TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Verdade aproximada em ciências sociais

Por:   •  26/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  388 Palavras (2 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 2

Verdade

Segundo Boyd, as teorias não são simplesmente meros instrumentos de predição, mas sim algo que se aproximava o possível das coisas dos mundo. As teorias também são bons instrumentos de predição justamente por se aproximarem de serem verdadeiras e que a partir das mesmas podemos fazer-se descobertas com bom índice de confiança. As teorias também além de serem bons instrumentos elas da mesma maneira são ótimos instrumentos de descobertas. Boyd diz que para o surgimento de novas descobertas com o uso das teorias cientificas, houve uma relação dialética, que o surgimento das coisas seria a partir de um conhecimento já obtido entre mundo e a mente, Boyd diz que tal relação é dialética porque, de um lado é o conhecimento que temos em determinado momento é o guia que possuímos para realizar novas descobertas sobre o mundo, provando um ajuste em nosso conhecimento, corrigindo erros e aproximando o mais próximo da realidade, sendo que com certo tempo esses conhecimentos iriam precisar de ajustes para erros fossem corrigidos, tornando as descobertas assim mais próximas de certa verdade. Diante da metáfora de Boyd, os objetos têm diferentes comportamentos em que isso concluiu-se que todo objeto, pessoas tem comportamentos diferentes, as pessoas por exemplo, têm habilidades e outras característica que torna uma diferente da outra, mas isso não quer dizer algumas delas podem ser caracterizadas como monstros só por que apresentam problemas psicológicos, Boyd considera isso como algo inaceitável o uso do julgamento sem conhecimentos, Boyd enfatiza que uma teoria científica aprendeu certos grãos de verdade, ou seja, que é aproximadamente  verdadeira, embora seja falsa, Boyd parece defender é a de que um relato é aproximadamente verdadeiro se contem certas partes verdadeiras, embora possua algumas partes falsas.

Boyd e alguns realistas consideravam teorias verdadeiras quando a verdade fosse aproximada e que tivesse relação com o mundo, caso não tivesse relação já seria considerado falsa. Também os mesmos tinham concepções sobre a verdade que ela seria bivalente, pois uma teorias só poderia ser verdadeira ou falsa. A verdade aproximada partia do ponto de que uma teorias apresentasse certas partes verdadeira mesmo que as outras fossem falsas.

Então a verdade aproximada é algo que apresenta fatos relacionado ao mundo, sendo as teorias para serem aceitas na condição de aproximadamente verdadeira teriam que serem analisadas e avaliada a verdade aproximada antes de serem consideradas aceitas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (62.2 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com