TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética Nos Negócios

Pesquisas Acadêmicas: Ética Nos Negócios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  1.415 Palavras (6 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 6

Ética nos Negócios? A base de tudo!

Atualmente, muito se tem falado sobre o Tripé da Sustentabilidade. Este termo tem como origem as dimensões econômica, social e ambiental. De fato, as empresas têm responsabilidades, entretanto se a empresa não tiver desenvolvimento econômico, se a empresa não der lucro, ela fecha as suas portas! Portanto, as empresas têm uma responsabilidade prioritária e esta responsabilidade é a de conduzir os seus negócios de maneira correta, honesta, íntegra e justa, ou seja, de maneira ética. E, se a ética for exercida em sua plenitude, as empresas se tornarão socialmente responsáveis.

Podemos afirmar com tranquilidade que não existe e jamais existirá Responsabilidade Social sem ética nos negócios. Ora, do que adianta uma organização se auto-intitular Empresa-Cidadã, se seu discurso corporativo for diferente das suas reais práticas empresariais? Este, inclusive, é o principal problema encontrado no mundo dos negócios contemporâneo. Ainda há um gigantesco abismo entre aquilo que muitas empresas pensam e pregam com o seu modo de agir e realizar. A grande preocupação é a Reputação Empresarial (aquilo que as pessoas pensam que a empresa é) e, por muitas vezes, o Caráter Corporativo (aquilo que a empresa é de fato) é deixado de lado.

Porém, é visível o crescimento do número de empresários e executivos que abandonam esta cultura suicida e adentram, verdadeiramente, no universo seguro e lucrativo da ética.

A ética, uma palavra pequena, tão falada e, nos dias de hoje, tão pouco praticada. Todos nós sabemos seu significado, mas é muito difícil de explicar quando alguém pergunta: Afinal, o que é Ética? Para o Instituto Brasileiro de Ética nos Negócios, a ética pode ser mais facilmente compreendida como “tudo o que for bom, tudo o que for justo, tudo o que for verdadeiro tudo o que for nobre tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável tudo o que for de boa fama… Isto tudo é ética!”

Entretanto, não pode existir nada mais nobre, louvável e exemplar do que buscar a excelência quando o assunto é a Ética, seja como pessoa, seja como profissional, seja como empresa. Aliás, sempre dizemos que as empresas não têm vida própria, somos nós que damos vida a elas e, se o conjunto das ações de cada um dos executivos e funcionários for ética. A empresa, naturalmente, será ética!

Por todas essas razões, é que acreditamos que “a Ética nos Negócios é a base da atuação responsável.

Sete princípios para a ética nos negócios

1. Inspire confiança: Os clientes querem fazer negócios com empresas nas quais podem confiar. Quando a confiança está na cultura de uma companhia, é uma garantia de seu caráter, habilidades, forças e honestidade.

2. Mantenha uma mente aberta: Para a melhoria contínua de uma companhia, seu líder deve estar aberto a novas idéias. Ele deve sempre pedir a opinião e as idéias de seus clientes e de sua equipe para que a organização continue crescendo.

3. Cumpra com suas obrigações: Independente das circunstâncias, faça tudo em seu alcance para ganhar a confiança de seus clientes, especialmente se houve algum problema em um projeto ou negociação anterior. Recupere-se de negócios perdidos honrando todos os seus compromissos e obrigações.

4. Tenha documentos claros: Avalie novamente todo o material da empresa, incluindo publicidade, folhetos e outros documentos externos de negócios, garantido que sejam claros, precisos e profissionais. Mais importante ainda, garanta que eles não levem a más interpretações.

5. Envolva-se com sua comunidade: Mantenha-se envolvido com assuntos e atividades relacionados a sua comunidade, mostrando que seu negócio contribui responsavelmente com a comunidade.

6. Tenha um bom controle contábil: Tenha um controle prático da contabilidade e dos registros da empresa, não somente como um meio de conhecer melhor o progresso de sua companhia, mas também como recurso para prever e evitar atividades “questionáveis”.

7. Seja respeitoso: Trate os outros com todo o respeito que merecem. Independente das diferenças, posições, títulos, idade ou outros tipos de distinções, sempre tenha uma postura profissional respeitosa e cordial.

O cenário acelerado de mudanças bem como a alta competitividade no mercado impõe às empresas novos desafios e demandas. Produtividade, lucratividade e compromisso social são exigências rotineiras como requisitos básicos para a sobrevivência das organizações. Nesse contexto, tem crescido nos últimos anos a percepção sob a perda de ética em negociações comerciais. Dessa forma, cria-se um grande desafio na área de Gestão Empresarial em alinhar estratégias para sanar problemas do não cumprimento da ética.

Muitas empresas adotam o código de ética, que é um instrumento que busca a realização dos princípios, visão e missão da empresa. Serve para orientar as ações de seus colaboradores e explicitar a postura social da empresa em face dos diferentes públicos com os quais interage. É da máxima importância que seu conteúdo seja refletido nas atitudes das pessoas a que se dirige e encontre respaldo na alta administração da empresa

O conteúdo do código de ética é formado de um conjunto de políticas e práticas específicas, abrangendo os campos mais vulneráveis. Este material é reunido em um relatório de fácil compreensão para que possa circular adequadamente entre todos os interessados. As organizações têm optado por definir com clareza, no código, ações disciplinares em casos de violação dos artigos. Muitas vezes o descumprimento das determinações contidas no código de ética pode ser passível de punições já previstas nas legislações trabalhistas, de responsabilidade civil, penal, e outras.

O código de ética costuma trazer para a empresa harmonia, ordem, transparência, tranquilidade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com