TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos De Mediação De Conflitos

Artigo: Tipos De Mediação De Conflitos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  627 Palavras (3 Páginas)  •  2.278 Visualizações

Página 1 de 3

MEDIAÇÃO DE CONFLITOS

Tipos de mediação de conflitos

Quando há a contratação de um mediador externo para auxiliar na resolução de conflitos. Esta contratação ocorre quando as pessoas dentro da própria organização ou família encontram-se num impasse e não conseguem mais retomar o diálogo ou a conversa. Então, recorrem a um profissional.

Pode-se também contratar um mediador externo como um facilitador grupal em situações de prevenção de conflitos. Dentro de uma organização em suas rotinas cotidianas, uma equipe de trabalho pode se envolver em desacordos em relação a alguns procedimentos. Esses geram problemas na comunicação que podem atrapalhar o bom andamento do grupo. A vinda do facilitador externo ajuda o grupo a reconhecer e explorar recursos próprios para sair desta situação.

Ocorre quando há interesse da organização em incorporar as práticas de Mediação em seu próprio funcionamento através de treinamentos específicos feitos pelo pessoal da Methow. Esses treinamentos visam, através da capacitação de profissionais da própria organização, melhorar o ambiente de trabalho. Uma vez aprendido as práticas de Mediação, os profissionais podem desenvolver ações internas que ajudam a solucionar amigavelmente os conflitos e controvérsias presentes no ambiente de trabalho, transformando uma situação de crise ou conflito em um momento de desenvolvimento da organização.

Na mediação interna, a Methow se utiliza de um processo chamado de Sistemas de Mediação, cujo conceito teórico foi desenvolvido pela Dora F. Schnitman, PH.D(*)

Esse processo, que foi projetado na prática com metodologia e conteúdo de um curso de 20 horas, foi desenvolvido por Célia Bernardes(**) coordenadora do Setor de Mediação do Instituto FAMILIAE.

O processo de capacitação poderá ter continuidade para atender diferentes níveis de especificação e de aprofundamento teórico-prático, segundo metas e objetivos dos organizadores e demandas específicas de cada grupo. Sistemas de Mediação pode ser aplicada nas empresas, indústrias, hospitais, escolas, enfim, em quaisquer organizações que envolvam equipes de trabalho.

(*) Professora de pós-graduação, terapeuta e consultora. Fundadora e Diretora da Fundação INTERFAS. Diretora do Programa de Atualização em Psicologia Clínica com Orientação Sistêmica, na Faculdade de Psicologia, Universidade de Buenos Aires, Argentina. (**) Psicóloga, terapeuta e mediadora. Sócia fundadora do Instituto Familiae, co-coordenadora do Setor de Mediação e docente do Instituto FAMILIAE

O QUE É A MEDIAÇÃO DE CONFLITOS?

A Mediação de Conflitos é um método simples e eficaz de resolução de conflitos, em que as partes envolvidas no litígio, recorrem à ajuda de uma terceira pessoa, neutra e imparcial, o mediador, a fim de encontrarem uma solução mutuamente satisfatória

Na Mediação de Conflitos os intervenientes podem ser, numa primeira abordagem, atendidos individualmente e, em seguida, em reuniões conjuntas. O acordo construído pelos clientes é redigido pelo mediador e entregue a ambos.

QUEM É O MEDIADOR?

É um profissional qualificado, neutro e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com