TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Tribos Urbanas

Por:   •  30/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.440 Palavras (14 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 14

                   

[pic 1]

Curso de Engenharia Básico

TRIBOS URBANAS

Motociclista

Claudio Batista de Andrade

Adriano Murba de Oliveira

Helena Luisa de Carvalho

Bianca Harue Dobashi

Bruno Brito Oliveira

Daniela da Silva

Egídio C. Fojo

Michel Ferreira Leonini

B517FJ0

B724FE-5

B81HFI-3

B76755-3

T345HC-0

B74698-0

BE780IG-0

B745CG-7

EC1P01

EN1P01

EC1Q01

EC1Q01

EC1P01

EN1P01

EN1P01

EC1P01

São Paulo

Maio 2013

   [pic 2]

TRIBOS URBANAS

Motociclista

Trabalho apresentado à disciplina Homem e Sociedade, do Profº. Adriano; para obtenção de nota relativa ao 2º prova de NP2 do Curso de Engenharia Civil e Elétrica do Primeiro Semestre/2013.

São Paulo

Maio 2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

Quem nunca andou pelas ruas e se deparou com uma destas tribos, na teoria a rua e território de todos mais, se você andar pela cidade você vai ver que ás tribos estão ai, reivindicando seu espaço, dos mais velhos as novas gerações, com seus visuais diferenciados, estilo de musica  que representam suas ideologias. Devido a este choque de cultura e ideologia, a rivalidade entre elas e que fala mais alto. Um fato marcante foi quando carecas do ABC obrigaram dois jovens a pular de um metrô em movimento, onde estes conflitos vem aumentado bastante. Porem, não e só de violência que gera em torno destas tribos, existem grupos que incentivam o esporte, cultura, lazer, projetos sociais, etc... voltada para filantropia.  E é seguindo este conceito que nosso trabalho foi desenvolvido. Fomos ao encontro de um grupo de motociclista praticante do ( Moto Turismo ), no Bar Rancho Itaim, o grupo denominado “ Carpe Dien “ que significa “ Viva o Momento “ fundado em 2004, e uma associação não Governamental, que possui como objetivo a promoção sem fins lucrativos, de atividades sociais, culturais, filantrópicas e esportivas, tendo como foco comum as atividades relacionadas ao moto turismo.

O grupo conta com um presidente ( Cezinha ), e com todo um apoio organizacional , dentre os integrantes pertencentes ao grupo, encontrasse dos mais diversos matizes da sociedade brasileira, desde industria, médicos, magistrados, aeronavegantes e militares. Na entrevista com o presidente                        ( Cezinha ) além de nos contar um pouco da historia do grupo, ressaltou um pouco da diferença entre Motoqueiro x Motociclista, contamos também com o casal Pedrini e Odisseia, falando um pouco da comissão de filantropia do grupo, A integrante americana Linda, de New Jersey, nos falando como e ser integrante do Carpe Dien e com o integrante Junqueira, coordenador de comissão de Passeio nos relatando como funciona toda a parte de organização das viagens, o numero de integrantes que formam o grupo Carpe Dien e o total de 1000 integrante, no Brasil, EUA, Espanha e Portugal.

TRIBOS URBANAS

Quem já não cruzou nas ruas com um grupo de pessoas com corte de cabelo, roupa de cor exótica, cheios de correntes, anéis, calça jeans toda rasgada, comportamento diferenciado, exibindo sua ideologia, sem contar com o preferencia musical, e saiu se perguntando que pessoas são essas, que mensagens elas querem passar?

Sem dúvida, você acabou de conhecer uma Tribo Urbana.  Expressão essa que foi usada em 1985, pelo sociólogo francês Michel Maffesoli. Após três anos a expressão ganhou repercussão através da publicação do sociologo, do livro "Le temps des tribus: le déclin de l'individualisme dans les sociétés postmodernes" (O Tempo das Tribos: O declínio do individualismo nas sociedades de massa).
Com intuito principal de estabelecer uma rede de amigos, com normas, leis, códigos e estilo próprio, as tribos urbanas são encontradas em sua maioria em grandes metrópoles, que a cada dia aumentam seus adeptos.

Hippies, Punks, Grungers, Rappers, Pagodeiros, Clubbers, Surfistas, Geeks, motocislitas, entre outros, são alguns exemplos conhecidos que estruturam essa tribo que se diferencia pelo seu visual.

Essa diferença que muitas vezes causam estranhezas (conflito), entre essas tribos. Desde a década de 60, na Inglaterra tem sido registrado este confronto, que dia a dia vem crescendo.

Segundo o sociológo essas tribos possuem pensamentos instáveis e abertos, dando a eles opções de cada um mudar de um grupo para o outro.

Com conceito ligado a liberdade de expressão da cultura jovem, as tribos se destacam pelos valores diferentes dos que estão acostumados. Ao criar uma tribo o individuo busca ser um diferencial, formando identidade própria, a partir daí mostram suas características.

Tais pluralidades como liberdade, construção de personalidade, comportamento, sejam acima de tudo objetivos para essas tribos buscarem um lugar em meio a sociedade, sem preconceitos e desigualdades.

MOTOCICLISMO

                                                           

 Motociclismo teve inicio na França, em 1790, pelo criativo Conde de Svrac quando este uniu duas rodas do mesmo tamanho por meio de uma tabua de madeira. A princípio este estranho veículo foi batizado de celerífero, após esta descoberta foi um sucesso entre os jovens da época, porém este veículo tinha alguns problemas de direção.

Somente em 1817, o alemão Barão Drais, aperfeiçoou o celerífero, colocando um eixo vertical e um garfo na roda frontal, o que permitia guiar. Logo após o alemão inventou o biciclo, um primitivo velocípede, com roda traseira de diâmetro diferente, para que a pedalada rendesse mais impulsão ao veículo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)   pdf (544.1 Kb)   docx (707.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com