TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uso de crack na adelescencia

Por:   •  14/5/2015  •  Artigo  •  3.098 Palavras (13 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 13

USO DE CRACK E OS DANOS À SAÚDE NA ADOLESCÊNCIA.

The use of crack and damage suade in adolescence

Gabrieli J, Natielly M, Gabrielly S, Tamires R.

Centro universitário da grande dourados. Dourados, MS.

RESUMO

OBJETIVO: Mostrar os diferentes danos que o uso do crack pode ocasionar na saúde do adolescente. Esclarecer que o uso de crack na adolescência pode causar danos físicos e psicológicos para o usuário.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: Pesquisa bibliográfica nas bases de dados de livros, teses, artigos e dissertações publicadas sobre o uso do crack na adolescência e os danos causados à saúde e aplicação de um questionário para alunos do ensino médio da escola estadual professora Bernadete leite da cidade de JATEÍ-MS. O questionário foi aplicado em 40 alunos no ano de 2014, o conjunto de cada questão e suas respectivas respostas originou um relatório específico que foi interpretado individualmente.

ANÁLISE DOS RESULTADOS: O perfil predominante dos adolescentes entrevistados foi de homens e mulheres, na faixa etária entre 14 e 18 anos, solteiro, sem formação acadêmica e de alta e baixa classe socioeconômica. Na pesquisa constatou-se que nenhum adolescente faz uso de crack, mas que alguns já usaram ou já tiveram a vontade de experimentar.

CONCLUSÕES: uso do crack na adolescência tem causado varias complicações no desenvolvimento e na saúde do adolescente. Observou-se que alguns adolescentes já tiveram vontade de experimentar ou conheciam pessoas que já fizeram uso.

Palavras-chave: O uso do crack. Adolescente. Riscos á saúde.

ABSTRACT

OBJECTIVE: To show the different damages that crack use can lead to adolescent health. Clarify that crack use in adolescence can cause physical and psychological harm to you.

METHODOLOGICAL PROCEDURES: Literature search in the databases of books, theses, articles and dissertations published on crack use in adolescence and damage to health and a questionnaire for high school students from state school teacher Bernadette milk city JATEÍ-MS . The questionnaire was administered to 40 students in 2014, the number of each question and their answers originated a specific report which was interpreted individually.

ANALYSIS OF THE RESULTS: The predominant profile of adolescents was interviewed men and women, aged between 14 and 18 years old, single, with no formal employment relationships, high and low socioeconomic class. In the survey it was found that no teenager makes use of crack, but some have used or have had the will to try.

CONCLUSIONS: crack use in adolescence has caused several complications in the development and adolescent health. It was observed that some teens will have had experience or know people who have already used.

Keywords: Using crack. Teenager. Risks to health

INTRODUÇAO

Consumir drogas é uma prática humana, milenar e universal. Não existe sociedade que não tenha recorrido ao seu uso, em todos os tempos, com finalidades as mais diversas. A partir dos nos 60, o consumo de drogas transformou-se em uma preocupação mundial, particularmente nos países industrializados, em função de sua alta frequência e dos riscos que pode acarretar à saúde. A adolescência é uma etapa do desenvolvimento que grandes preocupações suscitam quanto ao consumo de drogas, pois os anos adolescentes constituem uma época de exposição e vulnerabilidade a elas (TAVARES et al., 2000).

A adolescência constitui um período crucial para o início do uso de drogas, seja como experimentação, seja como consumo ocasional, indevido ou abusivo o uso de crack na adolescência, muitas vezes, poderia estar associado à morbidades psiquiátricas, como os transtornos de personalidade e os de humor. Independente dos números, o que nos sensibiliza na expansão do uso do crack é a velocidade do deterioro da vida mental, orgânica e social do indivíduo.

O crack é uma droga de difícil tratamento, particularmente se levarmos em consideração os modelos atualmente propostos para atendimento de drogas no Brasil (KESSLER et al 2008).
A grande maioria dos usuários de drogas não é e nunca vai ser dependente do produto; na grande maioria das vezes, a droga é procurada como fonte de prazer tanto pelo usuário como pelo dependente; o dependente de drogas é um indivíduo para quem a
droga passou a desempenhar um papel central na sua organização (SILVEIRA, 1995).

Outro aspecto considerado entre os adolescentes usuários de Crack é a intoxicação pelo alumínio, que ocorre quando o usuário utiliza a lata de refrigerante para inalar o Crack. Neste caso, além do vapor da droga, ele aspira ao alumínio que se desprende da lata em razão do aquecimento, e o metal vai para os pulmões, onde entra na corrente sanguínea e vai até os rins. Devido ao excesso, esse órgão não consegue eliminar toda a impureza pela urina, fazendo com que o alumínio continue na corrente sanguínea e se deposite em dois pontos principais do corpo: o cérebro, onde se une às proteínas, e os ossos, onde ocupa os espaços do cérebro (TULLER et al., 2007).

O uso de crack na adolescência, muitas vezes, poderia estar associado à comorbidades psiquiátricas, como os transtornos de personalidade e os de humor. Independente dos números, o que nos sensibiliza na expansão do uso de crack é a velocidade do deterioro da vida mental, orgânica e social do indivíduo. O crack é uma droga de difícil tratamento, particularmente se levarmos em consideração os modelos atualmente propostos para atendimento de drogas no Brasil (KESSLER et al 2008).

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Nesta abordagem, o fenômeno (objeto de investigação) é identificado a partir dos valores, crenças e representações do individuo, logo, a amostra inicial intencional foi composta por casos ricos em informação, de ambos os sexos e de idade entre 14 á 18 anos. Considerou- se que ninguém faz o uso de crack, porém alguns já usaram ou já tiveram a vontade de experimentar.

Foram selecionados 40 alunos do total 3 homens já fizeram o uso do crack e 15 não e 22 também nunca fizeram o uso.

A coleta de dados deu-se em 2014. A seleção de amostra foi mediada em uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)   pdf (182.8 Kb)   docx (307.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com