TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Texto Sociologia

Ensaios: Texto Sociologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  1.969 Palavras (8 Páginas)  •  501 Visualizações

Página 1 de 8

Pratica de Ensino-Introdução a Docência.

Aluno: Antonio Donizetti Durante.

RA-1421635

Texto-01

Educação? Educações: aprender com o índio.

Neste texto fica claro que a educação não é igual para todas as seis tribos indígenas quando foram dominadas pelos brancos passaram a sofrer influencias dos mesmos que se diziam donos da verdade. Foram ofertados estudos para os filhos dos índios e os mesmo ao passarem vários anos em contato com a educação dos brancos voltaram pra casa segundo seus lideres sem saber nada, completamente inúteis, pois cada tribo tem uma maneira de ver o que é certo ou errado. O próprio líder da tribo chegou a oferecer para os brancos para mandar seus filhos a serem educados nas tribos, mas seria esta uma solução viável, pois qual seria a utilidade do branco em voltar para terra sabendo caçar e pescar. Cada povo precisa de uma educação especial que vai ser utilizada para o bem de sua comunidade.

Texto- 02

O fax do Nirson.

Este texto traz um exemplo clássico onde nem sempre quem tem o domínio da norma culta consegue vender seu produto. Fica claro que para a empresa o Nirson era o melhor de todos os funcionários, pois o mesmo esta cumprindo suas metas de vendas e dando lucro para a empresa.

O interessante é perceber que em alguns casos como o departamento de vendas o que escreve seguindo a normas impostas pela ortografia consegue vender seu produto, neste caso o dono da empresa não advertiu o Nirson e sim pediu a todos para que sigam o exemplo para que a empresa venda mais.

Texto -03

História de Chapeuzinho Vermelho (na versão do lobo)

Este texto nos mostra um exemplo claro que ouvimos muitas vezes certas historia que passamos a acreditar nela. O lobo que nunca foi ouvido resolveu relatar sua versão sobre uma famosa historia infantil. Imaginemos quantas vezes esta mesma cena acontece no nosso dia- a – dia, quantas vezes as pessoas falam dos outros sem ao menos ouvir a versão das mesmas.

É preciso conhecer os dois lados para poder dar nossa opinião e não simplesmente ouvir e já sair espalhando o boato sem ter noções exatas se aquilo realmente aconteceu.

Texto – 04

Uma pescaria inesquecível.

Neste texto fica claro que a educação e a ética começam em casa, o símbolo usado como uma pescaria nos mostra que muitas das vezes agimos por impulso em não seguimos as regras impostas por determinada leis. Na concepção do garoto não havia nenhum problema em deixar o peixe que ele pegou há poucas horas fora da água e dizer que foi pego na data certa. Mas o que é interessante é que o menino sempre volta ao local já um homem formado e lembra-se do peixe, não que ele vê o peixe nadando, mais sim o exemplo de ética que foi passado por seu pai a ele. Muitas vezes em pequenos exemplos aprendemos grandes coisas, as quais servirão de lição para o resto de nossas vidas.

Texto -05

A Folha amassada.

A folha amassada nos traz um exemplo que muitas vezes acabamos magoando pessoas que estão ao nosso lado em nem percebemos.

As marcas deixadas na folha é um exemplo de desconfiança que deixamos na vida das pessoas que magoamos. Na maioria das vezes estas marcas ficam pra sempre e o pior é que nem percebemos, então antes de falar qualquer coisa sempre é bom pensar antes para saber se aquilo realmente não vai prejudicar e deixar marcas que nem mesmo o tempo poderá apagar.

Texto- 06

A lição dos gansos.

Este texto nos mostra com o exemplo dos gansos a importância de trabalho em equipe muitas das vezes é preciso que um componente do grupo com mais folego assuma a frente dos trabalhos para que os que estão a frente descansem um pouco.

Outro exemplo neste texto e que quando um componente do grupo desanima temos que fazer como os gansos abandonar o grupo principal e ficar ao lado dele até que possa novamente fazer parte do grupo, neste caso a união é a melhor solução para que ninguém fique para trás e acabe desistindo dos seus objetivos.

