TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética, Lei da Vantagem e Mito da Cordialidade

Por:   •  7/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.103 Palavras (5 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 5

QUESTÕES:

1. Responder as três perguntas abaixo, segundo texto da autora:

a) A ética é possível no Brasil?

b) Em qual contexto nasce e do que se trata a “Lei da Vantagem”, no Brasil?

c) O que é o “Mito da Cordialidade” para a autora?

2. Discutir com a equipe a teoria estudada; citar objetivamente os pontos que concordam e os que discordam da autora; mostrar na ética atual do Brasil, um exemplo concreto da razão da concordância e outro da discordância da equipe com a autora, na ética brasileira atual.

RESPOSTAS:

1. a) . Segundo os textos do Archimedes Marques e do Antonio de Andrade, na atual sociedade brasileira, a ética é possível porém não exercida devido a vários motivos, tais como a própria estruturação brasileira baseada no “jeitinho brasileiro” (Lei de Gerson), de não reconhecer o outro como ser humano igual em direitos e de achar que pode-se levar vantagem sobre outrem.

Porém, essa opinião não é de tudo fechada, não é como se o Brasil “não tivesse mais salvação” em relação a ética, as leituras apontam também que há uma saída, sempre há, mas ela só seria alcançada com o esforço de todos através de uma mudança de mentalidade que poderia ser alcançada com a ajuda de leituras sobre ética, por exemplo. Essa mudança de mentalidade faria com que o indivíduo se reestruturasse de maneira a abrir mão da “facilidade” do passado, enfrentando a realidade e seus medos, buscando o bem-estar de acordo com os princípios éticos e assim, com a ajuda de todos, a sociedade brasileira poderia ser reestruturada abrindo a possibilidade de realmente praticarmos a ética no Brasil, assim como dito no texto a seguir.

“[...] o que falta ao Brasil (e aos outros países) são pessoas capazes e que tenham a decisão de fazerem bem a sua parte, que assumam a sua parte com responsabilidade pelas mudanças para uma sociedade mais saudável e equilibrada, e isso inclui erradicar a corrupção.”- Antonio de Andrade.

Então, sim, a ética é possível no Brasil, mas somente se houver uma drástica mudança de comportamento e mentalidade da sociedade.

b) .

c) . Lendo os demais textos observamos que muitas vezes indivíduos usam das vantagens (lei de Gérson) para adquirir o que se quer tanto ter, e uma das ações que se tomam é por meio da violência. Meios não éticos, não cabíveis de um ser humano realizar, mas que acaba e muito acontecendo na atualidade. Muitos estudos acerca do progresso da violência em nosso país, revelam o triplo do valor da agressividade, homicídios e outros, em relação a escala mundial. Se há violência, então podemos dizer que não há cordialidade em nosso meio.

A palavra “cordialidade” em muitos dicionários tem o significado de amável, afável, de que é sincero, então, mediante ao que a autora nos diz sobre a violência estar presente em nossa sociedade, mesmo que incapaz de ser reconhecida, como no racismo, machismo, corrupções, entre outros, não há como dizer, senão, que é um mito, não é uma verdade que em nossa sociedade prevalece o amor a vida, a sinceridade, o afeto pelo outro.

Em outras palavras, podemos dizer que o que está prevalecendo em nossos dias é o oposto da cordialidade. Muitas vezes não se percebe o nível de violência que ela (sociedade) gera, devido a agressividade ser o nosso modo de sociedade. O indivíduo que vive no meio dessa violência, não muito explícita muitas vezes, acaba por não saber distinguir meios éticos em suas ações, nem os direitos, e se corrompe. Nesse tipo de espaço social o campo ético não habita.

2. .Ponto de concordância e exemplo na ética Brasileira.

“ As relações sociais não se estabelecem entre os iguais e nem entre os diferentes, mas sim, entre os iguais hierarquizados. “

Quando concordamos ( em partes ) com esse ponto, não nos referimos que estamos de acordo com a diferença hierarquizada, mas sim, que isso é uma realidade no Brasil. Os problemas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (37.8 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com