TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Verificação do conhecimento sobre disciplina "Sociologia"

Ensaio: Verificação do conhecimento sobre disciplina "Sociologia". Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  Ensaio  •  319 Palavras (2 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 2

1)Para Durkheim, quais eram os objetivos da Sociologia?

Compreender o funcionamento da sociedade capitalista de modo objetivo para observar, compreender e classificar as leis sociais, descobrir as que são falhas e corrigi-las por outras mais eficientes. A sociologia entende-se como fato social, fenômenos que se dão no interior de uma sociedade, certa generalidade e algum interesse social. Como objetivo, a sociologia para a sociedade é algo exterior e prevalece sobre os indivíduos, ele afirma que os fatos sociais deveriam ser tratados como coisas.

2)Fato social é qualquer força que aja sobre os individuos, que seja externa a eles. Pra ele fato social tem 3 caracteristicas:

coercitividade: que é tipo a força que a cultura de uma sociedade tem que praticamente "obriga" os individuos a cumpri-las,

exterioridade: que é porque esses fatos não dependem do individuo, ele não tem escolha, depende sim de toda a sociedade que o rege.

generalidade: pq não acontece em uma unica pessoa e sim no coletivo.

3)Quais são os passos que um cientista social deve seguir para garantir a sua neutralidade na analise dos fatos sociais?

É preciso, para o sociólogo, que ele guarde seu lado sentimental pessoal, e entre em relação aos acontecimentos a serem estudados, pois nada têm de científico e pode distorcer a realidade do fato

4)Que lei geral Durkheim estabelece para a evolução das espécies sociais ?

Devemos buscar a origem primeira de todo processo social de alguma importância na constituição do meio social interno.

Meio social interno e a família, grupo da escola, por ambiente em que a pessoa se desenvolve. A interação entre a pessoa e o meio ambiente representa a dinâmica da vida. E um processo de ação e reação a estímulos positivos ou não e oque serão responsáveis por despertar ou broquei das potencialidades da pessoa .

pensa social e qualquer mudança ou interação social em que e possível destacar uma qualidade ou direção continua ou constante. Produz aproximação ou afastamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com