TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pluralidade Religiosa na Universidade de Sorocaba

Por:   •  2/12/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.730 Palavras (7 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE DE SOROCABA PRÓ-REITORIA ACADÊMICA

CURSO DE JORNALISMO E RELAÇÕES PÚBLICAS

Alexandre Meiken Gabriele Ungaro Matheus Rodrigues

Michael Danillo

Vinicius Cuba Theodoro

PLURALIDADE RELIGIOSA NA UNIVERSIDADE DE SOROCABA

Sorocaba-SP 2018


1 - Do objetivo geral:

Identificar se os estudantes da Universidade de Sorocaba se identificam com os princípios cristãos que norteiam a missão da instituição.

2 - Dos objetivos específicos:

- Verificar quais são as religiões/doutrinas mais presentes entre os alunos

- Analisar o que os estudantes entendem como “princípios cristãos”

- Identificar se os estudantes já cometeram atos que fogem aos “princípios cristãos”

- Identificar se os alunos, ao fazer a matrícula, tinham consciência/conhecimento dos princípios cristãos da Uniso.

- Analisar se, em algum momento, houve censura em alguma ação devido a motivos religiosos (como por exemplo, não poder falar sobre determinado assunto)

- Verificar se os alunos concordam com a existência da disciplina "Cultura, religiosidade e mudança social" presente na grade de todos os cursos

3 - Do público-alvo:

Foram entrevistados alunos da Universidade de Sorocaba, de ambos os sexos, matriculados regularmente nos cursos de biológicas, humanas e exatas do turno da manhã do campus Cidade Universitaria.

4 - Dados secundários

O presente trabalho busca fazer um levantamento das religiões mais presentes na Universidade de Sorocaba (UNISO). A pesquisa será feita com o corpo discente do período da manhã e dividida entre as seguintes áreas do conhecimento: Ciências humanas (englobando os cursos das áreas sociais, linguística, letras e artes); Ciências exatas (incluindo ciências da terra e engenharias); e Ciências biológicas (com adição das categorias saúde e ciências agrárias), do câmpus “Cidade universitária professor Aldo Vanucchi”, localizado na rodovia Raposo Tavares, km 92,5, Sorocaba-SP.

O debate referente ao tema surgiu depois de discutir sobre os chamados “princípios cristãos” que norteiam a missão da universidade. De acordo com informação veiculada no site da instituição, a missão da UNISO é "Ser uma Universidade Comunitária que, por meio da integração do ensino, da pesquisa e da extensão, produza conhecimentos e forme profissionais, em Sorocaba e Região, para serem agentes de mudanças sociais, à luz de princípios cristãos".

Em rápida pesquisa no site Sua Pesquisa, pode-se observar que há três princípios básicos que regem o Cristianismo: “Amar a Deus sobre todas as coisas”, “Amar ao próximo como a ti mesmo” e “Pessoas são mais importantes do que coisas”.

Entre os objetivos, está o interesse em saber, inicialmente, o que significa para a instituição esses princípios. Para isso, foi feito contato com a assessoria de comunicação para auxiliar nos esclarecimentos, além da solicitação de dados quantitativos percentuais da religião dos alunos, da cidade, por sexo e gênero com maior quantidade de pessoas que se consideram religiosas.

Em seguida, verificar quais são as religiões ou doutrinas mais presentes entre os alunos e se há concordância entre a universidade se basear em princípios cristãos, uma vez que, a UNISO é concebida como uma universidade não confessional, ou seja, “embora a sua Entidade Mantenedora tenha sido instituída pelo Bispado de Sorocaba, ela não é propriedade da Igreja Católica nem tem proposta acadêmica a ela vinculada, mas se inspira em valores cristãos”, assim como consta no site da propria universidade.

Em resposta, a assessoria informou que não possui os dados relacionados à religião dos alunos. Portanto, conclui-se que os dados levantados com esse trabalho, serão inéditos. Fica claro que, para a universidade, apenar de sua vertente catolica, a fé de seus alunos não é algo que influencia em suas atividades. Pórem, o que está em questão é: as atividades catolicas que a universidade promove (missas no campus, por exemplo) incomodam os alunos de outras religiões?

Para dar prosseguimento ao trabalho de pesquisa, buscou-se dados secundários também chamados de “desk research”, que se referem a informações que já existem e foram divulgadas. Iniciando como primeira fonte de informação, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para coletar informações referente a amostra de religião presente na cidade de Sorocaba (censo 2010), e verificar, posteriormente, se a maioria das religiões da cidade, também está presente na universidade.

De acordo com o IBGE (censo 2010), a população residente na cidade de Sorocaba-SP tem, em sua maioria, praticantes da religião católica e segue a divisão abaixo:

  • 43.547 pessoas não tem uma religião. Dentre elas, 1.062 se consideram agnósticas, 1.614 são ateus e 40.871 não possuem nenhuma religião.
  • O Budismo foi declarado por 1.455 pessoas, o Candomblé por 652 e a Umbanda por 818 pessoas.
  • A religião católica foi dividida de três formas: Católica apostólica brasileira, com 621 pessoas; Católica apostólica romana, com 331.154; e Católica ortodoxa, com 341.
  • A religião espírita foi declarada por 1 9.833 pessoas e a categoria “espiritualista” por 173 pessoas.
  • A religião evangélica tem ao todo 162.922 pessoas e está dividida em: missionária e pentecostal.
  • Na categoria missionária tem as seguintes divisões: adventista (3.601), batista (5.671), congregacional (82), luterana (671), metodista (783), presbiteriana (5.922), ao todo, a categoria missionária soma 16.730 pessoas.
  • Na pentecostal temos: comunidade evangélica (407), evangélica renovada não determinada (23), assembleia de Deus (28.389), casa da bênção (787), congregação cristão do Brasil (39.804), Deus é amor (1.063), igreja do evangelho quadrangular (17.541), maranata (102), nova vida (79), o Brasil para cristo (1.045), igreja universal do reino de deus (7.356), outras (15.767); a categoria pentecostal, no geral, soma 112.363 pessoas.
  • Além dessas divisões, há 33.829 pessoas evangélicas em categoria não determinada.

O Hinduísmo soma 53 pessoas

  • A igreja de Jesus Cristo dos Santos dos últimos dias, mais conhecida como igreja dos Mórmons, soma 1.894 pessoas.
  • O Islamismo e o Judaísmo somam, respectivamente, 72 e 142 pessoas.
  • A categoria cuja religiosidade não é determinada ou tem múltiplo pertencimento possui 2.531 registros.
  • Em relação às novas religiões orientais, a igreja messiânica mundial soma 455 pessoas e as outras religiões 427.
  • Testemunhas de Jeová somam 9.477 registros.
  • As tradições esotéricas e as tradições indígenas registram, respectivamente, 299 e 305 pessoas.
  • As categorias “outras religiões orientais”, “outras religiosidades” e “outras religiosidades cristãs” tem, respectivamente, 18, 19 e 8.412 pessoas. Já as pessoas que não sabem em qual religião se encaixam, somam 973 pessoas.

[pic 2]

Gráfico nosso

4.1 - Religião por sexo:

Sorocaba conta com uma divisão geral por sexos na religião, onde há 287.014 homens que se declaram religiosos e 299.611 mulheres praticantes de alguma religião.

Destes, segundo o IBGE (censo 2010) a divisão por religião dos homens é:

- 164.175 são Católicos apostólicos.

- 7.976 são Espiritas.

- 74.211 são Evangélicos em geral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (321.2 Kb)   docx (204.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com