TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pluralidade Religiosa na Universidade de Sorocaba

Por:   •  2/12/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.730 Palavras (7 Páginas)  •  12 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE DE SOROCABA PRÓ-REITORIA ACADÊMICA

CURSO DE JORNALISMO E RELAÇÕES PÚBLICAS

Alexandre Meiken Gabriele Ungaro Matheus Rodrigues

Michael Danillo

Vinicius Cuba Theodoro

PLURALIDADE RELIGIOSA NA UNIVERSIDADE DE SOROCABA

Sorocaba-SP 2018


1 - Do objetivo geral:

Identificar se os estudantes da Universidade de Sorocaba se identificam com os princípios cristãos que norteiam a missão da instituição.

2 - Dos objetivos específicos:

- Verificar quais são as religiões/doutrinas mais presentes entre os alunos

- Analisar o que os estudantes entendem como “princípios cristãos”

- Identificar se os estudantes já cometeram atos que fogem aos “princípios cristãos”

- Identificar se os alunos, ao fazer a matrícula, tinham consciência/conhecimento dos princípios cristãos da Uniso.

- Analisar se, em algum momento, houve censura em alguma ação devido a motivos religiosos (como por exemplo, não poder falar sobre determinado assunto)

- Verificar se os alunos concordam com a existência da disciplina "Cultura, religiosidade e mudança social" presente na grade de todos os cursos

3 - Do público-alvo:

Foram entrevistados alunos da Universidade de Sorocaba, de ambos os sexos, matriculados regularmente nos cursos de biológicas, humanas e exatas do turno da manhã do campus Cidade Universitaria.

4 - Dados secundários

O presente trabalho busca fazer um levantamento das religiões mais presentes na Universidade de Sorocaba (UNISO). A pesquisa será feita com o corpo discente do período da manhã e dividida entre as seguintes áreas do conhecimento: Ciências humanas (englobando os cursos das áreas sociais, linguística, letras e artes); Ciências exatas (incluindo ciências da terra e engenharias); e Ciências biológicas (com adição das categorias saúde e ciências agrárias), do câmpus “Cidade universitária professor Aldo Vanucchi”, localizado na rodovia Raposo Tavares, km 92,5, Sorocaba-SP.

O debate referente ao tema surgiu depois de discutir sobre os chamados “princípios cristãos” que norteiam a missão da universidade. De acordo com informação veiculada no site da instituição, a missão da UNISO é "Ser uma Universidade Comunitária que, por meio da integração do ensino, da pesquisa e da extensão, produza conhecimentos e forme profissionais, em Sorocaba e Região, para serem agentes de mudanças sociais, à luz de princípios cristãos".

Em rápida pesquisa no site Sua Pesquisa, pode-se observar que há três princípios básicos que regem o Cristianismo: “Amar a Deus sobre todas as coisas”, “Amar ao próximo como a ti mesmo” e “Pessoas são mais importantes do que coisas”.

Entre os objetivos, está o interesse em saber, inicialmente, o que significa para a instituição esses princípios. Para isso, foi feito contato com a assessoria de comunicação para auxiliar nos esclarecimentos, além da solicitação de dados quantitativos percentuais da religião dos alunos, da cidade, por sexo e gênero com maior quantidade de pessoas que se consideram religiosas.

Em seguida, verificar quais são as religiões ou doutrinas mais presentes entre os alunos e se há concordância entre a universidade se basear em princípios cristãos, uma vez que, a UNISO é concebida como uma universidade não confessional, ou seja, “embora a sua Entidade Mantenedora tenha sido instituída pelo Bispado de Sorocaba, ela não é propriedade da Igreja Católica nem tem proposta acadêmica a ela vinculada, mas se inspira em valores cristãos”, assim como consta no site da propria universidade.

Em resposta, a assessoria informou que não possui os dados relacionados à religião dos alunos. Portanto, conclui-se que os dados levantados com esse trabalho, serão inéditos. Fica claro que, para a universidade, apenar de sua vertente catolica, a fé de seus alunos não é algo que influencia em suas atividades. Pórem, o que está em questão é: as atividades catolicas que a universidade promove (missas no campus, por exemplo) incomodam os alunos de outras religiões?

Para dar prosseguimento ao trabalho de pesquisa, buscou-se dados secundários também chamados de “desk research”, que se referem a informações que já existem e foram divulgadas. Iniciando como primeira fonte de informação, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para coletar informações referente a amostra de religião presente na cidade de Sorocaba (censo 2010), e verificar, posteriormente, se a maioria das religiões da cidade, também está presente na universidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (321.2 Kb)   docx (204.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com