TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Fiscal

Dissertações: Trabalho De Fiscal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  318 Palavras (2 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 2

06. Henry Ford, ao lado de Frederick Taylor e Henri Fayol foi uma das principais figuras da abordagem clássica da administração. Entre suas principais contribuições para a escola clássica, duas se destacam: produção em massa e linha de montagem móvel. Explique as principais características dessas contribuições do “fordismo”.

Henry Ford: inovou com sua linha de montagem móvel. Elevou ao mais alto grau os dois princípios da produção em massa, que é a fabricação de produtos não diferenciados em grande quantidade: peças padronizadas e trabalhador especializado. Foi ele que instalou a primeira linha de montagem de automóveis, numa época em que os carros eram fabricados de maneira artesanal e por encomenda. Ele tinha como objetivo fabricar carros em série, padronizados e idênticos, em grandes quantidades, usando peças intercambiáveis e preços populares. Na produção em série, padronizam-se o material, os métodos e processos de fabricação. A mão-de-obra e a engenharia também seguem um padrão. A idéia é: “tudo ao menor custo possível”. Ford implementou essas idéias e, em 1913, fabricava 800 carros por dia, substituindo a mão-de-obra física pela tecnologia e reduzindo as tarefas por operações simples sem esforço.

Produção em massa: Peças e componentes padronizados e intercambiáveis-> na produção massificada, cada peça ou componente pode ser montado em qualquer sistema ou produto final. Para alcançar a padronização, Ford passou a utilizar manufatura. Esse princípio deu origem ao controle de qualidade, cujo objetivo era assegurar a uniformidade das peças. Especialização do trabalhador-> o produto é dividido em partes e o processo de fabricá-lo é dividido em etapas. Cada etapa do processo produtivo corresponde à montagem de uma parte do produto. Cada pessoa ou grupo de pessoas, num sistema de produção em massa, tem uma tarefa fixa dentro de uma etapa de um processo predefinido. A divisão do trabalho implica a especialização do trabalhador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com