TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE E MAPAS DA ÁREA OBJETO DE ESTUDO (AOE) BAIRRO DE CABO BRANCO – RAIO DE 500M A PARTIR DA RUA ALICE ALMEIDA, 94

Por:   •  13/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  492 Palavras (2 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIPÊ – CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA
PRÓ-REITORIA DE ENSINO E GRADUAÇÃO
COORDENAÇÃO DE ARQUITETURA E URBANISMO

Disciplina: Geoprocessamento / Turma: E
Professora: Priscila Pereira Souza de Lima

Aluno: Augusto César de Lucena – Matrícula: 1610013614

ANÁLISE E MAPAS DA ÁREA OBJETO DE ESTUDO (AOE)
BAIRRO DE CABO BRANCO – RAIO DE 500M A PARTIR DA RUA ALICE ALMEIDA, 94

JOÃO PESSOA-PB
JUNHO DE 2018

SUMÁRIO

1. MAPA DE LOCALIZAÇÃO DA ÁREA OBJETO DE ESTUDO (AOE)

2. MAPA DE CURVAS DE NÍVEIS - TOPOGRAFIA

3. MAPA DE USO E OCUPAÇÃO

4. MAPA DE GABARITO

4.1 IMAGENS 3D DO MAPA DE GABARITO DA AOE

1. MAPA DE LOCALIZAÇÃO DA AOE- CABO BRANCO

A Área Objeto de Estudo (AOE) está localizada num raio de 500m a partir da Rua Alice de Almeida, 94 – Bairro de Cabo Branco, Zona Leste da cidade de João Pessoa-PB. De acordo com o censo do IBGE (2010), o bairro do Cabo Branco, tem uma população de aproximadamente 7.906 habitantes, com a taxa de ocupação de domicílios em 74,2%, tendo uma média de 3 moradores por domicílio. É um bairro predominantemente residencial e de forte apelo turístico, por isso contém diversos comércios, hotéis e serviços voltados ao turismo, sua população é composta, em sua grande parte, por pessoas de classe média-alta. Limita-se a Oeste com o Altiplano, a Leste com o Oceano Atlântico, a Norte Tambaú e a Sul com a Praia do Seixas.

[pic 2]

2. MAPA DE CURVAS DE NÍVEIS- TOPOGRAFIA

A área a ser analisada tem um total de 785 Km² e um perímetro de 3.140m, possui uma acentuada declividade, começando na parte leste ao nível do mar (0m) e inclinando no sentido oeste positivamente é a altura de 40m.

Na porção Sul e Sudoeste da AOE existem diversos lotes vazios por se tratar de novos loteamentos residenciais, também destacamos 2 extensas Áreas de Preservação Permanentes (APP), a primeira APP “corta” a AOE de Noroeste a Sudeste, está situada em uma encosta com diferença de níveis de 40m, área total de 81.467m² e abriga uma importante reserva de Mata Atlântica, a segunda APP está localizado a Norte, Nordeste e Leste da AOE, configura-se como APP pois trata-se do Oceano Atlântico, berço de diversas espécies de vida marinha e possui uma área total de 263.815m².

[pic 3]

3. MAPA DE USO E OCUPAÇÃO

Ao analisar o mapa nota-se que área objeto de estudo é ocupada predominantemente por edificações residenciais, porem existem tambéns algumas edificações de serviços como hotéis, e comércio local é predominantemente formado por bares e restaurante, além também de contar com prédios institucionais a exemplo da “Fundação Casa de José Américo” localizado na porção Leste da AOE e o “Colégio Motiva Oriental” localizado na porção Oeste da AOE.

[pic 4]

4. MAPA DE GABARITO

Ao analisar o mapa nota-se que na área objeto de estudo é composta por edificações de diversas tipologias, indo do pavimento 1 até o pavimento 14, contudo vale salientar que a sua grande maioria das edificações vão de 2 a 4 pavimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (682.9 Kb)   docx (571.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com