TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Aplicação do método elaboração conjunta no ensino do português na escola secundária

Por:   •  3/8/2018  •  Monografia  •  6.675 Palavras (27 Páginas)  •  1.834 Visualizações

Página 1 de 27

Introdução

O presente projecto de pesquisa está inserido no contexto da valorização dos métodos de ensino nas aulas de Português, particularmente no uso do método de elaboração conjunta para as aulas de Português no âmbito de mediação de conhecimentos científicos. Com este projecto espera-se a busca de informações ou aspectos que devem considerar na utilização do método de elaboração conjunta no ensino de português por parte do professor, com intuito de alcançar as metas por ele traçadas ou seja, o alcance dos objectivos, uma vez que o método utilizado numa determinada aula vai em função dos objectivos que nela se pretendem alcançar. O projecto em causa tem como Tema: A aplicação do método elaboração conjunta no ensino do Português: Caso dos alunos da Escola Secundária Geral de Quelimane 11ªclasse, Turma “A”, Curso Diurno, 2018.

Este projecto de pesquisa tem como objectivo principal: Analisar como se processa o método de elaboração conjunta no PEA na disciplina de Português; tendo como a principal hipótese: até que ponto os professores de Português têm aplicado o método de elaboração conjunta tendo em conta o domínio de conhecimentos básicos ou a disponibilidade pelos alunos de conhecimentos e experiências. É neste sentido que uma vez a ser do conhecimento que o método de elaboração conjunta pertence ao grupo dos métodos gerais, ou seja aplicados para o ensino de todas as disciplinas, o projecto pretende trazer as particularidades que se podem verificar no âmbito da sua utilização na sala de aulas com particular destaque para o ensino de Português, através da combinação de técnicas específicas que permitam combinar o estudo com a realidade.

No entanto o processo de ensino caracteriza-se pela combinação de actividades do professor e dos alunos, no estudo das matérias sob direcção do professor, onde vão atingindo progressivamente o desenvolvimento de suas capacidades mentais. A direcção eficaz desse processo, depende do trabalho sistematizado do professor escolhendo assim submeter os alunos ou exclui-los no acto PEA, quer dizer utilizar o método passivo ou então activo, outrora o método elaboração conjunta em destaque neste projecto de pesquisa é propiciamente um método activo pelo facto de envolver não apenas o professor no PEA mas também o aluno.

Quanto a estruturação do presente trabalho de pesquisa este, está estruturado em dois capítulos: primeiro capítulo consta a contextualização da pesquisa onde encontramos o tema, delimitação do tema, problematização, objectivos, hipóteses e justificativa. E no segundo capítulo consta a fundamentação teórica a discussão de vários autores em relação a aplicação do método elaboração conjunta.

CAPÍTULO I: Contextualização Da Pesquisa

1. Tema

  • A aplicação do método elaboração conjunta no ensino do português na escola secundária.

1.1. Delimitação do Tema

  • A aplicação do método elaboração conjunta no ensino do português: Caso de Alunos da Escola Secundária Geral de Quelimane 11ªclasse, Turma “A”, Curso Diurno, Quelimane-2018

1.1. 1.Problematização

Nota-se nas escolas dificuldades do uso de método de elaboração conjunta por parte de alguns professores em particular os de português, ignorando o que as Didácticas renovadas recomendam (o ensino centrado no aluno). O método elaboração conjunta permite uma constante busca de Acções reflexivas abrindo caminho, para a construção e reconstrução na reflexão do aprendizado, este método proporciona diálogo entre o professor e o aluno, visando um enquadramento das didácticas recomendadas são uma proposta de interacção entre professor e alunos rumo a obtenção de novos conhecimentos, atitudes e habilidades.

Para uma boa aula de língua portuguesa é importante que haja conversação tratando-se de língua, neste caso o professor e o aluno vão se interagir e esta é a forma típica que se apresenta o método de elaboração conjunta a conversação didáctica, às vezes denomina-se, também, aula dialogada. A aplicação deste método não se restringe apenas em perguntas elaboradas pelos professores para os alunos como se tem verificado maioritariamente nas instituições de ensino, Pressupõe o diálogo, a lógica do outro ao invés de perguntas cujas respostas o professor já pensou e até mencionou definindo o que ele quer ouvir. A elaboração conjunta supõe um conjunto de condições prévias ou domínio de conhecimentos básicos disponibilidade pelos alunos de conhecimentos e experiencias que, mesmo não sistematizado, são pontos de partida para o trabalho de elaboração conjunta.

O essencial da conversação é obter respostas pensadas sobre as causas de determinados fenómenos e acontecimentos, reconhecimento de relações entre as coisas e acontecimentos, a avaliação crítica de uma situação, a busca de novos caminhos de solução de problemas. Olhando pelos aspectos acima referenciados surge a seguinte questão de pesquisa:

  • Qual é o impacto da aplicação do método elaboração conjunta nas aulas de Português nos alunos da 11ª Classe, Turma A, Curso Diurno da Escola Secundária Geral de Quelimane?

1.1.2. Objectivos

1.2. 2. Geral:

  • Analisar como se processa o método de elaboração conjunta no PEA na disciplina de Português na Escola Secundária Geral de Quelimane.

1.2.3. Específicos

  • Explicar a importância da aplicação do método elaboração conjunta no Processo de Ensino – Aprendizagem;
  • Verificar o modo de aplicação do método de elaboração conjunta e seus reflexos na escola secundária geral de Quelimane.
  •  Propor medidas para demonstrar a importância da aplicação do método elaboração conjunta e o seu contributo nas aulas de Português na ESG- Quelimane.

1.3.3. Justificativa

A relevância da abordagem deste tema, surge basicamente em três ordens de raciocínio, ordem pessoal, social e pedagógico/académico.

Olhando pela ordem pessoal, existe uma necessidade de enaltecer a importância da aplicação do método elaboração conjunta nas aulas de português, visto que este ajuda na melhoria da busca do saber e incentiva os alunos a terem o hábito pela leitura, um espírito crítico e investigatório. No âmbito do estágio pedagógico, precisamente nas primeiras semanas onde foi possível assiste as aulas do tutor, constatou-se atitudes que colocavam os alunos como simples assistentes do inicio da aula até ao final, dai que veio a ideia de escrever em torno da aplicação do método elaboração conjunta como uma forma de mostrar que o aluno também tem um extremo papel no ensino e que o ensino contínua evoluído até as suas tendências de abordagem ganharam outras maneiras eficientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.5 Kb)   pdf (245.3 Kb)   docx (33 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com