TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma visão sobre o Pantera negra

Por:   •  25/8/2017  •  Ensaio  •  773 Palavras (4 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA

Tópicos especiais em ciências sócias VII – Política em Quadrinhos

Prof. Dr. Darlan Montenegro

Eduardo Miranda de Paula

201531012-4

                     

Seropédica

2017


O Pantera Negra

A história escolhida para o desenvolvimento do trabalho, apesar do personagem a ser analisado não levar o nome da historia, serve bem pra ilustrar as reflexões obtidas através da analise do mesmo. Trabalharemos o quadrinho da Marvel O Quarteto Fantástico Nº 55 e 56, onde vemos a primeira aparição do personagem Pantera Negra. A revista surge num momento de efervescência politica criada pela luta pelos direitos civis americanos na década de 60, onde víamos os negros dos Estados Unidos organizados e dispostos a lutar por direitos iguais. Aproveitando-se desse momento, a empresa cria um personagem negro que possui as principais características de heróis que eram padrão para sua época, como a identidade secreta, o alter-ego e o uniforme.

Na trama, é contada a história do príncipe de Wakanda, um guerreiro chamado T’challa responsável por cuidar da maior reserva de vibranium do mundo. O pai de T’challa, T’chaka, o rei anterior, acaba sendo assassinado ao se recusar a entregar as reservas de Vibranium de seu país a um criminoso estadunidense, T’challa, que jura vingar-se do assassino de seu pai, viaja pelo frequentando as melhores escolas de todo hemisfério para se tornar um cientista. Ao voltar para Wakanda, foi logo coroado rei como sucessor de seu pai, e depois da cerimonia de iniciação, ingeriu uma erva que expandiu sua força, agilidade e sentidos que agora eram parecidos com o de um felino, vestindo o traje cerimonial que simbolizava o animal sagrado de seu povo, T’challa torna-se a partir daí o Pantera Negra.

Com os recursos obtidos com a manufatura e comercialização do Vibranium, T’challa consegue acumular uma grande fortuna e assim transforma Wakanda  na nação mais “superdesenvolvida” tecnologicamente de todo o mundo. Na sua primeira aparição o Pantera Negra envia um comissário aos Estados Unidos para convidar o Quarteto Fantástico para uma visita ao seu país, porém quando chegam lá, são atacados e derrotados um a um pelo Pantera Negra, que na verdade queria somente testar seus poderes em preparação para o enfrentamento do assassino de seu pai.

O que é interessante de se notar -mesmo sabendo que o personagem é lançado três meses antes da criação do partido- é que apesar do momento histórico propício para usar o Pantera Negra como símbolo do movimento pela luta dos direitos civis, a editora não o fez, pelo contrario, esforçava-se para mostrar que o personagem não estava vinculado a nenhum discurso politico. Tanto que, anos depois de sua criação, o personagem teve seu nome trocado por Leopardo Negro, numa clara tentativa da editora e de seu criador Stan Lee de evitar associações com o Partido dos Panteras Negras, movimento que praticava uma resistência radical dentro do movimento pela liberdade e direitos civis americanos. Todavia, o nome Leopardo negro acabou não agradando muito o gosto popular e logo após o lançamento o nome voltou ao original.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (121.8 Kb)   docx (23.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com