TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Verificação do conhecimento sobre disciplina "Sociologia"

Exam: Verificação do conhecimento sobre disciplina "Sociologia". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  Exam  •  1.957 Palavras (8 Páginas)  •  578 Visualizações

Página 1 de 8

“(...) A emancipação dos trabalhadores será obra dos próprios trabalhadores.” (MARX, K. e ENGELS, F. “Manifesto Comunista”. 1848) A partir da ideia de classe social definida por Karl Marx, pode-se afirmar que:

a. Na sociedade feudal, as classes ficam mais definidas devido à extrema exploração dos senhores sobre os seus servos e sua impossibilidade de deter a posse das terras.

b. No mundo moderno, as classes alcançam um maior grau de diferenciação e conseguem definir seus papéis sociais buscando uma maior integração entre si.

c. Na sociedade capitalista, as classes fundamentais se diferenciam mais claramente e a consciência de classe se desenvolve de maneira mais completa, por isso somente os trabalhadores poderão ser agentes de sua emancipação.

d. Nas sociedades antigas, as classes são definidas de acordo com os costumes comunais, ficando as lideranças dos grupos para aqueles que detiverem poderes sagrados.

e. Na sociedade capitalista há uma grande força moral que une os homens em virtude da interdependência que cada um possui em relação ao trabalho do outro.

2 - “A maneira como os indivíduos manifestam sua vida reflete exatamente o que são. O que eles são coincide, pois, com sua produção, isto é, tanto com o que eles produzem quanto com a maneira como produzem. O que os indivíduos são depende, portanto, das condições materiais da sua produção.”

(MARX, Karl e ENGELS, Friedrich. “A ideologia alemã”. São Paulo: Martins Fontes, 1989, p. 13.)

Com base nessa citação do livro “A ideologia alemã”, que trata da teoria marxista para a interpretação da sociedade, é correto afirmar que:

a. O capitalismo teve origem no modo de produção socialista, a partir de uma revolução burguesa.

b. O capitalismo teve origem em ideias religiosas, a partir do Renascimento, e no crescimento da burguesia.

c. A produção de ideias na vida social, no decorrer da história, está separada da produção da vida material.

d. A perspectiva de análise marxista examina a sociedade levando em consideração as relações sociais estabelecidas no modo de produção.

e. O pensamento marxista surgiu no início da Revolução Francesa, com a defesa da igualdade e da fraternidade entre todos os seres humanos.

3 “Segundo os iluministas, cada pessoa deveria pensar por si própria, e não deixar-se levar por outras ideologias que, apesar de não concordarem, eram forçadas a seguir. Pregavam uma sociedade ‘livre’, com possibilidades de transição de classes e mais oportunidades iguais para todos. Economicamente, achavam que era da terra e da natureza que deveriam ser extraídas as riquezas dos países. Segundo Adam Smith, cada indivíduo deveria procurar lucro próprio sem escrúpulos, o que, em sua visão, geraria um bem-estar-geral na civilização.” (CASTRO, 2009). Segundo essa leitura, é correto dizer que o Iluminismo:

I - Contribuiu para que a prática do lucro fosse proibida.

II - Contribuiu para o desenvolvimento de valores ligados à sociedade capitalista.

III - Contribuiu para que a atividade econômica fosse praticada com ampla liberdade.

IV - Contribuiu para a consolidação do direito à propriedade privada.

Está(ão) correta(s):

a. As alternativas II, III e IV.

b. Apenas a alternativa IV.

c. As alternativas II e III.

d. Apenas a alternativa II.

e. Todas as alternativas.

4 A Revolução Industrial significou um conjunto de transformações em diferentes aspectos da atividade econômica (indústria, agricultura, transportes, bancos, meios de comunicação, etc), que levou a afirmação do capitalismo como modo de produção dominante. Quais são as classes sociais básicas do capitalismo?

a. Nobreza e camponeses

b. Senhores feudais e servos

c. Patrícios e plebeus

d. Burguesia e proletariado

e. Classes médias

5 - Com o objetivo de entender o Capitalismo, Karl Marx, proporcionou à sociologia, uma grande contribuição com novos conceitos, que seriam de extrema importância para os estudos científicos da sociedade. Sendo assim, um deles é chamado de alienação, que é:

a. A condição que o ser humano alcança quando vive em razão do dinheiro, condição análoga a de um viciado.

b. A visão utópica da vida em sociedade

c. A implantação do comunismo, como solução para uma sociedade justa e igualitária

d. Um distúrbio mental ocasionado pelos altos índices de produtos nocivos à saúde das pessoas que trabalhavam nas indústrias sustentadas pelo capitalismo.

e. A separação do homem de seus meios de produção, dos frutos de seu trabalho, e também da vida política, em razão da imposição do mundo capitalista.

6 “A maneira como os indivíduos manifestam sua vida reflete exatamente o que são. O que eles são coincide, pois, com sua produção, isto é, tanto com o que eles produzem quanto com a maneira como produzem. O que os indivíduos são depende, portanto, das condições materiais da sua produção.”

(MARX, Karl e ENGELS, Friedrich. “A ideologia alemã”. São Paulo: Martins Fontes, 1989, p. 13.)

Com base nessa citação do livro “A ideologia alemã”, que trata da teoria marxista para a interpretação da sociedade, é correto afirmar que:

a. O capitalismo teve origem no modo de produção socialista, a partir de uma revolução burguesa.

b. O capitalismo teve origem em ideias religiosas, a partir do Renascimento, e no crescimento da burguesia.

c. A produção de ideias na vida social, no decorrer da história, está separada da produção da vida material.

d. A perspectiva de análise marxista examina a sociedade levando em consideração as relações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com