TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos De Mercados Financeiros

Artigos Científicos: Tipos De Mercados Financeiros. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2014  •  1.032 Palavras (5 Páginas)  •  482 Visualizações

Página 1 de 5

I - Vamos trabalhar? Trabalho, Pesquisar qual o papel de cada mercado, dando exemplos:

1 – Mercado Monetário;

É um componente do mercado financeiro, empréstimos de curto prazo, com prazos de vencimentos inicial de um ano ou menos. A negociação nos mercados monetários envolve títulos do tesouro, papel comercial, aceitação dos banqueiros, certificados de depósitos, dos fundos do banco central, hipotecas de curto prazo. O mercado monetário ou mercado da moeda é onde ocorre as captações de recursos avista, no curtíssimo e curto prazo. Nesse mercado, atuam principalmente os intermediadores financeiros Negociando título se criando um parâmetro médio para taxas de juros do mercado. E é composto também por aqueles agentes econômicos com escassez de recursos, que precisam de dinheiro emprestado para manter seu giro financeiro em ordem.

2 – Mercado de Crédito;

Mercado de crédito envolve duas partes, uma credora e outra devedora, que normalmente estabelecem uma relação contratual entre si, podendo ser formal ou informal. Esta situação sugere que um das partes, a credora conceda liquidez a outra, mediante um premio de liquidez ou risco intitulado de juros. Nesta relação a parte credora oferece um bem a parte devedora, que na sociedade capitalista é a moeda fiduciária ou escritural. Quando dispomos a terceiro uma importância em dinheiro mediante o compromisso, formal ou informal, de pagamento no futuro, estamos emprestando a crédito. No Brasil este mercado ainda tem pouco expressão, devido a taxa de juros no Brasil estar entre as mais altas do mundo. No entanto o mercado de crédito está em alta expansão, segundo a FEBRABAN. Existem muitas modalidades de crédito disponíveis ao consumidor atualmente, as principais são: cheque especial, cartão de crédito, empréstimo pessoal, crédito direto ao consumidor (CDC), crédito consignado, crédito habitacional, leasing.

3 – Mercado de Câmbio;

O mercado de câmbio é o ambiente onde se realizam as operações de cambio entre os agentes autorizados pelo banco central e entre estes e seus clientes, diretamente ou por meio de seus correspondentes. O mercado de câmbio é regulamentado e fiscalizado pelo banco central e compreende as operações de compra e de venda de moeda estrangeira, as operações em moeda nacional entre residentes, domiciliados ou com sede no País e residentes, domiciliados ou com sede no exterior e as operações com ouro-instrumento cambial, realizados por intermédio das instituições autorizadas a operar no mercado de câmbio pelo Banco Central, diretamente ou por meio de seus correspondentes.

4 – Mercado de Capitais;

É um sistema de distribuição de valores mobiliários que proporciona liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabiliza o processo de capitalização. É constituído pelas bolsas de valores, sociedades corretoras e outras instituições financeiras autorizadas. Os principais títulos negociados (título mobiliário) representam o capital social das empresas, tangibilizado em suas ações ou ainda empréstimos tomados pela empresa, no mercado, representados por debêntures que são conversíveis em ações, bônus de subscrição e outros papéis comerciais. Esta constituição permite a circulação de capital e custeia o desenvolvimento econômico. Seu objetivo é canalizar as poupanças (recursos financeiros) da sociedade para o comércio, a indústria e outras atividades econômicas.

II - Fazer um breve comentário explicando cada tipo de investimento:

1 – CDB – (Certificados de Depósitos Bancários) – São títulos que pagam, em período definidos, uma remuneração ao o investido. É como um tipo de empréstimo. Cada vez que o investidor compra um título de renda fixa (como o CDB) está emprestando dinheiro para quem emitiu os títulos (que pode ser um banco ou empresa). Os juros cobrados nestes empréstimos serão o rendimento do investidor.

2 – Caderneta de Poupança – É o investimento mais simplificado e popular do país, bastante utilizada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com