TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UMA ANÁLISE DA FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA

Pesquisas Acadêmicas: UMA ANÁLISE DA FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  992 Palavras (4 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 4

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

IVANILSE BRITO MORAIS

UMA ANÁLISE DA FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA

Capanema - Pa

2013

IVANILSE BRITO MORAIS

UMA ANÁLISE DA FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA

Trabalho apresentado ao Curso de graduação em Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como atividade de Produção Textual Individual para obtenção de nota simestral, para as seguintes disciplinas:

Sociologia e Serviço social

Prof. Sergio Goes;

Ética, Politica e Sociedade

Prof. Márcia bastos;

Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do SSOC II

Prof. Adarly Rosana;

Psicologia social

Prof. Lineia Rampazzo.

Capanema - Pa

2013

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO. -----------------------------------------------------------------------------------04

2. DESENVOLVIMENTO. --------------------------------------------------------------------------05

2.1 Tipos de modelos familiares e seus arranjos existentes em nossa sociedade. -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------05

2.2 Analise crítica sobre um dos arranjos familiares. ----------------------------------------05

2.3 Valores que fundamentam a família contemporânea. ----------------------------------06

3. CONSIDERAÇÔES FINAIS. -------------------------------------------------------------------07

4. REFERÊNCIAS. ----------------------------------------------------------------------------------08

1. INTRODUÇÃO

A família contemporânea surge a partir de uma série de transformações históricas, sociais e econômicas. Bem como, o surgimento da mulher no mercado de trabalho que antes era voltada somente para submissão do marido e administração do lar. Com o processo do capitalismo e autonomia própria do ser humano, fez com que os laços tradicionais, as crenças e os relacionamentos sociais da antiguidade, fossem se perdendo aos poucos por novos modelos de vida das pessoas.

No qual, as configurações de famílias formadas como monoparentais, homoafetivas, consensuais, nucleares ou tradicionais vem crescendo de forma demasiada no modelo de vida contemporânea. Porém esse desenvolvimento tem repercutido de forma muito ampla na sociedade, pois há uma liberdade expandida de pensamento individual ou escolha livre do ser humano que antes era tomada somente pelo pai chefe da família.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 Tipos de modelos familiares e seus arranjos existentes em nossa sociedade.

Segundo Uziel (2004), família é um conceito que emerge da relação social e, portanto, acompanha as transformações que ela sofre. Antigamente a família era vinculada ao conceito de casamento. Com a modificação da posição da mulher na sociedade, adquirindo autonomia, as famílias também tomaram novas formas.

Aqui representadas por quatro tipos básicos de arranjos familiares, sendo ela nuclear ou tradicional, monoparental, homoafetiva e união consensual.

A Nuclear é formada pelo pai e mãe em que estão presentes no mesmo domicilio, no qual os filhos são de geração dos mesmos, que ambos convivem.

A família monoparentais composta por apenas um dos progenitores: pai ou mãe. Os motivos que possibilitam essa estrutura são diversos. Englobam causas circunstâncias como morte, abandono ou divorcio. Que ficam vivendo com filhos sem depender do parceiro.

A união consensual é quando o casal opta a viver de forma informal como sem casamento, morar em casas separadas ou pessoas recém-separadas que acabam não assumindo novos relacionamentos.

Portanto a união homoafetiva é formada ou composta por individuo do mesmo sexo, que desejam o reconhecimento de seus direitos pela formação da parceria através de lei, para ter todo o direito como existente de marido e mulher na sociedade.

2.1 Analise crítica sobre um dos arranjos familiares

Família Nuclear é composta pelo pai mãe e filhos. Seus princípios estão ligados aos pensamentos a antiguidade, como o pai ser o administrador da parte financeira e a mãe tomar de conta da casa e filhos, como antes era de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com