TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho A Psicologia no Brasil Nasceu da Problemática Pedagógica

Por:   •  15/9/2019  •  Resenha  •  1.267 Palavras (6 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 6

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA

Instituto de Ciências Humanas

Curso de Psicologia

DAVI AUGUSTO RA: N4522B-5

DIANA CARVALHO RA:  F04383-5

GEOVANE OTÁVIO RA: N5115B-3

LILIAN CONSTÂNCIO RA: F08655-0

VICTOR AUGUSTO RA: F03DCJ-0

A PSICOLOGIA EM INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS

Campus São José dos Campos

                                                   Ano 2019/02

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA

Instituto de Ciências Humanas

Curso de Psicologia

DAVI AUGUSTO RA: N4522B-5

DIANA CARVALHO RA:  F04383-5

GEOVANE OTÁVIO RA: N5115B-3

LILIAN CONSTÂNCIO RA: F08655-0

VICTOR AUGUSTO RA: F03DCJ-0

A PSICOLOGIA EM INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS

[pic 1]

Campus São José dos Campos

                                                   Ano 2019/02

A Psicologia no Brasil nasceu da problemática pedagógica. Com isso, a Psicologia se tornou uma ciência básica e instrumental para Pedagogia no plano teórico e pratico.

O positivismo queria propagar o conhecimento pela educação escolarizada. Assim, em 1890, a reforma Benjanim Constant, propunha liberdade e a gratuidade do ensino primário, para substituir a tendência Humanista para tendência Cientifica.

Com grandes problemas educacionais ainda existentes, dois terços da população em idade escolar estavam fora da escola. A ampliação do ensino teve-se basicamente na rede privada, consequentemente em 1900, apenas 0,05% de matriculas em relação a população.

Temos que destacar dois grandes movimentos educacionais: movimento pela difusão da educação e a influência escolanovista no pensamento pedagógico.

O intelectual Manoel Bomfim acreditava na disseminação do conhecimento não apenas para superar o atraso econômico do Brasil, mas também como instrumento contra a opressão. Para outros intelectuais, o problema estava na diversidade de raça, principalmente a negra.

Antonio Carneiro Leão acreditava na ideia de que não poderíamos disseminar qualquer instrução, somente a profissional ligada ao comercio e à indústria. Segundo ele, como as pessoas estavam acostumadas com a sua condição de vida, essa educação poderia gerar até problemas sociais. Sampaio Dória também compartilhava da mesma ideia.

O tripé educação – trabalho – Psicologia era necessário para industrialização maciça que se almejava para o país.

Com isso, o escolanovismo era um projeto para um “Homem Novo” feito pela educação, sendo a psicologia, uma das mais  importantes ciências.

Na década de XX, deram-se  muitas mudanças por meio das Reformas Estatuais  para a educação. Assim, surgiram os principais profissionais da educação como: Lourenço filho, Fernando de Azevedo e outros. Lourenço filho pode ser considerado um dos primeiros e mais importantes psicólogos do Brasil.

Portanto, a Psicologia tornou-se vital para educação no escolanovismo, pois ela cuidava do indivíduo e suas diferenças, da personalidade, vocações e aptidões.

“Pedagogium”

“Pedagogium” foi criado inicialmente como “ Museu Pedagógico” em 1890,  por Rui Barbosa. Em 1897, Medeiros e Albuquerque foi nomeado diretor da Instituição Publica do Distrito Federal,  mudando o “Pedagogium” para “Centro de Cultura Superior Aberto ao Publico”. Em 1906, foi criado o laboratório de Psicologia Experimental, planejado por Alfred Binet e Manoel Bomfim. Bomfim dirigiu o laboratório por 12 anos.

Durante os seus estudos, Bomfim argumenta que somente com estudos de laboratórios não se pode chegar a nenhuma conclusão, pois não podemos retirar as pessoas de seu ambiente normal de vivência e coletar dados somente laboratoriais.

O “Pedagogium” fechou em 1919 por decreto municipal e, em 1938, nasceu o Instituto Nacional de estudo pedagógico – INEP.

Instituto de Psicologia de Pernambuco

Foi criado em 1925 por Ulysses Pernambucano, diretor da Escola Normal Oficial de Pernambuco. Em 1931 foi diretor do Hospital de Alienados de Recife e anexado ao Serviço de Higiene metal do hospital.

Muitos testes foram realizados, tais como: teste psicológico de nível mental, aptidão, elaboração de pedagógicos, técnica projetista, entre outras. Sob sua orientação, muitos pesquisadores se foram eminentes em seus campos de estudo, dentre eles: Nelson Pires, Anita Paes Barreto e Silvio Rabello.

Ulysses teve muito êxito no campo da educação para crianças com deficiência mental, tornando seu pioneirismo incontestável. Sua finalidade vinculava-se a educação de “Deficientes Mentais” e formação de professores. Com isso, Ulysses Pernambucano sofreu varias perseguições politicas, tendo sido preso inúmeras vezes com a acusação de subversão, pois lutou pela melhora na assistência ao doente mental.

Escola de Aperfeiçoamento Pedagógico de Belo Horizonte

Fundada no final da década de XX, a escola promoveu vários cursos formados por docentes de personalidades eminentes da Psicologia na época, tais como: Th. Simon, Léon Walther e Helena Antipoff.

Helena ficou no Brasil e realizou uma grande obra nos campos da Educação e Psicologia, abrangendo pesquisa, ensino e prática educacional. Criou também o laboratório de psicologia para varias pesquisas, tais como: inteligência, relações entre produção escolar e meio social das crianças, relações entre inteligência e vocabulário, entre outros. Com os estudos de Helena, algumas perguntas foram sendo respondidas sobre a realidade brasileira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (99.2 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com