TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma Análise Da Familia Contemporânea

Artigo: Uma Análise Da Familia Contemporânea. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  791 Palavras (4 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo aprofundar os conhecimentos na questão de tipos de família que foram formadas de acordo com as mudanças ocorridas na nossa sociedade, dando um destaque ao modelo de família monoparental, que teve um grande crescimento ao longo dos anos, mostrando assim a grande luta da mulher chefe-de-família.

2 DESENVOLVIMENTO

Tipos de Famílias Contemporâneas:

• Tradicional:

Constituída por dois adultos de sexo diferentes e que vivem maritalmente com seus filhos biológicos ou adotados.

• Monoparentais:

Constituída por apenas um adulto, na maioria dos casos, a mulher e seus filhos. Várias ocasiões podem ocasionar a monoparentalidade, como por exemplo a separação/divórcio, viuvez ou a geração por parte de uma mulher solteira.

• Famílias Recompostas:

Os segundos casamentos podem ocorrer em várias circunstâncias e em diferentes combinações possíveis:

- Pode ocorrer o segundo casamento entre pessoas jovens que não trazem filhos do casamento anterior.

- Pessoas que já possuem filhos frutos do casamento anterior e veem viver com o novo cônjuge.

• Coabitação:

É cada vez mais frequente entre os jovens, é como se fosse um período de “experiência” de vida em comum, antes de se oficializar a união.

• Casais Homossexuais:

A evolução da mentalidades tem possibilitado a estabilização de relações entre os homossexuais que optam por viver em matrimônio.

Em alguns países, como por exemplo Portugal, o casamento homossexual já foi homologado.

Vou dar um destaque maior em um arranjo de família existente em nossa sociedade, por ter um caso em minha família, no caso a minha irmã vive nesse modelo, escolhi falar um pouco mais sobre a Família Monoparental.

As famílias formadas por um dos pais ocorre tanto pela vontade de assumir a paternidade ou a maternidade, sem a participação do outro genitor, quanto pode acontecer por situações alheias à sua vontade, como pela viuvez ou o abandono. Um caso típico das mães solteiras, cada vez mais mulheres optam por viverem só, mas sem abrir mão da maternidade, esta também é uma forma de realização pessoal.

Outra situação muito comum hoje em dia, é o divórcio, em que o pai ou a mãe assume a guarda dos filhos, e o outro conserva o direito de visita.

As mulheres chefe de família, são também mães-de-família, acumulam uma dupla responsabilidade, ao assumirem o cuidado da casa e dos filhos e também o sustento dos seus dependentes. Muitas vezes essas mães que também são o “pai” e chefe de família, saem de casa bem cedo para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com