TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Ciências Sociais

Projeto de pesquisa: Trabalho De Ciências Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.284 Palavras (10 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 10

ÍNDICE PÁGINA

INTRODUÇÃO 02

DESENVOLVIMENTO 02

CONCLUSÃO 07

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 07

INTRODUÇÃO

O mundo, a cada avanço tecnológico e intelectual, traz a tona indagações referentes ao ser humano e sua relação com o meio em que vive, discutindo quais são os impactos de suas atitudes tanto nas relações societárias (com a sociedade geral) quanto seu entrosamento com o ambiente e suas diversas formas.

Este relatório visa um estuda sobre a vida dos indivíduos em sociedade, investigando suas relações entre o coletivo, interpretando problemas e refletindo sobre as transformações da sociedade e suas relações.

DESENVOLVIMENTO

As Culturas de Indivíduo, Grupo, e Sociedade.

O termo cultura tem associações diferentes conforme temos em mente o desenvolvimento de um indivíduo, de um grupo ou classe ou de toda uma sociedade. É parte da minha tese que a cultura do indivíduo está dependente da cultura de um grupo ou classe, e que a cultura do grupo ou classe está dependente da cultura de toda a sociedade a que esse grupo ou classe pertence. Por isso, é a cultura da sociedade que é fundamental, e é o significado do termo “cultura” em relação a toda a sociedade que se devia examinar primeira. Quando o termo «cultura» se aplica à manipulação de organismos inferiores - ao trabalho do bacteriologista ou do agricultor - o significado é bastante claro porque podemos obter unanimidade a respeito dos fins a serem atingidos, e podemos concordar quanto a tê-los atingidos ou não. Quando se aplica ao aperfeiçoamento do intelecto e espíritos humanos, é menos provável que concordemos em relação ao que a cultura é. O termo em si, significando alguma coisa a que se deve conscientemente aspirar em assuntos humanos, não tem uma história longa.

Cultura: Forma comum e aprendida da vida, que compartilham os membros de uma sociedade, e que consta da totalidade dos instrumentos, técnicas, instituições, atitudes, crenças motivações e sistemas de valores que o grupo conhece (Foster).

Cultura é o conjunto de manifestações artísticas, sociais, linguísticas e comportamentais de um povo ou civilização. É a herança que determinada sociedade transmite a seus membros através da educação sistemática e da convivência social. Portanto, fazem parte da cultura de um povo as seguintes atividades e manifestações: música, teatro, rituais religiosos, língua falada e escrita, mitos, hábitos alimentares, danças, arquitetura, invenções, pensamentos, formas de organização social, etc.

O conceito de cultura é bastante complexo. Em uma visão antropológica, podemos o definir como a rede de significados que dão sentido ao mundo que cerca um indivíduo, ou seja, a sociedade. Essa rede engloba um conjunto de diversos aspectos, como crenças, valores, costumes, leis, moral, línguas, entre outros.

Sociedade: Estrutura formada pelos grupos principais, ligados entre si, considerados como uma unidade e participando todos de uma cultura comum (Fischer). A sociedade é um conjunto de pessoas que compartilham ideias, costumes, vontades, preocupações, e que interagem entre si constituindo uma comunidade, que pode ser formada por membros da família ou também por pessoas próximas, unidas por esse conjunto. Ela pode ser constituída por pessoas s com semelhanças étnicas, culturais, religiosas e até mesmo políticas.

Pessoas de diferentes nações (como por exemplo, vindas de outro país formam sociedades, que muitas vezes são fechadas entre si) unidas por suas tradições, crenças e ideais também são chamadas de sociedade.

Indivíduo por sua vez, podemos definir como pessoas de diferentes sociedades, culturas, etnias, crenças e de classes sociais totalmente desiguais, mas que conseguem de uma forma ou de outra convive entre si, sendo no trabalho, como chefes e ou empregados, ou no próprio meio em que vivem, por terem uma desigualdade muito grande de situação financeira.

Enquanto alguns vivem em verdadeiras mansões, outros estão morando em casebres sem a menor infraestrutura necessária, ou até mesmo debaixo de pontes sem ter muitas vezes nem alimentação necessária.

Estes são apenas alguns dos indicativos da importância histórica da educação para a cidadania em sua contribuição para alterações no campo da cultura política, por meio da ampliação do espectro da participação política, não só em nível macro do poder político nacional, mas incrementando-a a partir do micro, da participação em nível local, das organizações populares, e contribuindo para o processo de democratização e ampliação da conquista de direitos de cidadania.

A ideia de educação deve estar intimamente ligada às de liberdade, democracia e cidadania. A educação não pode preparar nada para a democracia a não ser que também seja democrática. Seria contraditório ensinar a democracia no meio de instituições de caráter autoritário.

Bóbbio (2002) afirma que “a democracia não se refere só à ordem do poder público do Estado, mas devem existir em todas as relações sociais, econômicas, políticas e culturais. Começa na relação interindividual, passa pela família, a escola e culmina no Estado. Uma sociedade democrática é aquela que vai conseguindo democratizar todas as suas instituições e práticas”.

TRABALHO, CONSUMO E SOCIEDADE.

Trabalho é á base de cada sociedade, são seres humanos cooperando entre si para satisfazer suas necessidades, o trabalha torna o ser vivo útil. Também conhecemos o trabalho como atividade física e intelectual, cujo objetivo é fazer, transformar ouobter algo e ganhar dinheiro por isto.

Sociedade é o conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gostos, preocupações e costumes, interagem entre si formando uma comunidade. A sociedade pode ser definida como um conjunto de interações culturalmente que se resumem num conjunto de indivíduos vivendo juntos.

Consumo é a satisfação de suas reais necessidades. O ato de comprar materiais, industrializados ou manufaturados.

Desta forma o homem trabalha em sociedade, e consome o que produz ou o que é produzido pelos outros.

A CLASSE OPERÁRIA VAI AO PARAÍSO – REFLEXÃO DO FILME

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com