TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Você está apático ou agindo?

Tese: Você está apático ou agindo?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2014  •  Tese  •  470 Palavras (2 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 2

Você é apático ou atuante?

________________________________________

"Os jovens não se envolvem com as questões de seu país", "Eles não lutam por seus direitos", "Acho mesmo que eles sequer têm ideais." Você já deve estar cansado de ouvir isso sobre sua posição diante do contexto político-social brasileiro, não é mesmo? Mas antes de concordar com elas, ainda que seja só até a página dois, saiba que pesquisas recentes elaboradas para saber o que vocês querem e pensam da vida têm desmistificado este conceito.

Um estudo feito pelo Ibase (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas) com 8.000 jovens brasileiros, entre 15 e 24 anos de idade, aponta que 28% estão envolvidos em algum movimento político, social ou cultural. E tem mais: aqueles que não possuem qualquer ligação com estes projetos afirmam só não fazer parte por falta de tempo. Em especial, pela cobrança excessiva do voraz mercado de trabalho brasileiro - uma selva em que sobrevivem apenas os mais preparados e experientes.

Será essa a resposta para os preceitos do senso comum que, em sua maioria, desprezam os jovens de hoje em relação aos militantes do passado? Ou será que a conversa de que o jovem brasileiro não quer nada com nada faz sentido? Leia as matérias abaixo e descubra o que são mitos e verdades acerca do tema, até que ponto o contexto histórico e social influencia no comportamento, e o que outros, como você, pensam de si mesmos, além da opinião dos precursores de movimentos estudantis.

http://universitario.universia.com.br/asociacoes-representatividade/

Voto em Branco

O voto em branco ocorre quando o eleitor aperta a tecla “BRANCO” na urna eletrônica e não é computado como voto válido. De acordo com o Glossário Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o voto em branco é aquele em que o eleitor não manifesta preferência por nenhum dos candidatos.

Voto Nulo

Para votar nulo, o eleitor precisa digitar um número de candidato que não existe, como por exemplo, “00”, e depois a tecla “COFIRMA”. O voto nulo também não é considerado válido em nenhuma situação na votação eleitoral e é divulgado apenas como dado estatístico.O TSE apresenta o voto nulo como aquele que o eleitor manifesta uma vontade de anular o voto, já que digita um número inexistente, e muitas vezes é colocado como um voto de protesto.

http://www.eleicoes2014.com.br/voto-em-branco-e-voto-nulo/

Eleições presidenciais 2014

Votos brancos e nulos: os votos brancos somaram 1,71% do total, enquanto os nulos foram 4,63%. Dessa maneira, os votos válidos representam 93,66% do eleitorado que efetivamente foi até as urnas;

Votos brancos, nulos e abstenções sobem em São Paulo

COMPARECIMENTO ÀS URNAS EM SP

1º turno de 2008 1ºturno de 2012

Eleitorado 8.198.282 8.619.170

Abstenções 1.281.538 (15,63% do eleitorado) 1.592.722 (18,48% do eleitorado)

Votos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com