TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vidas secas - Gracilliano ramos

Por:   •  10/5/2016  •  Tese  •  445 Palavras (2 Páginas)  •  537 Visualizações

Página 1 de 2

Obra

Vidas Secas de

“Graciliano Ramos”

SOCIOLOGIA

Nome: Leticia Feliciano da Silva

2ºMF

No sertão nordestino, mostra uma família com 4 pessoas (Fabiano, Sinha Vitória, irmão mais velho e irmão mais novo) e 2 animais (cachorro – baleia e papagaio.

Andava todos no sol escaldante, a procura de comida e casa pelo sertão. Pararam e olharam ao redor a procura de algo para comer. Sinha Vitória acabou matando o papagaio para alimentar seu marido e filhos. Continuaram a caminhada, até que encontraram uma casa, estava fechada. Esperaram um pouco e viam que ia chover e então entraram e se apoderaram da casa.

Outro dia um Senhor chegou e mandou que todos saíssem da casa imediatamente, mas Fabiano indagando diz que é um bom vaqueiro e sabe fazer de tudo e poderia trabalhar para ele. O Senhor aceita que eles fiquem lá.

Passam-se dias e Fabiano e sua família trabalhando.

No dia do pagamento, Fabiano vai a casa do patrão pegar seu pagamento, o Senhor muito esperto não deu a quantia certa a ele, Deu bem menos. Fabiano não gostou no começo mais se contentou com o pouco.

O sonho de Sinha Vitória era ter uma cama de couro e ser considerada gente.

Eram católicos. Foi todos na cidade assistir ao culto.

Fabiano inquieto saiu da igreja e um policial chamou para jogar. Ele tosco foi e gastou parte da sua economia que já era pouca.

O policial arranjando confusão com Fabiano, disse para os policiais que foi desacatado por ele (Fabiano só estava se defendendo) e exige que Fabiano seja castigado. Deram uma surra nele e prenderam.

Sinha Vitória preocupada com o sumiço de Fabiano, acabou dormindo com seus filhos em frente a igreja.

No outro Dia soltaram Fabiano. Voltaram para casa e continuaram na vida miserável do sertão.

Baleia ficou doente e foi morto por Fabiano.

Foi todos tentar a vida em outro lugar novamente.

Pensamento marxcista

Graciliano Ramos menciona seu pensamento mediante o personagem Fabiano, fruto de uma sociedade egoísta e exploradora, que não respeita os direitos dos menos favorecidos economicamente, e não lhes dão o verdadeiro valor que merecem, seja como pessoa e trabalhador que almeja um salário digno e possa  sustentar a família. E quando Fabiano é preso, Graciliano fala sobre essa injustiça, que por não saber se expressar, perante as acusações de um soldado “amarelo”, por falta de educação, cuja obrigação seria do governo, de dar uma educação pública e de qualidade à população, principalmente, às classes menos favorecidas, para que tenham possibilidade de ascender economicamente e,  se defender perante acusações falsas resguardando o direito à integridade física e moral.

Soluções viáveis para a seca no Nordeste

  • Construções de açudes
  • Barragens
  • Reforma agrária
  • Eliminar o excesso de gado nas pastagens
  • Usar água do Rio São Francisco





...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (82.2 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com