TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tribos Urbanas

Por:   •  2/9/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.151 Palavras (5 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Com este trabalho pretendemos entender o que são as tribos urbanas, quais as principais tribos e suas características, também temos a intenção de mostrar o modo de pensar e o que diferencia uma tribo da outra.

Quando surgiram as tribos urbanas? De onde veio o termo “tribos urbanas”? Quais as tribos urbanas incomuns? Estas e outras perguntas nos levaram a fazer este trabalho.


METODOLOGIA.

Os dados deste trabalho foram encontrados através de pesquisas em diversos sites na internet.


3.TRIBOS URBANAS

O que são tribos urbanas? Também chamados de subculturas ou subgrupos as tribos urbanas são um conjunto de pessoas com os mesmos interesses, gostos, modo de falar e se vestir e/ou ouvem estilos musicais iguais, para alguns jovens a sua tribo passa a ser sua família e geralmente os únicos amigos que tem.

Como surgem as tribos urbanas? Geralmente surgem com movimentos de contracultura.

De onde surgiu o termo “tribos urbanas”? Surgiu em 1985, com o sociólogo Michel Maffesoli falando que existiam pequenos grupos que compartilhavam dos mesmos gostos, princípios, etc.

Atualmente existem diversas tribos urbanas diferentes, mas aqui vamos falar de algumas que são as principais tribos.

3.1 Hippies: Surgiu com um movimento de contracultura, tinham como lemas “paradise now” (paraíso agora), “peace and love” (paz e amor).

Os hippies não ligam muito para o modo de se vestir. Geralmente usam roupas leves, coloridas e harmoniosas que condiz com as suas personalidades calmas e relaxantes. Algumas peças comuns são roupas largas ou rasgadas, peças coloridas ou de inspiração indígenas, tatuagens, e também acessórios normalmente de materiais naturais, os cabelos e barbas compridas.

Os hippies hoje me dia continuam com seus estilos inconfundíveis, e claro sempre lutando por “paz e amor”.

3.2 Funkeiros: O funk no Brasil tem como derivado o funk carioca, é basicamente batidas rápidas e músicas sensuais derivadas do Miami Bass, ritmo surgido na Flórida.

No começo as músicas falavam sobre a realidade das pessoas nas favelas, como drogas e armas depois foram criando um estilo erótico falando sobre sexo cada vez mais abertamente.

Hoje em dia o funk que tem maior audiência é o paulistano que ao contrario de carioca que tem suas letras baseadas em apologias, fala sobre ostentação, para eles a felicidade significa dinheiro, mulheres e dinheiro.

Estilo: Geralmente as meninas usam roupas curtas e apertadas (criando a idéia de serem conhecidas como vulgares por outras tribos) e os meninos roupas largas e de marca, afinal ostentação é a meta desta tribo.

Algumas ideologias dos funkeiros são beijar e com sorte ter relações sexuais, dançar muito e tentar se tornar um Mc de sucesso.

3.3 Nerd’s: Termo usado para reconhecer pessoas com grandes conhecimentos em determinadas áreas (anime, tecnologia, jogos, estudo) e também é usado para classificar pessoas tímidas, anti-sociais e até mesmo pessoas atrapalhadas, logo, nerd’s não são as pessoas mais inteligentes.

Os nerd’s se dividem em diversos subgrupos, iremos falar aqui sobre alguns:

3.3.1 Gamer’s: Geralmente as pessoas denominadas assim gostam e tem um grande conhecimento com jogos de vídeo game, computador, etc. Eles também se subdividem em diversos grupos como, retro gamer’s, card’s games, etc.

3.3.2 Geek’s: Aqueles que abrangem um conhecimento sobre tecnologia, ciências e informática.

3.3.3 Otaku: Otaku’s são aqueles que gostam de coisas japonesas, como animes, mangás e sua cultura em geral.

3.3.4 CDF’s: Estes sim são inteligentes em questões de estudo, como matemática, etc.

Os nerd’s são conhecidos por seus suéteres, roupas de moletom ou até mesmo camisas de rock, geralmente não ligam muito para a aparência e sim para o conhecimento.

3.4 Roqueiros: Roqueiros são aqueles que fazem o bom e velho rock, são cantores ou participam de suas bandas criando músicas para seus ouvintes.

Os ouvintes do rock and roll se subdividem em diversas tribos, como:

3.4.1 Grunge: Este termo que significa sujeira e se originou quando começaram a surgir bandas anarquistas, revolucionaria como Nirvana, Alice in Chain e muitas outras. Os grunges querem revolucionar o mundo, como as músicas que criam ou escutam falam e acreditam que com força de vontade isto realmente pode acontecer.

Estilo: Suas roupas descrevem o nome de sua tribo grunge, ou seja, são sujas e desgastadas, geralmente usam all star’s velhos, quanto mais sujo melhor, camisas de bandas e calças rasgadas.

3.4.2 Emos: Esta tribo leva o sentimentalismo ao extremo, são totalmente contra qualquer preconceito, geralmente é considerado um pouco depressivo o que não é o caso (emos depressivos na verdade não existem, são góticos), geralmente são alegres e gostam de sorrir e lutar por ideais como paz e amor e acreditam fielmente em ambos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (90.1 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com