TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Descrição da Pluralidade Religiosa

Por:   •  31/8/2016  •  Seminário  •  4.662 Palavras (19 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 19

Índice                                                                                                                                          Pag

0.Introdução        

Capitulo I: Descrição da Pluralidade religiosa        

1.1.Conceito de religião        

1.2.Relação entre Religião e Cultura        

1.3.Conceito da Pluralidade Religiosa        

1.4.Liberdade religiosa        

1.5.Evolução da Pluralidade Religiosa        

1.6.Diversidade Religiosa como parte da Cultura        

Capitulo II: Contributo da Mentalidade religiosa na sociedade contemporânea        

2.1.Mentalidade Religiosa na Educação popular        

2.2.O contributo da pluralidade religiosa na contemporaneidade        

3.Conclusão        

4.Bibliografia        


0.Introdução

O presente trabalho surge no âmbito do estudo da cadeira de História de Mentalidades do século XX a XXI, cujo tema Pluralidade religiosa; o seu objecto de estudo é a Mentalidade religiosa contemporânea; e o seu aspecto é contributo da mentalidade religiosa na contemporaneidade.

O que motivou a elaboração do presente trabalho foi pelo facto de sermos estudantes que fazem parte do curso de História que se lecciona a cadeira de Historia de Mentalidades do século XX-XXI, como forma de adquirir mais conhecimentos os trabalhos independentes fornecem mais conhecimentos pelo processo da sua elaboração. De igual modo o tema em destaque proporciona-nos ardor no ambiente contemporâneo poluído pela diversidade religiosa que conduz a sociedade para uma mentalidade religiosa contraria, porque existem contradições a respeito do ser Divino no que toca a veracidade da vida eterna ou do próprio caminho para aderir a este.

O presente tema já foi objecto de estudo de vários autores como MAZZUOLI (2004) na sua obra Coleta de Direito Internacional; MACHADO (1996) na sua obra Liberdade Religiosa numa comunidade constitucional inclusiva; PAULY (2004) na sua obra O dilema epistemológico do ensino religioso; VELASCO (1999) na sua obra El fenómeno místico. Estúdio comparado.

O paradigma pluralista surge em tempo de globalização e de avanço tecnológico, num universo plural de visão, pluralizando toda a sociedade humana. Em outras épocas, o pluralismo distinguia-se de uma sociedade cultural para outra. Hoje ele está presente dentro das próprias sociedades. O que acontece é que nós vivemos numa sociedade plural na qual encontramos as mais diversas culturas convivendo no mesmo espaço social. Partindo desta contextualização podemos nos colocar a seguinte pergunta de partida: qual é o contributo da mentalidade religiosa na sociedade contemporânea?

Presume-se que nos dias correntes a mente religiosa ou seja todos os homens são mobilizados por diversas igrejas, seitas, associações, a um rumo imaginário da crença em Deus. Esta mentalidade é acompanhada pelo conjunto de tarefas que o ser humano deve executar como forma de inter-ligar a sua vida com o Divino. Deste modo a sociedade organiza-se de diversas maneiras e encontram-se com o Divino através de cultos, adoração, e pelas obras de misericórdia. Portanto a sociedade contemporânea enfrenta desafios de escolhas pois é fortemente influenciada pela diversidade religiosa, onde o caminho correcto é difícil de distinguir no meio da pluralidade religiosa.

Objectivos do trabalho focam no geral: compreender a pluralidade religiosa; e objectivos específicos: descrever a pluralidade religiosa; e explicar o contributo da mentalidade religiosa na contemporaneidade.

O método utilizado nesta pesquisa é dedutivo que parte do geral sobre a pluralidade religiosa; para o particular sobre o contributo da mentalidade religiosa na contemporaneidade. Usamos também a técnica de observação directa como forma de subsidiar o nosso trabalho que consistiu no acompanhamento diário do movimento das pessoas na sociedade que nos inserimos. Concretamente fazendo parte da mesma sociedade que pratica a religião somos objectos de estudo que influenciados pelas nossas convicções que permeia o trabalho. Para a elaboração do mesmo seguiu a seguinte a metodologia: primeiro organizou-se o material didáctico e bibliográfico inerente ao tema; seguiu a leitura, censura e compilação do mesmo, que culminou no presente trabalho final.

O tema já foi objecto de pesquisa de Geffré (1993) na sua obra Por um Cristianismo Mundial, onde diz que pluralismo religioso é expressão viva da riqueza da diversidade da auto-manifestação de Deus ao género humano; é um fenómeno que favorece a transparência multiforme da transcendência e considera válidos os muitos caminhos que conduzem a Deus.

Rech (2009) na sua obra Pluralismo religioso, o pluralismo religioso é uma consequência incontestável da cultura pós-moderna. Há teólogos que dizem que o pluralismo será o grande horizonte do novo século, pois foi ganhando terreno sempre mais decisivo na teologia cristã e no contexto vital dos cristãos.

Oliveira (2004) na sua obra o pluralismo religioso e seus conflitos na educação popular: o olhar de educadores, a mentalidade religiosa permeia na sociedade através de diferentes manifestações na educação popular em diferentes lugares, sejam nos hospitais, no mercado, no campo académico. Entretanto a sociedade expressa a manifestação religiosa através de atribuição a Deus ao conceito de amor.

Presume-se que o presente tema possa trazer subsídios que possam enriquecer não só a parte académica como também ao publico em geral interessado em possuir noções básicas sobre o pluralismo ou pluralidade religiosa. Contribuiria portanto para a história social.

Capitulo I: Descrição da Pluralidade religiosa

1.1.Conceito de religião

De acordo com Tillich (1988:154) etimologicamente religião, encontramos duas definições a do Cícero (o clássico latino), onde para este a palavra latina religião deriva do Religere o que significa estar atento, reflectir, e observar. Ou seja, Religião quer significar complemento consciente de dever, reverente temor de poder supremo.

Enquanto para Lactancio (260 – 340 d.C.) assim para os Padres da igreja Nobio e Terpuliano e mais tarde Santo Agostinho, Religio ou Religião deriva do termo latino Religare, que significa “Ligar, manter junto”; uma relação íntima e duradoira com o Divino (Idem).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30 Kb)   pdf (202.7 Kb)   docx (21.1 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com