras (12 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA RELATÓRIO PIM I

Brasília 2021

Nº.

NOME

RA

O presente projeto tem como principal objetivo conciliar o conteúdo estudado no semestre com a pratica organizacional de administração da empresa em estudo, a Unilever.

1. INTRODUÇÃO

Pretende-se com esse projeto integrado multidisciplinar, analisar a empresa em seus aspectos gerenciais. Desse modo, a empresa escolhida é a Unilever, onde será abordado os conceitos teóricos centrais, sobre a problemática: Como é a gestão empresarial em termos das teorias gerais da administração, comunicação e das técnicas de informática relativas ao uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC´s) para a Unilever?

Para tal, foi discorrido no primeiro tópico sobre a disciplina em estudo: fundamentos da administração, trazendo uma breve apresentação da empresa. Na sequência, serão abordadas as comunicações internas, externas e interpessoal. E por fim, as técnicas de informática adotadas na organização em questão.

A metodologia utilizada foi um estudo de caso, com pesquisa bibliográfica, qualitativa e entrevista com o gerente comercial da Unilever.

Assim, o referido projeto terá grande valia para os futuros gestores, contribuindo para a ampliação da visão de gerenciamento, bem como fazer a análise do conteúdo teórico/prático, que serão detalhados adiante.

2, FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

A administração é uma área que engloba diversas teorias, conceitos, técnicas e ferramentas. Em geral ela tem por finalidade alcançar os objetivos traçados pelo administrador ou diretor da empresa através de um planejamento de nível estratégico.

Administrar é o ato de gerir os recursos disponíveis na organização com o objetivo de alcançar metas estabelecidas, utilizando as funções administrativas de (Planejamento, organização, coordenação, comando e controle). Baseado no dicionário etimológico (2008-2021), o conceito e origem de administração é:

“A palavra administração vem do latim Ad que quer dizer direção ou técnica para algo, com o uso de ministro que é uma palavra que compõem administração e que quer dizer obediência ou subordinação. Consiste em uma entidade de cunho jurídico e que é formada por duas ou uma coletividade de pessoas, que buscam a realização de um objetivo ou de objetivos específicos. São várias as definições de administração, cada uma com vieses diferentes, porém seguem para o mesmo destino”.

Entende-se que administrar vai além de estar à frente de uma empresa, que se faz necessário gerir com aptidão, competência, conhecimento e estratégias para atingir metas previamente traçadas. Isso abrange a interpretação de objetivos para transformá-los em ação dentro da organização por meio do processo administrativo.

Chiavenato (2006, p.18-19) contribui afirmando:

"A liderança é necessária em todos os tipos de organização humana, seja nas empresas, seja em cada um de seus departamentos. Ela é essencial em todas as funções da Administração: o administrador precisa conhecer a natureza humana e saber conduzir as pessoas, isto é, liderar".

Com base nos conceitos supracitados, e na proposta deste PIM (projeto integrado multidisciplinar), a empresa UNILEVER foi escolhida para a análise teórico-prático quanto sua organização empresarial.

  1. Apresentaçãoda Organização

Razão social: Unilever Brasil LTDA.

Constituição: Sociedade limitada, com natureza comercial.

Ramo de atuação: Empresa especializada na produção e comercialização de produtos alimentícios, bebida, limpeza e higiene.

Matriz: Fundada em 1929, tendo origem Anglo-holandesa No Brasil: Foi fundada em 1930, na cidade de Valinhos- SP Sede mundial: Londres, Reino Unido

Rede de países: Atua em mais de 190 países com mais de 300 fábricas.

Receita: 50,72 bilhões EUR (2020) Número de funcionários no mundo: 160 mil Número de funcionários no Brasil: 13 mil

Fábricas no Brasil: 13, distribuídas nos estados de Goiás, Pernambuco, Minas Gerais e São Paulo.

Faturamento mundial: US$ 5,72 bilhões (2020)

A Unilever foi fundada pela fusão da produção de margarina holandesa e margarina unie e da britânica Lever brothers, durante a segunda metade do século

XX. A empresa expandiu suas operações em todo o mundo. Seus consumidores estão na casa dos 2 bilhões de clientes e estão em 190 países, com 11 milhões de lojas abertas pelo mundo. A Unilever tem como concorrentes principais no mercado duas empresas. São elas a Procter e Gamble.

A organização possui 13 marcas com vendas de mais de 1 bilhão de euros, entre elas estão: Axe, Dove, 0mo, Becel-flora, hellmann’s, Knorr, lux, Magnum, seda Rexona, dentre outros. Dentre essas marcas, há produtos de higiene pessoal, produtos domésticos para cuidados diários, alimentos, bebidas e gelados e refrescos. Pode-se destacar os seguintes conceitos:

Visão: Aumentar nossos negócios, enquanto desassociamos o crescimento da pegada ambiental e aumentamos o impacto social positivo.

Missão:Levar vitalidade ao dia-a-dia das pessoas, atendendo as necessidades diárias desnutrição, higiene e cuidados pessoais dos nossos consumidores com marcas que ajudem as pessoas a se sentirem bem, bonitas e aproveitarem mais a vida.

Valores: Trabalhar com integridade, compromisso contínuo, impacto positivo, definindo nossos desejos e trabalhando com os outros. A figura abaixo representa o que blábláblá:

Figura 1: Logo Unilever[pic 2]

Fonte: www.unilever.com.br

  1. Teorias Gerais da Administração (Tga) Aplicados.

A existência e crescimento de uma organização depende em totalidade do ato de administrar, é imprescindível a utilização e aplicação de bases teóricas na função de planejamento de uma empresa, pois a mesma precisa embasar suas raízes e princípios nas ideias de estudiosos da seguinte ciência ou arte como é denominada por alguns escritores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)   pdf (129.7 Kb)   docx (50.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com