TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética E Moral

Casos: Ética E Moral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  669 Palavras (3 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 3

ÉTICA E MORAL

O servidor público Juarez, ao atender o cidadão Otávio, foi cortês, polido e contido, mantendo inquestionável autocontrole mesmo quando Otávio passou a comportar-se de forma agressiva e a tentar humilhá-lo. Juarez não reagiu aos ataques de Otávio nem o impediu de depredar o patrimônio da sua repartição. Nessa situação, Juarez agiu adequadamente em face do comportamento de Otávio.

A servidora pública Selma revende produtos de beleza, na repartição onde está lotada, com a finalidade de complementar sua renda, já que considera seus proventos insuficientes para manter seu padrão de vida. Tal atividade não prejudica o desempenho de suas funções, posto que a revenda consiste em passar um catálogo no qual as suas colegas simplesmente anotam os produtos que desejam adquirir. Selma também aproveita o horário de almoço para prestar serviços de manicure a suas colegas, cobrando, para tanto, dez reais de cada uma delas. Nessa situação, a conduta de Selma não pode ser considerada imprópria ao serviço público, pois não compromete seu desempenho.

O servidor público Cássio precisou utilizar-se de um equipamento do órgão público em que está lotado para atender a um imprevisto pessoal. No entanto, seu colega, o servidor público Hélio, ao flagrar Cássio praticando tal ato, advertiu-o de que é vedado ao servidor público retirar da repartição pública, sem estar legalmente autorizado, qualquer bem pertencente ao patrimônio público. Hélio também julgou necessário dar ciência do ocorrido aos seus superiores. Nessa situação, Hélio agiu em total consonância com o que estabelece o código de ética do servidor.

Ética – Etimologia

Grego Ethos – modo de ser, perfil de uma pessoa, jeito, caráter, comportamento.

Também significa – costume, hábitos e tradições

Ética, ramo da filosofia que busca estudar e indicar o melhor modo de viver no cotidiano e na sociedade, seu comportamento. Estuda o valor das condutas humanas, seus motivos e finalidades.

“Uma pessoa é ética quando de orienta por princípios e convicções”.

(Leonardo Boff, 2004, p. 37)

Moral - Etimologia

Latim mores – costume.

Ethos são os costumes, os hábitos e os comportamentos concretos das pessoas que, depois, os latinos vão chamar de mores, donde se deriva moral

• A moral é fruto do padrão cultural vigente.

• Varia com a história e a geografia.

“Uma pessoa é moral quando age em conformidade com os costumes e valores consagrados”

Professor Paulo Alexandre

Ética no serviço público

Teoria

2 É PROIBIDO REPRODUZIR OU COMERCIALIZAR www.estudioaulas.com.br

(Leonardo Boff, 2004, p. 37).

Moral e Direito

As normas morais e as normas jurídicas são estabelecidas pelos membros da sociedade, e ambas se destinam a regulamentar as relações humanas.

Moral

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com