TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De ADM (RH)

Monografias: Trabalho De ADM (RH). Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2013  •  5.775 Palavras (24 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 24

FACULDADE LEÃO SAMPAIO

PROCESSO SELETIVO DE PESSOAL: A IMPORTÂNCIA DA ENTREVISTA DE TRABALHO E OS IMPACTOS EMOCIONAIS CAUSADOS A UM CANDIDATO

Alene Gabriela Souza Varela

Antonia Valdelúcia Costa

Fernanda Luna Silva Agra

JUAZEIRO DO NORTE – CE, 2007

PROCESSO SELETIVO DE PESSOAL: A IMPORTÂNCIA DA ENTREVISTA DE TRABALHO E OS IMPACTOS EMOCIONAIS CAUSADOS A UM CANDIDATO.

Alene Gabriela Souza Varela

Antonia Valdelúcia Costa

Fernanda Silva Luna Agra

RESUMO

Neste trabalho se pretende mostrar a importância da seleção de pessoal e os principais impactos emocionais causados a um candidato perante uma entrevista para uma vaga de emprego, sendo fundamentado em levantamentos bibliográficos e pesquisa de campo. Para melhor entendimento o trabalho foi dividido em três partes: a importância do processo de seleção nas organizações e suas etapas, as técnicas de entrevista utilizadas nas empresas e os principais impactos emocionais causados a um candidato antes e durante uma entrevista de emprego, juntamente com os resultados obtidos na pesquisa e realizada com candidatos que estavam a participar de seleção para diversos cargos em várias empresas na cidade de Juazeiro do Norte-CE.

Como principal referencial bibliográfico, usou-se os autores Chiavenato e Almeida, com abordagens técnicas sobre o tema de recrutamento e seleção e comportamento de candidatos diante o processo seletivo, na busca de sucessos profissionais.

Palavra-Chave: Recrutamento e Seleção; Impacto emocional; Análise de Comportamento.

ABSTRACT

This work is intended to show the importance of the selection of personnel and key emotional impacts caused by a candidate before an interview for a wave of employment and is based on surveys and research library of field. To better understand the work was divided into three parts: the importance of the selection process in organizations and its stages, the techniques used to interview in companies and major emotional impacts caused by a candidate before and during a job interview, along with the results obtained in the search and performed with candidates who were to participate in selection for various positions in several businesses in the city of Juazeiro do Norte-EC. As the main reference book, the authors used to Chiavenato and Almeida, with technical approaches on the issue of recruitment and selection and performance of candidates before the selection process in search of professional success.

Keyword: Recruitment and selection; emotional impact; Analysis of Behavior.

1. INTRODUÇÃO

O mercado de trabalho está sendo mais rigoroso quando se trata de contratação de novos funcionários. Os requisitos estão mais exigentes principalmente quando se trata da experiência e da formação profissional do candidato. Com isso as empresas estão adotando a seleção de pessoal como uma ferramenta ou estratégia para contratar pessoas talentosas e qualificadas com intuito de desenvolver lideranças e que possam assumir tarefas importantes.

O mercado de trabalho, a exemplo de outros países, passou por mudanças significativas, muitas delas relacionadas às políticas econômicas e sociais empreendidas pelo governo. O fim do emprego em massa, com a eliminação de postos de trabalho, encolhimento do mercado formal e a expansão do mercado informal, a precarização do trabalho e o desemprego estrutural são algumas das características marcantes do mercado atual. ALMEIDA (2004, p.15)

A visão das empresas em aumentar os seus quadros de funcionários está mais ampla, exigindo um funcionário mais criativo, com capacidade e com perfil de líder.

É muito difícil hoje em dia, a contratação em uma empresa sem que existam alguns instrumentos para seleção, tais como: teste psicológico, dinâmica de grupo e/ou pelo menos uma entrevista para avaliação de pessoal de conhecimentos básicos e gerais.

De todas essas etapas a entrevista é uma das mais importantes no processo. Somente com ela pode-se identificar talentos que possam vir participar do quadro de funcionários de uma empresa. Geralmente é o Departamento de Recursos Humanos que administra esse trabalho e a empresa deve possuir um profissional qualificado que possa ser auxiliado por outros funcionários para realizar esses processos seletivos, pois a seleção é escolha, e a melhor escolha é de candidatos mais aptos para assumir uma determinada tarefa. É feita muita das vezes através da simples entrevista.

Esse trabalho usa apresentar a importância da seleção e do seu planejamento nas organizações, abordando as suas principais etapas e os comportamentos dos candidatos diante da entrevista de emprego tendo como metodologia de trabalho além da pesquisa bibliográfica, a aplicação de questionários, tendo embasado os autores renomeados no assunto temático aqui apresentado.

2. A IMPORTÂNCIA DA SELEÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES

Todas as empresas buscam qualidade em seus processos para que seu negócio lidere o mercado atual, tornando seu produto/serviço o melhor. A busca pelo sucesso acontece quando se recruta e seleciona a pessoa mais qualificada. Nem todas as empresas possuem Departamento de Recursos Humanos com especialistas de recrutamento e seleção, mas todos os gerentes e donos de empresas devem ter conhecimentos específicos quando se trata de selecionar pessoas.

Felizmente, hoje, as empresas estão se preocupando com o seu futuro, cuidando dos departamentos e funcionários como filhos, buscando trabalhar com a área de Recursos Humanos. As organizações são feitas por pessoas, então todos os proprietários ou gerentes do negócio têm que entender de RH. É uma área que está sempre em crescimento, buscando o melhor para a empresa e para o colaborador, devendo ter profissionais com visões estratégicas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.2 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com