TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRIBOS URBANAS

Por:   •  19/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.432 Palavras (10 Páginas)  •  519 Visualizações

Página 1 de 10

IDENTIDADE SOCIAL E A TEORIA DA IDENTIDADE SOCIAL

 http://www.youtube.com/watch?v=tUJeOb1-mZ0

O termo selfno âmbito da psicologia, pressupõe que o indivíduo tenha conhecimento sobre si, “quem sou eu? ”, e que tenha capacidade de refletir sobre esse conhecimento, criando o sentido de identidade.

É“ (…) usado para se referir à consciência que cada sujeito tem de existir como algo separado de outras entidades e objetos, implicando o conhecimento sobre si próprio e a capacidade de refletir sobre esse conhecimento, que se combinam para criar o sentido de identidade. ” (Aronson, Wilson & Akert, 2005)

Dois processos fundamentais de organização do conhecimento, que o self possui:

– Self pessoal – conhecimento “de si”, refletindo aspetos idiossincráticos do “eu”

– Self social – conhecimento relativo aos grupos a que o sujeito pertence.

Self segundo Carl Rogers “é o entendimento que uma pessoas tem de si mesma, baseada na experiência passada, nos dados presentes e nas expetativas futuras. ”

http://www.youtube.com/watch?v=1BhEj-tI66E

 

IDENTIDADE SOCIAL

“O indivíduo não pode ser desligado da sociedade”

(Turner e Oakes, 1986)

 

Resultante da interação constante com o meio social em que estamos inseridos, a identidade social é associada a uma dimensão emocional e avaliativa da pertença a grupos sociais, por via da autoconsciência que a caracteriza.

Identidade Social é “that part of individual self-concept which derives from his knowledge of his membership in a social group together with the value and emotional significance attached to that membership.”(Tajfel, 1978, p.63)

identidade social é o modo como nos olhamos, identificamos, categorizamos e comparamos nos diversos contextos.

“A identidade social está, por via da auto-consciência que a caracteriza, associada a um significado emocional e avaliativo dessa pertença. ” (Tajfel, 1972)

A Identidade Social traduz a ideia de pertença a um grupo, onde o sujeito desenvolve:

  • Comportamentos competitivos e discriminatórios em relação ao exogrupo
  • Comportamentos de favoritismo em relação ao endogrupo.

Este processo de descriminação também acontece em situações da vida real, envolvendo determinados critérios de categorização e levando em conta processos mais complexos.

http://www.youtube.com/watch?v=0SS0_ylYVB0[a]

 

A TEORIA DA IDENTIDADE SOCIAL

A teoria da Identidade Social nasce da necessidade de um modelo teórico que integre os resultados obtidos quando se investiga a categorização social e as relações intergrupo (Tajfel, Flament, Billig e Bundy, 1971)

Segundo Tajfel e Turner (1979/2001, 1986), que desenvolveram a Teoria da Identidade Social tem por base três características:

1- Categorização Social (o sujeito organiza o mundo social em categorias-tem uma dimensão cognitiva)

2- Identificação Social (o sujeito inclui-se em algumas dessas categorias, aumentando a sua autoestima – tem uma dimensão motivacional)

3- Comparação Social (o sujeito compara o seu grupo com os outros grupos – favoritismo do endogrupo – tem uma dimensão motivacional)

  • dimensão cognitiva, mais está ligada à necessidade que os sujeitos têm de lidar com o excesso de informação, arranjando forma de simplificar a realidade e ganhando informação adicional relativamente a cada elemento do grupo.
  • A dimensão motivacional, mais ligada à necessidade dos sujeitos manterem uma autoestima positiva, com a inserção em grupos sociais.

A Categorização Social tem 3 funções essenciais:

  • Causalidade Social (fornece uma explicação para acontecimentos sociais complexos)
  • Justificação (fornece uma justificação para ações desencadeadas contra determinados grupos)
  • Diferenciação (diferenciar positivamente o endogrupo do exogrupo)

http://www.youtube.com/watch?v=YcRNQtvOCbc

FONTE: https://famapisco.wordpress.com/identidade-social/

[b]

Teoria da Identidade Social

Por  Hélio Teixeira

1A Teoria da Identidade Social (TIS) é uma perspectiva com vocação de grande teoria, tendo em conta a multiplicidade de fenômenos psicossociológicos, incluindo os processos de grupo, que pretende explicar.

Tem a sua origem em autores europeus, tendo vindo a exercer uma influência significativa no campo da Psicologia Social, tornando-se uma presença crescente nas publicações de maior impacto internacional no campo.

A IDEIA MAIS REVOLUCIONÁRIA E PERTURBADORA INTRODUZIDA PELA TIS RESIDE NUMA NOVA VISÃO DO QUE É UM GRUPO… REFIRO-ME AO PARADIGMA DO “GRUPO MÍNIMO” QUE ALARGA CONSIDERAVELMENTE O CONCEITO DE GRUPO, O QUAL PASSA A ABRANGER TODA E QUALQUER SITUAÇÃO RESULTANTE DE UMA CATEGORIZAÇÃO SOCIAL. O GRUPO PASSA A SER CONSIDERADO COMO “COSA MENTALE”, SÃO OS GRUPOS QUE ESTÃO NOS INDIVÍDUOS E NÃO OS INDIVÍDUOS QUE ESTÃO NOS GRUPOS.

A ideia mais revolucionária e perturbadora introduzida pela TIS reside numa nova visão do que é um grupo, e isto tanto do ponto de vista ontológico como epistemológico. Refiro-me ao paradigma do “grupo mínimo” que alarga consideravelmente o conceito de grupo, o qual passa a abranger toda e qualquer situação resultante de uma categorização social. O grupo passa a ser considerado como “cosa mentale”, são os grupos que estão nos indivíduos e não os indivíduos que estão nos grupos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (155.1 Kb)   docx (21.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com