TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma analise de Politica Internacional baseada no modelo universitário de diplomacia

Por:   •  17/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  366 Palavras (2 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Estadual da Paraíba – Campus V

Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas

Curso de Relações Internacionais

Disciplina: Política Internacional          

Semestre Letivo: 2015.01

Professora: Jan Marcel

Aluna: Jéssica Rodrigues de Santana

O presente relatório tem como intuito abordar alguns elementos de Política Internacional debatidos no Modelo Universitário de Diplomacia – MUNDI – o primeiro simulador de Organizações Internacionais, criado por estudantes de Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba. Este ano, o MUNDI realizou sua sétima edição e proporcionou sete comitês para discursão. Dos debates acalorados que permeou todo o MUNDI, aqui será discorrido sobre o comitê do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas – CDH - no qual apresentou como tema: “Criminalização e Descriminalização da imigração regular na Europa associadas às práticas xenofóbicas contra migrantes”.

Assim sendo, características que compõe a Política Internacional foram utilizadas como fundamento para nortear os debates. Deste modo, é possível citar elementos como o sistema internacional, onde são realizadas reuniões regulares de interesse de toda a comunidade internacional. No caso, da 29ª reunião do conselho de direitos humanos das Nações Unidas âmbito em que a simulação tentou recriar a comunidade internacional presente eram alguns Estados, principalmente, países que compõe a União Europeia e algumas Organizações não governamentais – ONG - como a Amnesty International e a The European Network Against Racism – ENAR.

Outro elemento bem marcante nos debates foi à soberania dos Estados, sobretudo, a dos países europeus. Desse modo, apresenta-se um grande desafio para os estados europeus conciliares suas políticas internas imigratórias de modo a não se desvincular das políticas adotadas pela União Europeia. Vale salientar que outros países como Estados Unidos e Brasil, também representados na simulação apresentam grandes dificuldades, assim como os estados europeus, na regulamentação da imigração em seu território, além disso, se demostra o enorme empecilho que é desenvolver políticas para combate de práticas xenofóbicas contra migrantes.

Por todos os motivos acima delineados, é compreensível a suma importância do conhecimento da Política Internacional no debate aqui abordado. Entendendo de que forma os elementos da Política Internacional estão presentes no cenário internacional é possível fazer uma análise melhor da conjuntura que permeia as Relações Internacionais, e assim sendo, contribuir significativamente na sua evolução.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (88.1 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com