TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Ciencias Sociais

Trabalho Universitário: Trabalho Ciencias Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  559 Palavras (3 Páginas)  •  576 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE DA AULA 05

Desenvolva um comentário sobre a frase: O trabalho filosófico é essencial para a disposição do entendimento e reflexão racional e radical. (mínimo de linhas 7)

R - A filosofia é o trabalho de compreender e associar a reflexão. Passar perguntas reflexivas que deixem dúvidas insuportáveis é um seus trabalhos mais mirabolantes. Talvez haja teorias exageradas por talvez leigos, mas sem a capacidade de procurar uma resposta sempre será insuficiente apenas pensar. Pois, um filósofo deve procurar princípios e opiniões sobre seus determinados assuntos.

ATIVIDADE DA AULA 06

Disserte: Conhecer é um ato de identidade do conhecedor como tal e do conhecido como tal. (mínimo de linhas 7)

R - Sujeito e Objeto formam entre si, uma relação mútua e de complementariedade, pois o Sujeito, aquele que pretende conhecer, se relaciona com o Objeto, o qual será conhecido, de tal forma à produzir o que chamamos de verdade científica, ou verdade parcial.

Sujeito não existe sem Objeto a ser conhecido, nem Objeto sem Sujeito conhecedor. Existem, basicamente, quatro tipos de Objeto, quais sejam: percebido, construído, ideal e real. E ainda, quatro acepções do Sujeito: afetivo, biológico, cognitivo e social.

ATIVIDADE DA AULA 07

Desenvolva um comparativo entre: Teoria do Conhecimento com a Essência do Conhecimento. (nesta atividade é desenvolver um comparativo e não comentar isoladamente uma da outra) – Mínimo de linhas 7.

R - Teoria do conhecimento é quando já temos alguns temas pré estabelecidas ou regras ditas por alguém, A essência do conhecimento é fato consumado e real que sempre visa a melhora contínua do aprendizado, ou seja a essência é fonte de tudo!

ATIVIDADE DA AULA 08

Por que dizemos que a Filosofia necessita de uma Ciência que determine a possibilidade, os princípios e a extensão de todos os conhecimentos? (mínimo de linhas 7)

R - Há uma coisa ainda mais importante que o que precede: certos conhecimentos por meio de conceitos, cujos objetos correspondentes não po­dem ser fornecidos pela experiência, emancipam-se dela e parece que estendem o círculo de nossos juízos além dos seus limites. Precisamente nesses conhecimentos, que transcendem ao mundo sensível, aos quais a expe­riência não pode servir de guia nem de retificação, consistem as investigações de nossa razão, inves­tigações que por sua importância nos parecem su­periores, e por seu fim muito mais sublimes a tudo quanto a experiência pode apreender no mundo dos fenômenos; investigações tão importantes que, abandoná-las por incapacidade, revela pouco apreço ou indiferença, razão pela qual tudo inten­tamos para as fazer, ainda que incidindo em erro.

Esses inevitáveis temas da razão pura são: Deus, liberdade e imortalidade. A ciência cujo fim e processos tendem à resolução dessas questões denomina-se Metafísica. Sua marcha, é, no princípio, dogmática; quer dizer, ela enceta confiadamente o seu trabalho sem ter provas na potência ou impotência de nossa razão para tão grande em­presa.

ATENÇÃO AS OBSERVAÇÕES:

• Enviar as atividades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com