TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria de Sistemas - TGA

Por:   •  6/12/2015  •  Seminário  •  661 Palavras (3 Páginas)  •  5.378 Visualizações

Página 1 de 3

A Teoria de Sistemas – Cap.14 – Teoria Geral da Administração II

  1. O que é um sistema aberto?
  2. Quais são as maiores diferenças entre as concepções atomística e holística do mundo?
  3. De acordo com Boulding, em que nível estão as organizações?
  4. O que é o estado de equílibrio dinâmico?
  5. Quais são as três camadas que constroem uma organização, na visão de Herbert Simon?
  6. Explique os conceitos de sinergia, entropia e equifinalidade.

RESPOSTAS

  1.  Sistema aberto é aquele que apresenta relações de intercambio com o ambiente, através de entradas e saídas. Ou seja, são estruturas auto mantidas, interagindo com o ambiente onde estão inseridos, criando uma auto regulação que pode ser boa ou ruim.
  2.  As principais diferenças é que na concepção atomística uma entidade pode ser entendida somente em termos de suas partes e na holística uma entidade pode ser completamente entendida somente em termos da organização de suas partes e das partes em si.
  3.  No nível de sistemas abertos, devido as várias características em comum entre as organizações e os sistemas abertos.
  4.  Equilíbrio que se obtém num sistema aberto no qual é mantida uma constante troca de matéria ou de energia e onde uma determinada atividade é neutralizada por uma atividade oposta. Ou seja, pode dizer-se que existe um balanço entre forças opostas para que se atinja um estado de estabilidade, que está continuamente a ser alterado e reposto.
  5.  1) Sistema básico de produção física e processos de distribuição; 2) Camada de processos de decisão programada como guia das operações rotineiras do sistema físico; 3) Processo de decisões não programadas para monitoração dos processos de primeiro nível, reprojetando-se mudando valores de parâmetros.
  6.  A sinergia é a criação de um todo que seja maior do que a soma de suas partes, a soma dos benefícios das operações combinadas de uma organização é maior do que se as operações fossem realizadas separadamente; A entropia favorece resultados pela redução das desordens estruturais, fruto de atritos, desgastes e da inércia que evitar tomar decisões; A equifinalidade é a flexibilidade que se utilizará na forma dos meios para alcançar os fins e dessa forma cria uma relação das metas com as formas para se bate-las.

A Teoria de Sistemas – Cap. 14 – Teoria Geral da Adminsitração (Estudo de Caso)

  1. Como o caso estudado poderia se relacionar com a teoria de sistemas?
  2. O que representa uma empresa vista como sistema? Quais são as implicações para a empresa estudada neste caso? Explique
  3. Comente o estado de equilíbrio no caso estudado à luz dos ensinamentos de Katz e Kahn.

RESPOSTAS

  1.  Logo no começo do estudo de caso, os autores relatam que as organizações começaram a entender que são sistemas abertos que influenciam agentes externos e são influenciadas por eles; Monsanto é uma figura típica de uma organização com TGS presente, a mesma sempre esteve envolvida em vários processos judiciais pelo fato de seus produtos e suas ações serem contra alguns propósitos ambientais. Com isso, a Monsanto foi deveras perdendo credibilidade e querendo dar a volta por cima, investiu em ações positivas (forma de energia) para tirar o peso da imagem negativa construída. Ela, então, para sobreviver e até mesmo crescer absorveu (importou) mais formas de energia (insumos humanos, recursos financeiros, materiais, equipamentos e produtos/serviços produzidos).
  2.  Uma empresa com esta configuração representa um modelo diferenciado e futurista, pois certas visões a proporcionam uma forma melhor de trabalho e resultados. No caso da Monsanto, a mesma estava com uma imagem negativa e pragmática no mercado, então teve uma iniciativa de tentar reverter esse quadro investindo mais na empresa e fazendo-a crescer consequentemente.
  3.  Katz e Kahn apresenta quatro elementos chaves: natureza dos sistemas sociais, componentes, tipos de subsistemas e relacionamento com o ambiente. O estado de equilíbrio descrito no caso estudado seja que a empresa se renovou nos quatro elementos chaves, principalmente no item ambiente, pois a mesma encontrou uma forma de passar uma imagem diferenciada, atuando na mesma área porém de forma divergente da anterior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (54.4 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com