Texto -07

Assembleia na Carpintaria.

Exemplo de onde todos têm suas utilidades, isto acontece em nossos grupos de convivência e até mesmo em nossas famílias. Muitas das vezes nos julgamos serem os melhores de todos e acabamos esquecendo que sem a ajuda de todos ficam impossível cumprir nossas tarefas. Tomamos como exemplos nosso curso a distancias sem os professores para compor nossas matérias seria impossível ter a educação, sem os tutores para nos orientar os alunos ficariam sem destino e acabariam desistindo do curso, sem o aluno não haveria escola o tutor ficaria sem emprego e o professor também. Assim e na assembleia da carpintaria todos com suas funções e no final terão um móvel de qualidade.

Texto -08

Colheres de Cabo Comprido.

Novamente um texto de autoajuda onde é preciso um alimentar o outro, vejamos enquanto no inferno todos tentavam sozinho alimentarem e não consegui, pois o cabo da colher era muito grande e não era levada a boca. No outro lado o céu todos trabalhava em equipe servindo uns aos outros. Com isto podemos perceber que se não buscarmos ajudar uns aos outros corremos o risco de ficar uma bela refeição em nossa frente e com uma colher de cabo enorme ser conseguir comer. Podemos refletir o que é melhor ser alimentado em equipe ou morrer de fome sozinha. È melhor estudar em grupo ou individualmente?

Texto-09

Faça parte dos 5%.

Neste texto o autor mostra a maneira do professor em chamar a atenção dos alunos, ele faz uma comparação entre os bons alunos que no final são poucos e uma grande quantidade que passa pela escola sem aprender nada.

Isto é observado nos dias atuais nas escolas ligadas ao ensino público os alunos passam por ela e saem sem saber nada, não adianta o professor tentar convencer os alunos da importância do ensino eles sabem que no final todos vão ser aprovados.

Texto-10

O Homem e o mundo.

Este texto faz um comparativo entre a um pai e um filho que com o objetivo de mate-lo ocupado entrega um mapa todo em pedaço e manda –o monta-lo o filho acaba percebendo que atrás do mapa existe um homem e com a montagem deste homem ele consegue montar o mapa.

Isto nos relata que as vezes as coisa parece difíceis dependendo do modo em que a olhamos o problema, muitos mapas são colocados em nossas mãos e nem ao menos tentamos monta-lo com medo que seja difícil. Este mapa pode ser um aluno com mau comportamento colocado em nossa sala de aula e que muitas vezes não sabemos como trabalhar com ele, precisamos ver a situação como ajudar aquele aluno a ver e montar o mapa que esta sendo entregue a ele .

Texto- 11

Professores reflexivos.

Este texto já nos traz uma explicação bastante satisfatória, onde o próprio autor já nos direciona o sentido do mesmo.

Mas ele pode ser comparado você sair de uma escola particular com todas as regalias ali oferecida e passar a enfrentar uma escola publica com a falta de recursos e interesses dos alunos para sua aprendizagem. Neste momento nos deparamos com a situação vivida no texto citado anterior quando não encontramos sequer o refeitório para nossa alimentação. É preciso conhecer o local onde trabalhamos e principalmente os alunos que vamos trabalhar para construir o conhecimento juntos com eles.

Texto -12

Um Sonho Impossível?

Começaria este texto falando que todo sonho é possível quando temos pais, alunos e professores juntos em busca de uma educação de qualidade. A criança de classe alta e media tende a ter um conforto maior nas escolas, pois os pais ao pagarem as mensalidades ele cobram mais da escola e da criança para que sua aprendizagem seja de qualidade.

A escola publica sempre vista de má qualidade acaba recebendo as crianças e os pais por não pagar mensalidade acabam deixando-as crianças por conta das escolas. Não participam de reuniões para saber como anda o desenvolvimento dos filhos e tipo de educação que estão recebendo. A educação de qualidade não precisa ser em escola particulares basta os pais participarem das vida da escola saber como anda as notas e o comportamento de seus filhos. E com, isto saberá decidir se seu filho realmente esta no caminho certo.

