TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL CONTEUDO PARA ESTUDO

Por:   •  1/6/2019  •  Relatório de pesquisa  •  943 Palavras (4 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 4

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL,  CONTEÚDO PARA ESTUDO:

O que é a função apelativa?

A função conativa ou apelativa é um recurso amplamente utilizado em textos que têm como intenção convencer o destinatário da mensagem.

Os melhores exemplos de textos que têm essa função são os textos publicitários, cuja finalidade é envolver o leitor, influenciar o seu comportamento e seduzi-lo com uma mensagem persuasiva.

TIPOS DE DOCUMENTOS UTILIZADOS PELAS EMPRESAS

  • Ata =>    muito comum chamarmos por “ata de reunião”, o que se torna redundante, pois a ata é um tipo de documento que possui uma única finalidade: registrar acontecimentos, discussões, durante uma reunião, uma assembléia. Deve conter título e sua redação deverá vir em ordem cronológica à dos acontecimentos do evento a ser registrado. Após o colhimento de toda as assinaturas deverá ser registrada em órgão competente e, por essa razão, possui valor jurídico, podendo (em alguns casos) ser publicada sem as assinaturas.
  • Relatório de reunião =>    é o registro informal de uma reunião, cuja finalidade é a mesma da ata. Quanto à sua redação e formatação, deverá obedecer aos padrões da empresa, sem que haja colhimento de assinaturas. Não possui valor jurídico.
  • Atestado médico, de saúde física; de normas; judicial; etc =>    serve para justificar, ou validar algum fato.
  • Certificado =>    normalmente de conclusão de curso, ou de participação em seminários, de registro de imóvel, etc. também pode estar voltado às empresas certificadas: aquelas que obedecem às normas e aos procedimentos “padrão” de produção e de realização de processos. Exemplos: ISO 14000.
  • Declaração =>    a finalidade é justificar uma situação, um ocorrência, como – por exemplo – a ausência de alguém, por motivos de viagem ou doença (eleições). No caso das empresas, anualmente elas também são obrigadas a preencherem e enviarem ao Ministério da Fazenda a “Declaração de Imposto de Renda”.
  • Aviso =>    é o documento de autoridade superior, dirigido a um subordinado direto, advertindo, notificando e regulando disposições. Muitas vezes é o documento reservado, objetivando determinar uma providência sem grande alarde. Procura alertar os subordinados sobre algo que foi liberado ou proibido e que deve ser cumprido pelos agentes executores, definindo prazos e os níveis hierárquicos que são atingidos.
  • Comunicado =>    semelhante ao aviso, mas com a condição de apenas informar, sem necessariamente implicar numa convocação.
  • Edital =>    É o documento impessoal de autoridade competente, comunicando ao público interessado condições e prazos de forma amplamente divulgada; deve ser afixado em local de fácil acesso e muita circulação. Constitui a comunicação oficial que alerta os interessados e tem efeitos jurídicos, evitando que alguém possa alegar que não estava avisado.
  • Procuração =>    trata-se de um documento legal, podendo ser particular ou público. Confere a que o possui o poder de agir em nome do emitente, seja pessoa física ou jurídica. Possui valor jurídico.
  • Requerimento =>    no âmbito jurídico é conhecido com “petição”. Como o próprio nome já diz, serve para pedir, requere algo a alguém. Também pode servir como abaixo-assinado (várias assinaturas, várias pessoas pedindo a mesma coisa).
  • Notificação =>    documento através do qual se informa o destinatário, pessoa física ou jurídica, sobre procedimentos a serem tomados pelo interessado. Pode também informar quais serão as medidas que serão tomadas pelo remetente.
  • Circular => documento escrito de forma impessoal e genérica, cujo objetivo é divulgar a um grande número de pessoas, esclarecendo aos interessados, determinadas orientações ou providências, justificando uma modificação de orientação anterior. No caso das empresas, o original é assinado e uma fotocópia será encaminhada a cada área / departamento, assim como também poderá ser afixada nos quadros murais de avisos.
  • Boletim =>    texto produzido para informação interna ou externa. Em geral, é composto de resultados de pesquisas ou resumo de algum evento importante.
  • Manual =>    tipo de documento contendo instruções diversas, sobre um procedimento, o funcionamento de um objeto, etc. Em algumas empresas, quando o funcionário é admitido, ele recebe o “Manual de Normas e Condutas da Empresa X”, por onde ele se inteira do comportamento esperado pela empresa, dentre outras regras.
  • Jornal da Empresa; revista da Empresa =>    esses veículos devem seguir o mesmo formato, a mesma linguagem e a mesma qualidade técnica dos jornais e revistas em circulação, tratando assuntos de interesse interno e externo à empresa emitente. Também conhecidos por “House Organ”.
  • Relatório => documento que contém informações, fatos, estatísticas ou recomendações coletadas por uma pessoa ou um grupo com o objetivo de melhorar processos ou serviços. Há uma variação bastante útil que é o relatório de reunião. Os relatórios são escritos por várias razões e de várias formas. No entanto, é necessário, sempre, cuidar da organização, precisão, clareza, veracidade e boa apresentação das informações. Em geral, utilizam-se gráficos, tabelas, diagramas. A linguagem deve ser técnica e dirigir-se a um público específico.
  • Curriculum Vitae (Curricula Vitae = plural)=>    “currículo” é o documento que o candidato envia a uma empresa, quando este deseja ingressar em seu quadro de funcionários, é o documento que descreve sobre a pessoa e como se desempenhou nos empregos anteriores, cujas informações devem ser claras e objetivas, em ordem cronológica.
  • Carta de apresentação =>    Apresenta, de forma resumida, o conteúdo das atividades de um profissional ao longo da sua carreira, podendo ser considerada com uma prévia do currículo. A função da carta de apresentação é destacar as principais e mais positivas realizações do profissional, justificando porque ele se julga ideal para determinada vaga e demonstrando o seu poder de contribuição para a empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (53.7 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com