TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Universidade Federal do Tocantins

Por:   •  12/9/2022  •  Resenha  •  923 Palavras (4 Páginas)  •  65 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDAE FEDERAL DO TOCANTINS

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE MIRACEMA

CURSO SERVIÇO SOCIAL

VANESSA NUNES OLIVEIRA CARNEIRO

MIRACEMA DO TOCANTINS,

2021

[pic 3]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Trabalho apresentado à Universidade Federal do Tocantins, campus de Miracema como um instrumento de avaliação e de conhecimentos da disciplina de Serviço Social e Conceito de Família, no 6° período, sob orientação da Profª. Giselli Tamarozzi.

Miracema do Tocantins

2021

DISCIPLINA: SERVIÇO SOCIAL E CONCEITO DE FAMÍLIA

REFÊNCIA: ENGELS, F. A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado. Cap. 1 – Tópico II A Família p. 28 a 91.

DISCENTES: Vanessa Nunes Oliveira Carneiro

TEMA: A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado

Palavras-Chaves: Icnografia, família, criança, linhagem, laços sanguíneos, mulher.

ASSUNTO DISCUTIDO:

A passagem da criança e da família vai partir de uma imagem e icnográfica antes do século XIV.

A importância da família, o autor faz uma análise das imagens da família de que modo as transformações se dão, da passagem do modelo de família medieval para o modelo de família moderno.

A icnografia profana medieval é uma icnografia ao ar livre porém antes do século XIV portanto as cenas no interior das casas no âmbito privado era bastante raras, a partir de então elas passam se tornará cada vez mais frequentes, a vida familiar se estende para as ruas aonde passam a relatar mais a dinâmica da vida privada nos retratos, não é que a cena do exterior elas vão sumir elas continuam acontecendo em forma de paisagens e outros porém as cenas de interior elas se tornam mais frequentes.

No texto é retratado que a partir do século XVI o retrato de família se liberou de sua função religiosa foi de certa forma expulso dos das pinturas a imagem religiosa, a imagem religiosa passou a ser representada apenas sobre uma pequena imagem pendurado na parede no fundo, eles retiram o santo de devoção da imagem central do quadro e passam a querer se ver ali.

As crianças começam a aparecer nos retratos da família as obras passam a mostrar o interior das casas.

Ariés aborda sobre a organização familiar que passa a acompanhar a ordem política da época e ainda pontua sobre a passagem da organização pela solidariedade de linhagem para família conjugal.

O sentimento de linhagem e marcado pela ideia de proteção e preservação, conservação integridade, no sentido de preservar a linhagem já a família conjugal é onde se prioriza a casa, o governo da casa e a vida nela.

O sentimento de linhagem era o único de caráter familiar conhecido na idade média.

E quando as instituições políticas podem oferecer garantias os laços se afrouxam e a família conjugal se fortalece no movimento dilatação e contratação

E é por isso que ele vai dizer que a organização familiar vai acompanhar os movimentos políticos,

 A família moderna se organiza a partir do século XIX ao passo que a criança vai sendo centralizada, a mulher torna-se incapaz e os poderes do marido vão se engrandecendo.

“passará se, portanto atribuir a família o valor que a autora se atribuía a linhagem ela torna-se a célula social, à base dos Estados, o fundamento do poder monárquico”. (p.214)

Percebe-se que a criança nem sempre foi o centro e a mulher nem sempre foi incapaz e que os poderes do marido nem sempre foram os últimos e os principais.

O autor pontua que nem sempre a igreja deu importância para a para organização familiar. A santificação da vida leiga familiar vai acompanhando o sentimento nascente de família passa-se então a surgir certo tipo de religiosidade na família, as três forças afetivas a religião religiosidade o sentimento de infância e o sentimento de família através de reuniões entorno da mesa. A família sagrada ela passa a ser o modelo para todas as outras famílias.

CONCLUSÃO

Como podemos perceber Ariés nos traz sobre a construção da família, como vem se modificando ao longo dos anos, e a partir das analise icnográficas conclui-se que o sentimento de família era desconhecido na idade média.

A concepção de família foi construída historicamente e socialmente pois não existia uma organização familiar, como Ariés coloca em sua obra a família era algo privado.

A família conjugal moderna apresentada no texto surge em consequência da evolução, e essa evolução que a família vai se dando vai enfraquecendo os laços sanguíneos. No texto afirma que o sentimento de linhagem era o único sentimento familiar conhecido na idade média.

Quando a família moderna começa a se desenvolver a partir do século XIX, observamos que a partir daí a mulher já começa a ser minimizada de certa forma, pois o homem passa a ter uma autoridade maior na casa, sobre a esposa e filhos, levando a mulher a tornar-se cada vez mais submissa.

As mulheres naquela época eram oprimidas em relação patriarcado, onde literalmente eram dominadas aos homens, as mulheres eram proibidas e rejeitadas em relação ao trabalho, para os homens as mulheres é um sexo frágil, e que não consegue fazer o mesmo trabalho do que um homem, outro gênero que sofrem ataques pelo patriarcado é travestir, transexuais e outros gêneros.

Já pelo sistema capitalista o modelo patriarcado tinha seus benefícios, pois as mulheres engravidavam constantemente, dessa forma produziam um exército reserva para a mão-de-obra em benefício do capital e para fins lucrativos para os homens, além do domínio sobre as mulheres.

A desigualdade sociocultural existente entre homens e mulheres é causa da discriminação masculina em que coloca o sexo feminino numa posição inferior na sociedade, essa desigualdade é identificada nos papeis que a sociedade atribui a homens e mulheres, papeis estes que Inclusive até os dias de hoje se vivencia lutas constantes de prol de se desconstruir isso.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (94.5 Kb)   docx (45.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com