TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Velhos e novos princípios do urbanismo

Artigo: Velhos e novos princípios do urbanismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/4/2014  •  Artigo  •  844 Palavras (4 Páginas)  •  655 Visualizações

Página 1 de 4

Velhos e novos princípios do urbanismo

Modernidade não é um estado mas um Processo constante de transformação da sociedade, condição que a diferencia das demais sociedades onde a mudança não é o principio essencial..

A quantas anda o processo de modernização das nossas cidades? De forma fragmentada o processo de urbanização no Brasil ocorre para dar espação ao automóvel e ao desenvolvimento do capital imobiliário sem procurar a essência da modernidade que é a superação das necessidades básicas do homem.

O desenvolvimento econômico tem, na maior mobilidade das cidades um aumento de produtividade, contudo o elemento essencial da urbanização brasileira, a priorização do transporte individual em detrimento do coletivo compromete a produção de uma cidade mais compacta.

As questões ambientais de mobilidade, de redução de desigualdades e de inclusão socialz que são essenciais a realidade atual das cidades brasileiras podem ser observadas a luz das propostas deste livro: o decálogo que Ascher apresenta no final do livro, e que se entende de grande utilidade para o Urbanismo. O processo e redemocratização e a Constituição Federal de 1988 também trouxeram avanços para as leis de urbanismo. As diretrizes do Estatuto da Cidade permitem hoje inovações que garantam do direito a cidades sustentáveis a gestão democrática com participação popular, a justa distribuição do ônus e benefícios dos procedimentos de urbanização, regularização fundiária e urbanização das áreas ocupadas pela população de baixa renda. O nosso futuro está em construção. Estamos em um período de transição de uma sociedade da informação e do conhecimento. A pobreza existente ainda espera ser combatida por politicas públicas adequadas nas diversas escalas do governo. Pensar em cidade hoje implica nas esferas sociais, econômicas, culturais e politicas.

Urbanização e modernização:

1- Cidade e sociedade: Cidades são agrupamentos de população que não produzem seus próprios meios de subsistência familiar. A dinâmica de urbanização está ligada ao potencial esta ligada ao potencial de interação pelas cidades à sua urbanidade. O crescimento das cidades esteve correlacionado ao longo da história com o desenvolvimento dos meios de transporte e armazenamento de bens(b), de informações (i) e de pessoas(p) denominado sistema bip, que acabou moldando o tamanho das cidades através do meio de transporte e armazenagem das pessoas particularmente das técnicas de construção em altura, de gestão urbana dos fluxos e do abastecimento. As formas das cidades refletem as logicas das sociedades que as acolhem. Antigamente a concepção as cidades se dava através dos preceitos religiosos e militares, como por exemplo as cidades medievais protegidas por muralhas devido as guerras. Estas cidades organizavam-se em torno da praça do mercado, onde aconteciam os negócios, em forma de torres e campanários. Com o tempo novas logicas a de concepção e funcionamento foram se desenvolvendo através das necessidades e justificativas da época e costumes de determinada sociedade.

2- As transformações da sociedade moderna A modernização é um processo que emergiu bem antes dos tempos que denominamos modernos. Ela resulta da interação de três dinâmicas socioantropológicas, cujos traços podemos reconhecer em diversas sociedades: a individualização que é a representação do mundo não a partir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com