TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética Nos Negócios

Artigo: Ética Nos Negócios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  887 Palavras (4 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 4

2 ÉTICA NOS NEGÓCIOS

Partindo de definições primeiramente deve ser lembrado que o objetivo da contabilidade é o de planejar, executar e controlar, colocando em funcionamento um sistema de informação para uma organização seja ela de qualquer setor. A ética do contador esta voltada para uma melhor administração da sua empresa, transmitindo ao colega empresário qual seja ele, melhores informações, assegurando ao mesmo uma excelente base para futuras tomadas de decisões sempre visando à verdade.

No ambiente empresarial, será a evidencia das informações futuras, projeção das informações futuras, sendo essas de grande importância e de uma necessidade espetacular para as tomadas de decisão.

A empresa Schincariol se tornou líder em vendas de cerveja em todo o país, mas a mesma veio a infringir alguns pontos importantes. Levando isso em consideração pode ser afirmado que o contador infringiu alguns deveres e obrigações do capítulo II do Código de Ética do contador. Segundo o Art. 3° do capítulo II No desempenho de suas funções, é vedado ao Profissional da Contabilidade: (Redação alterada pela Resolução CFC nº 1.307/10, de 09/12/2010). VI – manter Organização Contábil sob forma não autorizada pela legislação pertinente; ou seja, em hipótese alguma o contador deveria ter mantido uma organização contábil sob forma não autorizada pela legislação pertinente, mentindo e omitindo informações que contavam pontos importantes na organização da empresa.

Além disso, segundo o item XIV – exercer atividade ou ligar o seu nome a empreendimentos com finalidades ilícitas; assim mostra que a contabilidade não deve utilizar de prática de atos fraudulentos, pois sua profissão está intimamente vinculada a gestão do controle dos patrimônios da empresa, sendo assim não poderá ligar o seu nome a atividades ilícitas nunca as praticando.

Também podemos citar como terceiro item o XVII – iludir ou tentar iludir a boa-fé de cliente, empregador ou de terceiros, alterando ou deturpando o exato teor de documentos, bem como fornecendo falsas informações ou elaborando peças contábeis inidôneas; sendo essa a mais nobre dentre todas as finalidades do serviço do contador que nunca em nenhuma hipótese deve praticar o ato do suborno para usufruir de atos que não são permitidos por lei.

2.1 LEGISLAÇÃO CONTÁBIL

As Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC) é definida num conjunto de regras a serem seguidas e de procedimentos de conduta do contador que devem ser observados como requisitos imprescindíveis para o exercício da profissão contábil, também como os conceitos doutrinários, os princípios, estrutura técnica e procedimentos a serem aplicados na realização dos trabalhos previstos nas normas aprovadas por resolução emitidas pelo CFC.

As Normas Brasileiras de Contabilidade são classificadas em Profissionais e Técnicas e elas estabelecem os preceitos de conduta profissional e padrões técnicos necessários para o adequado exercício profissional.

2.2 NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE

A contabilidade é constituída de um ordenamento jurídico brasileiro. Esse ordenamento divide a Contabilidade geralmente em Empresarial e Pública.

A legislação principal que trata de Contabilidade Pública Brasileira é a Lei nº 4.320, de 17 de março de 1964, que estatui Normas Gerais de Direito Financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal. A Secretaria do Tesouro Nacional tenta disciplinar padrões de contabilidade para uniformização e consolidação de balanços públicos, por intermédio de inúmeras portarias.

A Contabilidade Empresarial é normatizada pela:

• Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976, que dispõe sobre as sociedades por ações;

• Código Civil, sobre outros tipos de sociedades;

• Normas Brasileiras de Contabilidade, emitidas pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC);

• normas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com