TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Verbetes De Antropologia

Trabalho Escolar: Verbetes De Antropologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  565 Palavras (3 Páginas)  •  665 Visualizações

Página 1 de 3

A partir das leituras de Laplantine (1996) e Eriksen e Nielsen (2007), Laraia(2000), Da Matta (1981) dos vídeos, discussões e atividades em aula, escolha da lista abaixo 8(oito) conceitos fundamentais na Antropologia e produza verbetes:

Etnocentrismo:

Termo formado pela justaposição da palavra de origem grega "ethnos" que significa "nação, tribo ou pessoas que vivem juntas" e centrismo que indica o centro.

É um conceito usado pela Antropologia no qual um indivíduo dentro de sua cultura, etnia ou sociedade desmerece uma cultura desconhecida por ele, achando assim que sua cultura e seus hábitos são superiores as outras culturas ou modos de vida.

Exemplo que podemos fazer referência ao etnocentrismo é o do texto de Horace Miner – Ritos corporais entre os Nacirema que nos causou um estranhamento repugnante para com aquela cultura e automaticamente achamos que nosso modo de vida seria muito melhor do que aqueles entre os Nacirema.

Outro exemplo que pode ser referência ao etnocentrismo são os hábitos de vestimenta entre os índios, entre as mulheres muçulmanas e entre os jovens japoneses que se vestem de acordo com os desenhos japoneses.

Exemplo mais recente foi o do quadro “Vai fazer oque?” do programa semanal Fantástico que coloca em xeque as atitudes pessoais da população, no qual uma Paulistana desdenha de uma Nordestina chamando-a de preguiçosa e outras coisas que desmerecem a cultura nordestina.

Estigma:

Pode-se dizer que estigma é uma marca pessoal que é transformada de acordo com cada individuo, um meio de conceituar culturas, raças e pessoas seja intelectualmente ou fisicamente.

É bastante comum estigmatizar doenças, podemos analisar que se uma pessoa tem síndrome de down ela automaticamente em nossas mentes será incapaz de formar uma família, cursar ensino superior e ser um individuo normal nos padrões de nossa sociedade.

Exemplo explorado no vídeo em sala de aula onde uma professora surda tinha capacidade de falar e dar uma aula sobre estigmas e pré-conceitos sobre ela mesma por porta deficiência auditiva

Não podemos esquecer os estigmas de nossa sociedade atual que definem nossas vestimentas, onde o homem não pode limpar as unhas, mulher não pode gostar de futebol que são considerados homossexuais e estão fora dos padrões de nossa sociedade, e por seres homossexuais não estão no mesmo nível cultural, intelectual, financeiro das pessoas “normais”. São esses estigmas que junto com o etnocentrismo e aculturação que podem desestruturar nossa sociedade.

Cultura:

Termo genérico, empregado em duas acepções básicas: costumes, civilização e realizações de uma época ou povo determinado; ou artes e outras manifestações do intelecto e da sensibilidade humana, consideradas coletivamente.. No primeiro, a cultura equivale ao modo de vida da sociedade em todos os seus aspectos: ideias, crenças, instituições, costumes, leis, técnicas, conhecimentos etc.

Deve-se considerar todos os seres humanos como dotados de cultura, pois todos fazem parte de algum sistema cultural, mesmo sendo diferente dos demais. Em decorrência disso, cada pessoa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com