TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tribos Urbanas

Trabalho Escolar: Tribos Urbanas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  1.224 Palavras (5 Páginas)  •  862 Visualizações

Página 1 de 5

Nerds

Os Nerds antigamente eram aqueles grupinhos de esquisitões que só pensavam em estudar, sempre usando uma roupa “engomadinha”, óculos de grau e aparelho, ficavam longe das turminhas populares. Pode descrever como Nerd uma pessoa que tem dificuldades de integração social e seja atrapalhada, mas com grande fascínio por conhecimento ou tecnologia. Nem todos os Nerds são inteligentes ou espertos, mas são rotulados assim porque se interessam por assuntos como animes, séries de ficção científica, entre outras coisas que normalmente são ignoradas pela maioria.

Skinheads

Os Skinheads fazem parte de uma subcultura juvenil que deu origem ao movimento referente a classe operária da Inglaterra na década de 60, e que depois se espalhou para várias partes do mundo. Tem como características marcantes as brigas de rua, o patriotismo exacerbado, a valorização do trabalho duro, cabeças raspadas (Motivo no qual deu origem ao nome "Skinhead"). Porém alguns não seguem esse estereótipo, podem ter mais cabelo do que muitos que não são skins e se vestir totalmente contrário ao estilo mostrado pela mídia. Estes foram fortemente influenciados em termos de música, moda e estilo de vida, pelos Rude Boys, Mods Britânicos e Jamaicanos que imigraram para a Inglaterra nessa época. Originalmente esse movimento era baseado nestes elementos, e não em política nem em questões raciais.

Góticos

O movimento gótico é uma reação natural do movimento Punk, porém com um refinamento, de certos gostos musicais. São grandes pessimistas de natureza, porém muito românticos, eles tem a capacidade de ver a tristeza e a depressão como uma coisa “boa”, o que para muitos é uma coisa ruim para eles passam ser fundamental. A cultura gótica teve início no Reino Unido durante o final dos anos 70 e início dos anos 80.

Tendo forte influencia do gênero pós-punk, ficou conhecida como "Dark" no Brasil nos anos 80. É uma cultura contemporânea presente em muitos países. A subcultura gótica tem um estilo de vida influenciado de outras tribos, estando a ela associados, principalmente, os gostos musicais dos anos 80 até o presente, um estilo musical voltado para temas como o niilismo, o hedonismo e o lado sombrio ("as trevas").

Punks

A cultura punk surgiu nos Estados Unidos, o Reino Unido e na Austrália em meados da década de 70. Exatamente qual região originou punk tem sido uma grande controvérsia no seio do movimento. Este movimento surgiu como uma manifestação juvenil semelhante aos da década de 50 e 60. O objetivo do movimento era a afirmação de um estilo, sem envolver com questões éticas, políticas ou sociais. Denomina-se cultura punk os estilos dentro da produção cultural que possuem certas características comuns àquelas ditas punk, como por exemplo, o princípio de autonomia do “faça você mesmo”, o interesse pela aparência agressiva, a simplicidade, o sarcasmo niilista e a subversão da cultura. Essa cultura inclui um diversificado leque de ideologias e formas de expressão, incluindo o estilo musical, a moda, o design, as artes plásticas, o cinema, a poesia, o comportamento, expressões linguísticas, símbolos e outros códigos de comunicação. Surge dentro do contexto da contracultura, como reação à não violência dos hippies e a um certo otimismo daqueles.

Geração Beat

Geração Beat (ou Geração Beatnick) é um termo usado para descrever escritores e poetas, norte-americanos, que vieram a se tornar conhecidos no final da década de 50 e no começo da década de 60. Estes artistas levavam vida nômade ou fundavam comunidades. Foi desta forma, o embrião do Movimento Hippie, se confundindo com este movimento, posteriormente.

Muitos remanescentes hippies se auto-intitulambeatniks e um dos principais porta-vozes pop do movimento hippie, John Lennon, se inspirou na palavra beat para batizar o seu grupo musical, The Beatles. Na verdade, a "Geração Beat", tal como os Beatles, o movimento Hippie e, antes de todos estes, o Existencialismo, fizeram parte de um movimento maior, hoje chamado de "Contracultura".

Contracultura

O movimento da Contracultura surgiu na década de 60, nos Estados Unidos, como forma de contestar o caráter social e cultural da sociedade, utilizando novos meios de comunicação em massa. Jovens inovando estilos, voltando-se mais para o antissocial aos olhos das famílias mais conservadoras, com um espírito mais libertário. Uma cultura alternativa ou cultura marginal, focada principalmente nas transformações da consciência, dos valores e do comportamento, na busca de outros espaços e novos canais de expressão para o indivíduo e pequenas realidades do cotidiano.

Hippies

Os Hippies eram parte do que se convencionou chamar movimento de contracultura, onde foi originalmente um movimento juvenil que surgiu nos Estados Unidos na década de 60, usado para descrever os beatniks. A ideologia hippie precoce incluíram a valores da contracultura da Geração Beat. Rapidamente se espalhou para outros países ao redor do mundo. Chegou ao Brasil

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com