TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabolho Sobre Neoliberalismo

Por:   •  3/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.135 Palavras (9 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 9

                             UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ

               SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

                            SERVIÇO SOCIAL 2° SEMESTRE

[pic 1][pic 2][pic 3]

                          ELIZÂNGELA DOS SANTOS R.DE OLIVEIRA

                          JULIANA MARINALVA DA SILVA

                          LARISSA FERNANDA DE SOUZA E SILVA

                          MARIA DAS GRAÇAS FERREIRA DE OLIVEIRA

                          MARCIÉLE COSTA MARQUES

                          MEIRE CRISTINA DA CUNHA

                          REGINA MENDES DA SILVA

                 O SERVIÇO SOCIAL FRENTE AO NEOLIBERALIDSMO

                                   VÁRZEA GRANDE/MT

                                              2015

                       ELIZÂNGELA DOS SANTOS R.DE OLIVEIRA

                       JULIANA MARINALVA DA SILVA

                       LARISSA FRNANDA DE SOUZA E SILVA

                       MARIA DAS GRAÇAS FERREIRA DE OLIVEIRA

                      MARCIÉLE COSTA MARQUES

                       MEIRE CRISTINA DA CUNHA

                       REGINA MENDES DA SILVA

          [pic 4]

[pic 5]

Trabalho apresentado ao Curso de serviço social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná. Para todas as disciplinas do 2º semestre.

[pic 6]

[pic 7]

Sumário

1 Introdução...............................................................................................................4

2 Desenvolvimento....................................................................................................5

3 Considerações finais..............................................................................................9

4 Referências............................................................................................................10

1  Introdução                                                                                                                                                      

      Este trabalho é sobre o serviço social frente ao Neoliberalismo, mas especificamente falaremos sobre o neoliberalismo no Brasil sobre suas características e o enfrentamento da questão social no contexto neoliberal .

2  DESENVOLVIMENTO

O neoliberalismo surgiu nos anos de 1970 e 1980 como uma redefinição da liberdade clássica. O primeiro país do mundo adotar suas idéias foi um país da America Latina, o Chile e isso se deu 1973, quando ocorreu um golpe militar que derrubou o presidente socialista Salvador Allende e o novo governo assumiu com um plano econômico pronto para colocar em prática, e vários países foram adotando a idéia de um país economicamente liberal.

 Para que possa haver melhor compreensão de alguns termos aqui usados, serão apresentadas algumas definições mais específicas das expressões.

NEO – novo

LIBERALISMO – é uma filosofia política ou uma nova visão de mundo – liberdade individual.

Neoliberalismo – Esta teoria que foi baseada no liberalismo, nasceu nos Estados Unidos da América e teve como alguns dos seus principais defensores Friedrich A. Hayeck e Milton Friedman e é uma redefinição da Liberdade Clássica.  Ele é um conjunto de idéias políticas e econômicas capitalistas que defende a não participação do estado na economia, onde deve haver total liberdade de comércio, para garantir o crescimento econômico e o desenvolvimento social de um país.

Liberalismo Clássico – O liberalismo é uma doutrina econômica liberal surgida no século XVIII que se estendeu até 1929, dentre seus teóricos se destaca Adam Smith (1723-1790), essa doutrina correspondia às expectativas do capitalismo industrial e seu princípios eram: liberdade individual, direito à propriedade privada e respeito à livre iniciativa e à livre concorrência.

Há muitas semelhanças entre os dois termos acima citados, o neoliberalismo é uma reestruturação do liberalismo, pois com sua queda surgiu o neoliberalismo.

O neoliberalismo surgiu na década de 1970 , através da Escola Monetarista do economista Milton Friedman, como uma solução para a crise que atingiu a economia Mundial em 1973 , provocada pelo aumento excessivo no preço do petróleo. Do ponto de vista puramente ideológico o neoliberalismo representa uma reação contra os ataques sofridos pelo liberalismo por parte dos intervencionistas e dos socialistas por mais de um século. Neoliberalismo é algo que poderíamos chamar de uma doutrina econômica voltada a examinar os resultados das numerosas experiências de aplicação dos sistemas de intervenção no mercado de trabalho, focalizando essencialmente o mecanismo de preço. O neoliberalismo procura mostrar ser impossível uma planificação integral.

2.1 A IMPLEMENTAÇÃO DO NEOLIBERALISMO NO BRASIL

A implantação do neoliberalismo na maioria dos países coincidiu com um período histórico de crise do capitalismo. Com isso, a visão neoliberal de mercado tomava força, pois diante da crise algo precisava ser feito, e na medida em que a população se mostrava descrente com as formas de governo, principalmente aquelas voltadas para o bem estar social. 

No Brasil o neoliberalismo tem início nos anos 1990, e se iniciou com o então presidente Fernando Collor de Melo e continuou com Fernando Henrique Cardoso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (131.5 Kb)   docx (304.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com