TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tps fundamentos 3

Por:   •  9/4/2015  •  Artigo  •  3.104 Palavras (13 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

ANHANGUERA UNIDERP-EAD

CENTRO DE ENSINO INTERAÇÃO

CURSO SERVIÇO SOCIAL

                                 Ester Barbosa Menacho                                        437570

                                 Mara Rosangela Romano da Silva Rabelo            421205

                                 Noeli de Almeida Pache                                        413415

                                 Sandra da Silva Dias                                              420474

                                 Sirley Souza Alberto Chagas                                 410073

 

O ASSISTENTE SOCIAL E O MERCADO DE TRABALHO

Esta ATPS é para a avaliação parcial da disciplina de Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social III da Tutora a distância Professora Maria Edilene Xavier Rocha

Garcia, com a orientação da tutora presencial Maria Lourdes de Sousa Rolim.

Campo Grande - MS

                                                      Novembro/2014

RESUMO

Neste artigo mostraremos um panorama no mercado de trabalho do profissional assistente social na contemporaneidade e sua importância nos dias de hoje. Iniciaremos recapitulando toda história da profissão e observando sua reconceituação de atuação.

Nosso objetivo e trazer aos profissionais e acadêmicos quais as perspectivas para atuação, mostrando os campos para o exercício da profissão. Traremos também dados de uma pesquisa realizadas por mestre e doutores, apresentaremos em forma de gráficos para uma maior compreensão e visualização do tema, o assistente social e o mercado de trabalho e seus desafios.

Palavras chave: profissão de assistente social, formação, trabalho.

INTRODUÇÃO

O propósito deste artigo é trazer um olhar crítico para o profissional do Serviço Social. Relembraremos toda trajetória histórica e metodológica, e partimos para os campos de atuação onde os desafios são muitos, exigindo dos profissionais compromisso sério da classe em busca de valorização profissional. Precisamos ampliar o mercado de trabalho, ser proativo no enfrentamento da profissão. Há muito a se conquistar.

A presentamos dados da pesquisa realizada em 2009/2010 que nos dá um panorama do campo de atuação do SS em BH, também nos trazendo uma reflexão a nível nacional, porem com variações especificas de cada região.

A abordagem do tema proposto traz as principais áreas de atuação do profissional se destacando o Setor Público como seu maior empregador, seguido pelo Terceiro Setor que cada vez mais se amplia e tendo o Segundo Setor com baixa porcentagem de atuação, porém com perspectivas de crescimento, pois a valorização do empregado como ser humano e não apenas como fonte de lucratividade.

O ASSISTENTE SOCIAL E O MERCADO DE TRABALHO

Ao examinarmos a importância do Serviço Social na atualidade não podemos deixar de nos reportar a sua trajetória histórica, a fim de compreendermos as transformações ocorridas no curso de sua construção até chegarmos a sua configuração contemporânea. Podemos dizer que o Serviço Social como profissão passou por um processo de modelagem, semelhantemente a uma obra de arte que vai sendo esculpida. O Serviço Social em sua gênese foi criado com a finalidade de atender as demandas do sistema capitalista, ou seja atender os próprios interesses das classes dominantes, empregado como mecanismo e estratégia para alienação e controle do proletariado. Sua origem foi marcada pelo exercício de praticas caritativas e benevolentes voltadas aos pobres e miseráveis, no Brasil tinha como fundamento o assistencialismo cristão administrado pela igreja católica juntamente com a classe burguesa que financiava todo esse processo de ajuda e benefícios. A evolução do serviço social ocorreu gradativamente influenciada sempre pela igreja católica, ela promoveu a I Conferência de Ação Católica solidificando ainda mais os ideais de assistencialista, outro acontecimento foi a inserção dos novos ideais europeus a respeito do serviço social por Adele de Loneux, criação do Centro de Estudos da Ação Social (CEAS) considerado um marco para o Serviço Social no país.

Com o desenvolvimento do capitalismo surgiram graves problemas sociais repercutindo em movimentos e manifestações por parte dos trabalhadores, que reivindicavam melhores condições de vidas. A classe burguesa viu-se ameaçada e pressionada a tomar medidas que atendesse as reivindicações e as necessidades da classe trabalhadora e ao mesmo tempo resguardar o capital. Nesse período que atuava na área de ação social eram mulheres de famílias ricas pertencentes a igreja católica que desenvolviam as chamadas obras de caridade e assistência, trabalhavam junto aos trabalhadores que provavelmente era funcionários da própria empresas da família. Isso lhes garantiam um maior controle e supervisão das ações por parte dos trabalhadores, por esse fator vemos que nesse período os agentes sociais não tinham um olhar ou uma visão crítica quanto ao seu trabalho e sua intervenção na sociedade. A origem do serviço social está intimamente vinculado as transformações sociais, econômicas políticas do país e do mundo.  

No governo de Getúlio Vargas criou-se leis em benefício do trabalhador, marcando assim sua gestão com uma politica social forte e assistencialista. Em sua fase inicial do serviço social brasileiro utilizava-se de um elemento eficaz profissional vinculado ao modelo tradicional de assistência social.

Com o aumento da demanda por profissionais que atuassem junto as condições paupérie em que a classe trabalhadora estava submetida, com devido reconhecimento como classe social não podiam mais serem ignorados, conquista essa adquirida através das lutas sociais que fomentou o rompimento do poder privado nas relações entre capital e trabalho, trazendo as discussões há um caráter politico e a visão de exposição da questão social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)   pdf (284.4 Kb)   docx (122.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com