TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Ecumenismo e História das Religiões.

Por:   •  24/9/2018  •  Dissertação  •  738 Palavras (3 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 3

UNILASALLE - RJ

Trabalho de Ecumenismo e História das Religiões.

Grupo: Carlos Gonçalves Jr. e Nicholas Schnell.

Série: 8º Período - Manhã.

''O Ecumenismo como princípio comum a todas as religiões.''

O Ecumenismo tem como essência a busca pela unidade nas religiões, isto é, características em comum que tornam uma essencialidade una entre elas. Havendo na maioria das religiões e grupos religiosos, aproximações das quais nem ao mesmo sabem. Sendo os objetivos do ecumenismo a aproximação, a cooperação, a busca fraterna da superação das divisões entre as diferentes religiões, a fim de encontrar um elo para que haja um equilíbrio entre elas e superar problemas que afetam as religiões como a intolerância religiosa.

A intolerância religiosa se encontra presente em toda a nossa história, como a perseguição dos primeiros cristãos pelos judeus e pagãos, a perseguição dos judeus pelos cristãos na Idade Média. Atualmente a intolerância religiosa se encontra muito presente no Brasil, embora seja um país muito rico culturalmente, em relação as religiões Afro-brasileiras como o Candomblé e a Umbanda, mal denominadas como macumba. O Rio de Janeiro é o estado em que historicamente apresenta o maior número de registros de intolerância religiosa no país, sofrendo até setembro de 2017, 79 ataques contra terreiros ou adeptos de religiões de matriz africana, sendo 39 nos últimos três meses.

Quando falamos em religião nos vem a ideia do ritualismo e de deus ou deuses, porém ao analisarmos de forma mais aprofundada através de um viés antropológico/sociológico vemos que a religião nada mais é do que uma forma de pregar boas condutas para podermos enfim estar no paraíso perto do deus que cada um considera existir. Criando entre os seus seguidores regras de coexistência para um bem comum ao qual devemos seguir, levando a uma sociedade com uma ética, moral e costumes massivamente norteada pela religião.

Na Grécia antiga, eram atribuídos a deuses, hoje considerados seres mitológicos aspectos naturais dos quais eles não tinham uma explicação plausível, como quando Apolo em toda manhã carregava o Sol com sua carruagem com seus cavalos alados ou sobre a história de hermafrodito filho de Hermes e Afrodite, do qual deriva o nome hermafrodita. Em que lhes era designado e eternizado aspectos como a morte, o Sol, sendo cada aspecto regido pelos seus patronos e deuses, tornando-os de certa forma imortalizados. Hoje em dia no mundo contemporâneo há um andar paralelo da religião com a ciência, em que religiões como a religião grega são atualmente desmistificadas pela ciência e consideradas apenas mitos e contos.

Há de se admitir que mesmo para os incrédulos que a religião tem um papel fundamental na construção de caráter do indivíduo, pois em sua maioria as religiões pregam a bondade e a fraternidade uns para com os outros a fim de criar uma sociedade saudável, o que nos torna em sua maioria cidadãos de certa forma corretos. O que nos faz religar e estar em contato com Deus é o nosso aprendizado com Ele, a forma que Ele nos passa seus ensinamentos, e quando os seguimos, trilhando o caminho que nos proporciona o maior contato com Deus. A religião, para ser verdadeira, é aquela que une fraternalmente todas as pessoas. Assim, o religioso fundamentalista, que faz da sua religião um instrumento de separação e de condenação das outras religiões, está na contramão das religiões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (45.6 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com