TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Рroblemas reais do cotidiano

Relatório de pesquisa: Рroblemas reais do cotidiano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/7/2014  •  Relatório de pesquisa  •  2.980 Palavras (12 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 12

PROBLEMAS REAIS DO COTIDIANO

A realidade muitas vezes é diferente em questões que envolvem o cotidiano no âmbito social no qual estamos inseridos. O sentido real da vida está em vivermos todos os momentos, e não apenas difundida em adquirirmos bens materiais e valores monetários para sentir-nos importantes perante a sociedade, mas sim em poder-nos fazer parte de uma função social na qual todos são peças fundamentais para a formação da realidade cotidiana da vida. Estamos expostos a variações comportamentais que interferem diretamente e indiretamente na nossa vida social. Frustrações, desilusões, euforia, objetivos alcançados e conquistas, são situações que mudam nosso comportamento durante nossa vida.

A difusão de diferentes sentimentos existe em todas as classes sociais. As classes sociais mais baixas evoluíram nos últimos anos, o que gerou uma mudança no cenário econômico atual. A situação financeira dos indivíduos melhorou, houve aumento dos produtos, mas em contrapartida o governo facilitou o acesso na compra de diversos produtos.

A diferença econômica entre classes sociais tornou-se parte do cotidiano das pessoas, uns são mais pobres outros mais ricos, o que gera diversas formas comportamentais, formando diferentes tipos de indivíduos: aqueles que primam pelo dinheiro, achando que ele é solução para todos os problemas; e os que acham que a verdadeira felicidade está em conquistar as coisas de forma mais difícil ou com mais dificuldade. Dizem que o que é conquistado com sacrifício tem mais valor. O que em parte é verdade, pois se você possui boas condições financeiras tudo se torna mais fácil. A realidade da vida dos menos favoráveis é um pouco mais difícil perante as variações de um mundo moderno e globalizado no qual estamos inseridos. O convívio em meio a uma sociedade com diversas classes sociais, onde somos movidos pelo “ter” e “ser”: ter mais bens e condições que os outros ou ser mais importante. Isso gera mudanças de comportamento em cada indivíduo, indiferente de classe social. Rico não fica triste, mentira fica sim, por que perde o gosto de fazer as coisas, porque pode comprar pronto, é que falamos antes, o fazer perde o valor, porque ir comprar pronto é mais fácil.

A realidade da vida existe em todas as classes sociais. Problemas e soluções estão inseridos no cotidiano de todas as pessoas, independente de segmento social.

CULTURA, SOCIEDADE E INDIVIDUO

CULTURA: Cultura de um indivíduo depende de um grupo ou classe e ambos dependem da cultura de toda uma sociedade. Então dizemos “cultura da sociedade” é significado de cultura individual e inteligível, ou seja, quando nos preocupamos com o ato do indivíduo se auto cultivar.

Cultura consiste em valores de um grupo de pessoas nas normas que seguem e nos bens materiais que criam. Refere-se aos modos de vida dos membros de uma sociedade, inclui a forma como se vestem, os costumes, as formas de trabalho, as cerimônias religiosas e outros.

SOCIEDADE: Pode ser resumida como um sistema de interações humanas, culturalmente padronizadas. É uma rede de relacionamentos sociais, ou seja, socialização entre pessoas. É usado para o coletivo de cidadãos de um país. É também a existência de uma organização social de instituições e leis que regem a vida dos indivíduos e suas relações mútuas. É dividida em classes que se mantém por meio de ideologias e controla as ações dos seres.

INDIVIVIDUO: Pessoa livre, autônoma, consciente de seu status e de seu papel, integra-se naturalmente no corpo social, onde busca realizar-se, consciente de seus direitos e deveres. O indivíduo “homem” é por natureza um ser social que se integra facilmente no meio social.

A REALIDADE SOCIAL DENTRO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS

Sociologia, filosofia e senso comum andam juntos interpretando fatos e atos que expressam sentidos e sentimentos que envolvem a vida em sociedade dos indivíduos nela inseridos. Todos estão inseridos em uma sociedade globalizada, onde compartilhamos fatos, acontecimentos, noticias , formando assim uma rede de conexões, sendo assim devemos ter senso comum para responsabilizarmos pelos nossos atos, pois somos eternos aprendizes, socializando questões importantes e relevantes para a sociedade. Usando-se desse artifício, geramos questões filosóficas que nos ajudam no conhecimento geral da convivência no meio social.

A sociologia do conhecimento ocupa-se de questões epistemológicas, confrontando idéias com a realidade e enquadrando-se no campo metodológico das ciências sociais. Ela contribui para a concepção das idéias disciplinares, afirma que a consciência do homem é determinada pelo seu papel social, ou seja, como eu me comporto perante minha sociedade.

A sociologia como aspecto social ligada às ciências sociais deve tratar da construção social da realidade em que vivemos, pois somos uma grande família, cada um com seus objetivos, ambições, o que pode gerar atrito entre indivíduos, pois somos competidores dentro de uma instituição chamada “vida real”, onde todos querem ser melhores, em busca de melhores condições de vida.

Como consequência positiva, gera uma explosão de idéias formando grandes idealizadores que se souberem aproveitar suas idéias em beneficio geral da sociedade não apenas para seu bem comum, tornariam a sociedade mais intelectual para o senso comum entre os indivíduos.

O indivíduo inserido em uma sociedade contribui para a formação cultural e construção histórica da realidade vivida por ele no convívio social e ainda atua no desenvolvimento e transmissão de idéias inovadoras, formadora da realidade em uma vida cotidiana, onde a rotina torna-se cada vez mais comum.

Cotidiano é objeto de interpretação dos indivíduos conferindo a ele significado e sentido. Para cada momento existe um significado ou sentido. Por exemplo, a conclusão de um curso superior, significa que possuímos formação e conhecimento superior em determinada atividade, apresentamos então um sentido de vitória, superação ao nosso ser, pois fomos capazes e chegamos ao objetivo.

Num mundo agitado e evolutivo no qual vivemos a formação de uma vida cotidiana, interfere diretamente na formação de nossa personalidade, pois estamos em constante pressão, para sermos sempre melhores.

Como consequência negativa dessa pressão atribui-se o maior número de pessoas estressadas e apresadas e com menos tempo para si mesmas. Somos formadores de consciência positiva e negativa, onde a mudança de comportamento é constante, onde a rotina cada vez mais faz parte da nossa vida.

Muitas vezes o senso comum acaba

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com