TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UMA ANALISE SOBRE O COTIDIANO DE GILVANA ALMEIDA MOURA

Por:   •  3/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  516 Palavras (3 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA

CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE IMPERATRIZ - CESI

DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA

CURSO DE GEOGRAFIA  4° PERIODO

LEONARDO ALMEIDA MOURA

UMA ANALISE SOBRE O COTIDIANO DE GILVANA ALMEIDA MOURA

(Revendedora dos produtos Natura e Boticário)

IMPERATRIZ-MA 2015

LEONARDO ALMEIDA MOURA

        

Etnografia  apresentado a Universidade Estadual do Maranhão – Centro de Estudos Superiores de Imperatriz, ao Departamento de Geografia para obtenção de nota, na disciplina de Sociologia da Educação.

Prof°: Natividade Silva

IMPERATRIZ-MA2015

ETNOGRAFIA

 UMA ANALISE SOBRE O COTIDIANO DE GILVANA ALMEIDA MOURA

(Revendedora dos produtos Natura e Boticário)

O presente trabalho etnográfico busca relatar o cotidiano de Gilvana  Almeida Moura, que reside na Avenida mota e silva, bairro centro, na  cidade de Senador La Rocque-ma, tem 36 anos e, e atual no mercado de trabalho como revendedora dos produtos natura e o boticário, seu campo de revenda é principalmente a cidade de Senador  La rocque e Amarante-ma , ela atua nesta área á cinco anos e afirma que é um ramo bastante interessante, o maior problema esta na descontinuidade das vendas, pois em alguns período do ano as vendas costumas cair bastante, mais e por outro lado nas datas comemorativas, natal, dia das mães, dia dos namorados entre outros as vendas de perfumes e cosméticos costumam ter uma grande alta.

Seu local de trabalho é na sua própria residência, Gilvana também costuma visitar seus clientes frequentemente, mostrando a eles as novidades e os lançamentos de novos cosméticos, sempre que pode ela costuma visitar a cidade de Amarante do Maranhão, local onde  possui uma grande quantidade de clientes e amigos, seu principal produto de revenda são os perfumes, pois ela afirma que são bastante procurado por seus clientes, nos melhores meses de venda ela costuma ter uma lucratividade de mil reais.

Ao observar seu cotidiano pude perceber que seu trabalho é mais uma renda extra, pois ela é aposentada e sua profissão como revendedora não atrapalha o desempenho de suas atividades dentro de casa, ela sempre acorda cedo pra cuidar nos afazeres de casa, na maioria das vezes são seus clientes que a procuram para realiza a compra de algum cosmético. É um trabalho bastante tranquilo, pois ele tem a comodidade de passar a maior parte do dia em casa.

Sempre quando chega um novo clico de revista ela costuma visitar a cidade de Amarante pelo menos duas vezes por mês, ela também conta com a ajuda de sua filha mais velha Patrícia Almeida Moura, que é professora na cidade de Senador La Rocque e Imperatriz-ma, mais sempre que possível está ajudando sua mãe com as vendas de produtos.

Um grande problema que ela encontra no seu trabalho é a falta de compromisso de pagamento de alguns clientes, pois ela sempre costuma parcelares as compras de sua clientela em três vezes, mais alguns atrasam muito e às vezes nem pagam o que comprou. Gilvana tem uma lucratividade de 30 por cento nos produtos Natura, e 15 por cento nos produtos o Boticário, os produtos mais procurados são da Natura, pois tem um valor menor, e são mais apreciados pelos clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (68.2 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com