TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Universalização dos Direitos

Por:   •  19/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.249 Palavras (5 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

TRABALHO EM GRUPO – TG

Aluno: Alba Nazaré Gonçalves Reis Marques      RA: 1401431

PÓLO

Lagoa Santa

2015

Alba Nazaré Gonçalves Reis Marques

Trabalho em Grupo

Trabalho de Alba Nazaré Gonçalves Reis Marques apresentado à Universidade Paulista - UNIP, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Estudos Disciplinares.

                                                 

Lagoa Santa

2015

1 INTRODUÇÃO        4

2 DESENVOLVIMENTO        5

3 CONCLUSÃO        

4 REFERÊNCIAS        

  1. Introdução                                                                                4

Este trabalho objetiva explanar sobre a atuação do profissional do Serviço Social frente as dificuldades encontradas para garantir a universalização dos direitos sociais.

  1. Desenvolvimento                                                                        5

TRABALHO EM GRUPO (TG)

CURSO: SERVIÇO SOCIAL

BIMESTRE: 4º TURMA

PROFESSORA: AMARILIS TUDELLA

Questão 1. Enfatizamos a atuação do Assistente Social na contemporaneidade pautado em seu código de ética e no projeto ético político a partir do movimento de reconceituação, superando a visão unilateral que havia sobre a profissão. É neste terreno de contradições que os assistentes sociais pautados neste projeto e sem abrir mão da crítica, fazem de seu cotidiano um agir comprometido com a universalização do acesso aos direitos, enfocando a legitimação social da profissão. Contudo, é na defesa da efetivação dos direitos que os assistentes sociais são capazes de criar caminhos estratégicos, visando a construção de vias de igualdade, tendo claro que no modo de produção capitalista a cidadania aparece de forma camuflada e contestadora – haja vista que a verdadeira cidadania está atrelada à universalização do acesso, equidade, justiça social e políticas sociais como direito. Como é feita a mediação entre o profissional assistente social e a demanda por ele atendida nessa perspectiva de universalização do acesso aos direitos sociais?

Bom trabalho!

Referência: IAMAMOTO, M. V. O Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. Rio de Janeiro: Cortez, 2010.

                                                                                        6

Desde o surgimento do Serviço Social, em 1930, o profissional se depara com grandes desafios para garantir a universalização dos direitos sociais. No início, com o capitalismo, havia muita violência, empobrecimento extremo, exclusão social; várias questões sociais que exigiram da profissional uma evolução no seu conhecimento teórico-metodológico, ético-políticos e técnico- operativo para prática e aplicação das políticas públicas.

Com o aumento dos conflitos de cunho físico, moral, intelectual, sexual e psicológico foi exigido maior participação do assistente social, mediando as problemáticas de desigualdade, avaliando individualmente cada caso e propondo soluções criativas para efetivar os direitos sociais de forma planejada e organizada.

“(...) exige-se um profissional qualificado, que reforce e amplie a sua competência crítica; não só executivo, mas que pensa, analisa, pesquisa e decifra a realidade” (IAMAMOTO, 1997, p.31).

O Serviço Social tem se adaptado tendo em vista as mudanças sociais, culturais e econômicas, de modo que todos tenham acesso a bens e serviços e garantidos seus direitos, sendo ativo no processo das politicas públicas. As maiores dificuldades são encontradas no que tange a grande demanda e pouca oferta , visto que os programas do governo na prática não são tão abrangentes como na teoria e muito burocráticos, o que requer do profissional um desenvolvimento social inclusivo para todos.

Conforme estabelecido no Código de Ética do Assistente Social de 1993 no Art.3º a “desempenhar suas atividades profissionais, com eficiência e responsabilidade, observando a legislação em vigor”, sendo ás vezes necessária a intervenção de profissionais de outra área para que o indivíduo tenha seus direitos preservados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (108.9 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com