TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Ciências Sociais

Trabalho Universitário: Trabalho Ciências Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  2.697 Palavras (11 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 11

ÉMILE DURKHEIM

É considerado um dos pais da sociologia tendo sido o fundador da escola francesa, posterior a Marx, que combinava a pesquisa empírica com a teoria sociológica. Foi um dos responsáveis por tornar a sociologia uma matéria acadêmica, sendo aceita como ciência social. Durante sua vida, publicou centenas de estudos sociais, sobre educação, crimes, religião, e até suicídio.

Também falava que a sociedade é mais do que a soma de suas partes. Ao contrário de Max Weber, ele não estava focado no que motivava as ações individuais das pessoas (individualismo), mas no estudo dos “fatos sociais”, termo criado por ele mesmo que descreve os fenômenos que não são limitados apenas a uma pessoa. Os fatos sociais tem uma existência indepentende e mais objetiva do que as ações individuais, e podem somente ser explicados por outros fatos sociais, como a região onde a sociedade está submetida, governos, etc.

Discutiu o fato de que na sociedade moderna, a divisão do trabalho ser bem maior do que antes. Várias classes de funcionários foram criadas nas fábricas. Numa linha de produção, um trabalhador não precisa saber de todo o processo de fabricação do produto, apenas da parte que lhe foi conferida. Isto gerou uma dependência cada vez maior. Antes, o fazendeiro trabalhava na sua propriedade auto-suficiente, sem depender de outros grupos de trabalhadores para alimentar as necessidades. Agora, o trabalhador ganha seu dinheiro, e tem de confiá-lo a outros grupos para poder se manter (roupas, alimentação, etc).

• Nascimento: 15 de abril de 1858, Épinal, França Falecimento: 15 de novembro de 1917, Paris, França

• Cônjuge: Louise Dreyfus (desde 1887)

• Educação: Lycée Louis-le-Grand, Escola Normal Superior de Paris,Universidade de Leipzig.

• Principais Obras:

A divisão do trabalho social (1893)

As regras do método sociológico (1895)

O suicídio (1897)

A educação moral (1902)

As formas elementares da vida religiosa (1912)

Lições de Sociologia (1912)

• Filhos: Andre Durkheim, Marie Durkheim

• Principais aspectos da teoria sociológica de Durkheim :

Existem fenômenos sociais que devem ser analisados e demonstrados com técnicas especificamente sociais;

A sociedade era algo que estava fora e dentro do homem ao mesmo tempo, graças ao que se adotava de valores e princípios morais;

As pessoas se educam influenciadas pelos valores da sociedade onde vivem;

A sociedade está estruturada em pilares, que se manifestam através de expressões (conceito de estrutura);

Divisão do trabalho social: numa sociedade cada indivíduo deve exercer uma função específica, seguindo direitos e deveres, em busca da solidariedade social. Desta forma, pode-se chegar ao progresso e avanço para todos.

• Principais Frases:

“A construção do ser social, feita em boa parte pela educação, é a assimilação pelo indivíduo de uma série de normas e princípios — sejam morais, religiosos, éticos ou de comportamento — que balizam a conduta do indivíduo num grupo. O homem, mais do que formador da sociedade, é um produto dela.”

“Nosso egoísmo é, em grande parte, produto da sociedade.”

“A religião não é somente um sistema de ideias, ela é antes de tudo um sistema de forças.”

“A educação é uma socialização da jovem geração pela geração adulta.”

AUGUSTE COMTE

Auguste Comte (1798-1857) foi um filósofo francês. Criou a corrente de pensamento chamada "Positivismo".

Nasceu em Montpellier, França, onde fez os seus primeiros estudos. Em 1814 ingressa no curso de medicina na Escola Politécnica de Paris. Ficou conhecido da intelectualidade francesa depois que foi secretário do socialista Saint-Simon, de quem mas tarde viria a romper a amizade, por divergências ideológicas.

Comte passou a estudar as possibilidades de esboçar em teoria, um modelo ideal de sociedade organizada. Em 1822, publicou "Plano de Trabalhos Científicos para Reorganizar a Sociedade". Em 1830, iniciou o livro "Curso de Filosofia Positiva", concluído em 1842. Em 1848, criou uma Sociedade Positivista, que teve muito adeptos e influenciou o pensamento de teóricos por todo o mundo.

Na obra "Discurso sobre o Espírito Positivo", escrita em 1848, Comte afirma que o espírito positivo, que compreende a inteligência, os sentimentos e as ações positivas, é maior e mais importante que a mera cientificidade, que abrange somente questões intelectuais. Na obra "Sistema de Política Positiva" Comte institui a "Religião da Humanidade" que se caracteriza pela busca da unidade moral humana.

Importante ressaltar que as idéias do positivismo inspiraram até a inscrição da bandeira brasileira "Ordem e Progresso", inspirada no lema de Auguste Comte que diz: "Amor como princípio, ordem como base e progresso como objetivo". Suas ideias inspiraram o exército brasileiro e a proclamação da República do Brasil em 1889.

O pensamento positivista pregava um modelo de sociedade organizada, onde o poder espiritual não teria mais importância, sendo os sábios e cientistas a primazia nas decisões. Entre seus lemas destaca-se: "Não há problema que não possa em última instância ser reduzido a números".

• Nascimento: 19 de janeiro de 1798, Montpellier, França

• Falecimento: 5 de setembro de 1857, Paris, França

• Educação: École Polytechnique

• Filiação: Rosalie Boyer

• Cônjuge: Caroline Massin (de 1825 a 1842)

• Principais Obras:

Plano de Trabalho Científico para Reorganizar a Sociedade (1822)

Opúsculos de Filosofia Social (1816-1828)

Curso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com