Texto -13.

Pipocas da Vida.

Às vezes passamos a vida toda sendo milho e nunca damos a oportunidades para nos transformar em pipocas.

Este texto nos faz parar e pensar quanta coisa já viveu já fomos Nirson, lobo mal, o filho que monta o mapa o hospede perdido no hotel, mas realmente o que queremos ser de verdade? Será que estamos dando uma oportunidade para nos tornar pipocas, eu diria que não quero ser pipoca, quero ser um milho para germinar e deixar para futuras gerações sementes para a humanidade, quero ser um professor que possa plantar no coração do aluno para ser o melhor não pensando no 5%, mas pensando em atingir 100%. Sempre existe o momento para nos transformar em pipoca, mas não é necessário o fogo para poder fazer pensar e refletir. Vejo o texto com outros olhos acho que invés de ser pipocas quero mesmo e germinar e ser novamente uma planta para poder deixar para os que eu ensinei um pouquinho do meu DNA.

Atividade II

Texto –B pesquisado na internet e feito a reflexão.

(Adaptado da obra de La Fontaine)

Era uma vez uma cigarra que vivia saltitando e cantando pelo bosque, sem se preocupar com o futuro. Esbarrando numa formiguinha, que carregava uma folha pesada, perguntou:

- Ei, formiguinha, para que todo esse trabalho? O verão é para gente aproveitar! O verão é para gente se divertir!

- Não, não, não! Nós, formigas, não temos tempo para diversão. É preciso trabalhar agora para guardar comida para o inverno.

Durante o verão, a cigarra continuou se divertindo e passeando por todo o bosque. Quando tinha fome, era só pegar uma folha e comer.

Um belo dia, passou de novo perto da formiguinha carregando outra pesada folha.

A cigarra então aconselhou:

- Deixa esse trabalho para as outras! Vamos nos divertir. Vamos, formiguinha, vamos cantar! Vamos dançar!

A formiguinha gostou da sugestão. Ela resolveu ver a vida que a cigarra levava e ficou encantada. Resolveu viver também como sua amiga.

Mas, no dia seguinte, apareceu a rainha do formigueiro e, ao vê-la se divertindo, olhou feio para ela e ordenou que voltasse ao trabalho. Tinha terminado a vidinha boa.

A rainha das formigas falou então para a cigarra:

- Se não mudar de vida, no inverno você há de se arrepender, cigarra! Vai passar fome e frio.

A cigarra nem ligou, fez uma reverência para rainha e comentou:

- Hum!! O inverno ainda está longe, querida!

Para cigarra, o que importava era aproveitar a vida, e aproveitar o hoje, sem pensar no amanhã. Para que construir um abrigo? Para que armazenar alimento? Pura perda de tempo.

Certo dia o inverno chegou, e a cigarra começou a tiritar de frio. Sentia seu corpo gelado e não tinha o que comer. Desesperada, foi bater na casa da formiga.

Abrindo a porta, a formiga viu na sua frente a cigarra quase morta de frio.

Puxou-a para dentro, agasalhou-a e deu-lhe uma sopa bem quente e deliciosa.

Naquela hora, apareceu a rainha das formigas que disse à cigarra: - No mundo das formigas, todos trabalham e se você quiser ficar conosco, cumpra o seu dever: toque e cante para nós.

Para cigarra e paras formigas, aquele foi o inverno mais feliz das suas vidas.

Reflexão

Este texto traz uma diferente ideia de castigo para a cigarra invés deixa-la morrer de frio a colocou para cantar e alegrar o formigueiro enquanto as formigas se divertiam a cigarra cantava e trabalhava. Isto as vezes é preciso acontecer em nosso dia-a-dia temos que perdoar que não nos ajudou dar a eles uma nova oportunidade de melhorar, talvez no próximos invernos as cigarras vão trabalhar no verão para armazenar comida e poder se divertir com as amigas formigas

...

Baixar como  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »