TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vantagem Competitiva

Artigos Científicos: Vantagem Competitiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  1.168 Palavras (5 Páginas)  •  890 Visualizações

Página 1 de 5

Vantagens Competitivas em pequenas e médias empresas

A globalização, fenômeno marcante e irreversível do fim do século XX e começo do XXI, têm como elemento acelerador, a combinação do crescente movimento de liberalização e desregulamentação dos mercados (sobretudo dos sistemas financeiros e dos mercados de capitais) com o advento do paradigma das tecnologias de informação (LASTRES; CASSIOLATO, 1999). O desenvolvimento de novas tecnologias e sua difusão universal impõe um novo padrão de mudança institucional e de acúmulo de conhecimento (FREEMAN, 2000). Além disso, a competição baseada na inovação derruba, a cada dia, barreiras tradicionais de comércio e investimento. É nesse contexto que pequenas e médias empresas competem, buscando, antes de tudo, assegurar sua sobrevivência (MYTELKA, 1999). Com os adventos da tecnologia de informação, as técnicas de vantagens competitivas também evoluíram, juntamente com a concorrência do mercado.

De acordo com (PORTER, 1991), estratégia competitiva “É a busca de uma posição competitiva favorável em uma indústria, a arena fundamental onde ocorre a concorrência. A estratégia competitiva visa estabelecer uma posição lucrativa e sustentável contra as forças que determinam a concorrência da indústria.” (p.1). Ainda segundo o autor, a escolha da estratégia competitiva adequada é baseada em duas questões centrais: a atratividade da indústria e a posição competitiva dentro dela.

Para Porter (1991), outra questão dominante na escolha da estratégia para pequenas e médias empresas é a posição relativa de uma empresa dentro de sua indústria, que determina comparativamente a rentabilidade dessa empresa em relação à média da indústria. Para um bom desempenho a longo prazo, é preciso que a organização apresente uma vantagem competitiva sustentável. Porter (1991) fala que: “A vantagem competitiva surge fundamentalmente do valor que uma empresa consegue criar para seus compradores e que ultrapassa o custo de fabricação pela empresa. O valor é aquilo que os compradores estão dispostos a pagar e o valor superior provém da oferta de preços mais baixos do que os da concorrência por benefícios equivalentes ou do financiamento de benefícios singulares que mais do que compensam um preço mais alto”. (p.2). O autor defende que existem dois tipos básicos de vantagem competitiva: a liderança de custo e diferenciação. Esses dois tipos de vantagem competitiva, somados à faixa de atuação selecionada pela empresa resultam em três estratégias genéricas para obtenção de melhor desempenho em uma empresa: liderança de custo, diferenciação e enfoque. Além disso, o mesmo acrescenta que é possível intensificar a vantagem competitiva em uma indústria por meio de inter-relações com outras organizações que estejam competindo em indústrias relacionadas. Dessa forma, a empresa diversificada pode criar valor e estabelecer as bases para uma boa estratégia.

1.1 Vantagem competitiva na visão de Michael Porter

De acordo com (PORTER ,1991):

• Vantagem por liderança no custo: O autor defende que essa é a de mais fácil entendimento. A empresa que adota essa estratégia tem como características um escopo amplo, atendendo a diversos segmentos do mercado. Oferece um produto padrão e procura obter vantagens de custo absoluto e de escala em todas as fontes. Entretanto, um líder de custo não deve desconsiderar a diferenciação uma vez que precisa garantir que seu produto tenha padrões mínimos de qualidade para garantir a competição com outros. A vantagem de liderança de custo exige que a empresa seja a melhor e não apenas uma das líderes, o que se traduz como uma estratégia que depende fundamentalmente de preempção (Porter, 1991), isto é, da capacidade que a empresa tem de se antecipar aos demais concorrentes

• Vantagem de diferenciação: Como o próprio nome sugere, baseia-se em oferecer produtos, com características específicas, que permitam que se cobre um preço-prêmio por esse produto. O elemento diferenciador de cada produto pode variar o que permite que – diferente da estratégia de liderança de custo – haja mais de uma empresa obtendo vantagens da adoção dessa estratégia. Comparando ao que se viu na liderança de custo, o diferenciador também deve se preocupar com o custo, já que sua estratégia pode ser impactada por concorrentes com preços significativamente mais baixos. (Porter, 1991).

• Enfoque: A empresa que opta por esse tipo de ação, de acordo com o autor, está procurando obter uma vantagem competitiva em apenas um segmento do mercado e, portanto, não tem uma vantagem competitiva geral. Essa estratégia associa-se às outras duas, gerando duas subdivisões: enfoque no custo e enfoque na diferenciação, que possuem as mesmas características já mencionadas, porém, neste

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com